Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Há mudanças políticas em Angola ou não?

Opinião
segunda, 27 novembro 2017 09:17

Angola está passando por uma etapa de mudança política; isso sem sombra de dúvidas, agora resta estabelecer que tipo de mudança ou em que nivel se refere essa mudança. 

De acordo a minha observação estamos perante à uma Mudança Political Gradual (MPG) e não Mudança Política Radical(MPR) porque temos o mesmo Partido no Poder- MPLA embora com um novo Presidente o famoso JLO (João Lourenço); a ideologia política que orienta as políticas tanto a Política Doméstica e Política Externa é a mesma. 
Em outras palavras o MPLA continua a ser um Partido da Esquerda com aspirações em Social Democracy (Democracia Social) e não Liberal Democracy (Democracia Liberal) e o país continuará a ser dirigido dentro dessa inclinação política e ideológica.

Por isso é incorrecto julgar o Presidente JLO e o seu novo governo nos moldes de uma Mudança Política Radical, tal como muitos Angolanos têm feito. 
Eu sou de opinião que estamos perante a Mudança Política Gradual.

Aqueles que reclamam que não há nenhuma mudança a ocorrer em Angola e que tudo o que JLO está a fazer é apenas uma camuflagem, são esses Angolanos que sem darem conta julgam o Governo de JLO pelos moldes de uma Mudança Política Radical, por isso tornam-se pessimistas e talvez desapontados. 
Qualquer mudança política de um país deve ser analisado tendo em conta o contexto da cultura política desse país assim como sua história.

Um dos grandes argumentos dos pessimistas:

“JLO só está a despedir os corruptos mas não está leva-los ao Tribunal, por isso não vejo nenhuma mudança”.

“Isso é só um truque do JLO…está tudo planeado é só para o povo acreditar mais no MPLA, no final é a mesma Novela com personagem diferente…”

O meu argumento:

Para levar um oficial corrupto do governo ao Tribunal, esse deve ser despedido em primeiro lugar e isso retira-lhe as imunidades e torna-o vulnerável a qualquer ação judicial. 
Portanto JLO está fazendo bem o seu trabalho dentro daquilo que acredito ser a Mudança Política Gradual (MPG) essa é a peneira certa.

É pela primeira vez na história de Angola que um Presidente exonera oficiais do governo tidos como corruptos fora do aparelho do Estado ou seja sem serem reindicados para outras funções como nos era habituado no passado; mas mesmo assim ainda temos pessoas que dizem não há mudança?

Quanto a minha tese; acredito que mais uma vez quem diz isso ou pensa assim (que não há mudança) é porque está a usar a peneira de milho para peneirar a água…. claramente impossível; está a julgar JLO e seu Governo pelos moldes de uma Mudança Política Radical ou esperava/almejava por uma Mudança Política Radical, por isso acaba por se tornar pessimista da nova realidade Angolana.

O quê que mudou?

1. Temos um novo presidente que está cumprir com o que ele prometeu ao povo durante as eleições que é ”melhorar o que está bom e corrigir o que está mal “

2. Nota-se um pragamatismo politico positivo por parte do novo Presidente da República com intenção de erguer uma nova Angola, onde a corrupção é sériamente combatida no aparelho do Estado.

3. Pela primeira vez, indivíduos ou personalidades influentes e tidos como corruptos que eram intocáveis noutrora na sociedade Angolana estão sendo varridos fora do aparelho do Estado ou extinguindo suas influências e cortando seus previlégios especiais.

4. Uma série de medidas executadas em vários seguimentos do país pelo novo Presidente, ressona com a vontade do povo Angolano, muitas dessas medidas seriam ofuscadas ou nunca seriam tomadas na Admnistração anterior ( 1975 a 2016).

5. Temos a composição de um Governo reduzido e que implica menos gasto; por exêmplo a fusão de dois Ministérios em apenas um Ministério.

6. Pela primeira vez, O presidente da Républica não é Presidente do Partido no Poder- MPLA; e um dos grandes benefícios para o Povo é que o Presidente da República nem sempre se apega ou aceita tudo que o Partido comanda; embora o perigo neste caso é que ele pode ser removido pelo Partido (Presidente do Partido) no Poder, mas também tal remoção terá que passar pelo Parlamento e dependerá do parlamento finalmente

Em outras palavras existe claramente mudanças e de facto mudanças positivas para Angola e o Povo Angolano. 
Entretanto, há mais razões para os Angolanos serem mais optimistas do que pessimistas.

Reações dos Angolanos quanto ao JLO e seu Governo

A mudança nunca é confortável, por isso muitos detestam da mudança e outros embora desejam a mudança nem sempre se encontram pronto a aceita-la; uma coisa é querer a mudança; e outra coisa é estar pronto para aceitar a mudança; existe uma diferênça.

Portanto, a mudança causa reacções divergentes, por isso é de facto normal observarmos reacções diferentes dos Angolanos sobre as mudança que o Presidente JLO tem levado a cabo. 

Em política aprendi que existe uma enorme diferença entre políticas traçadas/adoptadas e a vontade Política, o grande desafio dos partidos políticos no poder reside precisamente nessa intersecção, e é ali também onde o povo consegue medir a eficiência de um governo, em outras palavras o povo consegue ver se o governo vai cumprindo a promessa que lhes foi feita durante as eleições. 
Nessa senda, JLO tem mostrado Vontade Política para mudança, suas decisões tem rimado com a promessa que fez durante as eleições.

Caros compatriotas, Angolanos e Angolanas, devemos aceitar a mudança que tanto esperávamos; muitos manifestavam, criticavam o governo anterior e clamavam pela mudança, agora a mudança está acontecer embora gradual, não há razão de negarmos essa mudança, sejamos optimistas!

É a mesma coisa você orando tanto tempo para comprar uma nova casa..Deuz ouviu a sua oração e aparece a oportunidade para comprar uma casa a um preço incomparavel e você ainda fica equivocado. Mas você nao orou por isso?

É a mesma coisa que se está a passar com alguns Angolanos; oraram pela mudança mas agora estão equivocados pela mudança que JLO está levar a cabo. Caros compatriotas essa é a hora da mudança e o JLO é

Claramente que existe outras áreas em que o actual governo de JLO deverá ser observado ou analisado nomeadamente:

1. Real separação de Poderes(Poderes Executivos, Legislativo e Judicial)
2. Direitos Humanos e Liberdades de Expressão(imprensa, Reunião.. etc)
3. Tolerância Política

Mas ainda é muito cedo para se fazer tal julgamento porque JLO está muito pouco tempo na cadeira máxima; acredito que no fim do primeiro mandato seria o tempo ideal para tal análise se houve ou não mudanças nesses 3 aspectos.

Se não do ponto de vista de Clean Governance and Corruption (Governação limpa e Corrupção) JLO está efectuando mudanças positivas e essas mudanças estão viradas (1) a credibilizar as instituições públicas e reparando a confiança quebrada entre o Governo e o povo Angolano,(2) reforçar a imagem do País na comunidade Internacional e apagar a percepção de corrupção sobre Angola . Por isso o Presidente João Lourenço (JLO) merece a nota positiva.

Um grande abraço a todos Angolanos, da África do Sul para Angola e ao Mundo todo!

Moises Monteiro Antunes “Wima the Poet”
BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR
Moises Monteiro Antunes “Wima the Poet”

Consultor Político e de Relações Internacionais & Diplomacia
Consultor Internacional de Inteligência de Mercado-SADC (Angola & África do Sul)
Orador Motivacional
Tradutor Ajuramentado (Inglês e Português)
South Africa

Sem comentários:

Enviar um comentário