09 de janeiro de 2015
Na sequência de notícias do massacre de grande número de civis por grupo armado Boko Haram no nordeste da Nigéria, a Amnistia Internacional tem porta-vozes especialistas disponíveis para comentar.
"O ataque a Baga e cidades vizinhas, parece como poderia ser acto mortal do Boko Haram num catálogo de ataques cada vez mais hediondos realizados pelo grupo.
Se os relatórios mostram a cidade como foi em grande parte arrasada e que centenas ou mesmo até dois mil civis foram mortos são verdadeiras, isto marca uma escalada preocupante e sangrenta da investida contínua da Boko Haram contra a população civil ", disse Daniel Eyre, pesquisador da Anistia Internacional da Nigéria..
"No momento, estamos trabalhando para descobrir mais detalhes sobre o que aconteceu durante o ataque a Baga e a área circundante.
Este ataque reitera a necessidade urgente de Boko Haram para parar a matança sem sentido dos civis e para o governo nigeriano tomar medidas para proteger a população que vive em constante medo de ataques deste tipo ", disse Daniel Eyre.
Background:
Militantes do Boko Haram teriam atacado Baga e cidades vizinhas, no sábado 03 de janeiro.
Desde 2009, que Boko Haram tem deliberadamente cometido através de invasões e ataques a bomba a alvos civis aumentando em freqüência e gravidade.
Os efeitos sobre a população civil tem sido devastador, com milhares mortos e sequestrados e centenas de milhares forçados a deixar suas casas.
As provas recolhidas pela Amnistia Internacional indica que Boko Haram cometera crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
O governo nigeriano deve investigar esses abusos violentos e garantir que os culpados que os cometeram sejam levados à justiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário