Powered By Blogger

terça-feira, 17 de março de 2015

Por que a Rússia está zumbindo a NATO

Torre este é Vladimir solicitando uma demonstração aérea.
RUSSIA
30 de outubro de 2014 16:49 BRT
Marc Champion
BlombergView

Num único período de 24 horas esta semana, a Rússia enviou 19 aviões de combate - incluindo "Bear" bombardeiros estratégicos - para sondar as defesas aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Também testou um míssil balístico no Mar de Barents, norte da Suécia, que atingiu um alvo em Kamchatka no Extremo Oriente da Rússia.

A enxurrada de atividades recorda os maus velhos tempos da Guerra Fria; NATO teve que lutar para interceptar aviões russos mais de 100 vezes este ano, três vezes mais do que em todo o 2013. Então, o que exatamente estão o presidente Vladimir Putin e os seus generais tentando alcançar? Eles não estão dizendo, mas eles parecem ter múltiplos objetivos, todos relacionados:

  • Para lembrar a Europa como um todo (quatro bombardeiros estratégicos circularam todo o continente para chegar a Portugal) que a Rússia é uma grande potência nuclear disposta a usar a força;

  • Para lembrar à Finlância e à Suécia em particular (um grupo de sete jatos russos forçado aviões da OTAN para embaralhar sobre o Mar Bálticopor duas vezes), da fraqueza de suas defesas, e alertar esses dois países contra a tentativa de aderir à OTAN ou defender os Estados Bálticos;

  • Para mostraraos EUA que não valeria a pena opôr-se contra as invasões russas na Ucrânia ou qualquer outro estado pós-soviético;

  • Para testar as defesas da OTAN e, como parte de uma grande atualização militar, obter treino do mundo real e horas de vôo após anos de declínio.
Então, sim, uma versão da Guerra Fria está retornando, mas suas regras e parâmetros não estão claros. Um aspecto definidor da Guerra Fria foi a de que, na sua maior parte, a dissuasão mantida por cada lado a partir de intromissão da esfera do outro: Os EUA e a NATO estavam juntos durante as revoltas na Hungria em 1956 e Tchecoslováquia em 1968. Putin quer agora um tipo semelhante de acordo tácito com os EUA.

Ele deu uma idéia da sua abordagem para defender os interesses russos numa sessão de perguntas e respostas com os analistas estrangeiros na Rússia em Sochi, na semana passada:
É verdade, a União Soviética foi referida como "a Volta Superior com mísseis." Talvez por isso, e foram grande quantidade de mísseis. Além disso, tivemos políticos brilhantes como Nikita Khrushchev, que martelou a mesa com o sapato na ONU. E o mundo inteiro, principalmente os Estados Unidos e a NATO pensaram: este Nikita é melhor deixá-lo sozinho, ele pode simplesmente ir e disparar um míssil, eles têm muitos, devemos melhor mostrar para eles um pouco de respeito.

Então, Putin pode vir testando a NATO como uma forma bater com o de sapato. O perigo desta nova Guerra Fria é que há um completo desacordo entre a Rússia de um lado e os EUA e a União Europeia, pelo outro, como são as linhas divisórias são, e as regras do jogo.

Para Putin e para a maioria dos russos, as fronteiras criadas pelo colapso da União Soviética, em 1991, não são um dado adquirido. Os novos estados que surgiram incluem muitos russos étnicos e, visto por Moscovo, não se parecem com os países reais - eles são ex-repúblicas que estão em transição há 20 anos, suas características finais remanescentes a serem determinadas. A União da Eurásia que Putin tem pressionado desde 2012 é uma tentativa de trazer essa transição para um fim que seja aceitável para a Rússia. Este é o projeto do núcleo da sua terceira presidência e qualquer tentativa de frustrar os seus planos é interpretado como um ataque.

Nikolai Patrushev, o ex-diretor do serviço de segurança da Rússia, o FSB, lançou recentemente o raciocínio por detrás dessa visão do mundo numa entrevista que a pena ler na íntegra. As suas teses fundamentais são falsas - se você aceitar que os países ex-soviéticos têm o direito de decidir o seu próprio destino e que eles estão fazendo isso livres de pressão dos Estados Unidos. Se, como Putin e Patrushev, você não aceitar nenhuma dessas premissas, o caso parece muito diferente.

Eu suspeito que o Kremlin tenha superestimado a capacidade da Rússia para a realização dessas políticas, mas Putin parece empenhado para elas e é realista sobre as consequências. Ele parece pronto para aceitar que a Rússia pode estar sujeita a sanções para um longo período. Ele até parece acolher o crescente isolamento das elites do seu país. Os seus desafios para o espaço aéreo da OTAN deve ser levado a sério, especialmente para os débeis países bálticos.



NATO detectou na Europa uma actividade aérea em grande escala da Rússia
29 DE OUTUBRO DE 2014
Mons, Bélgica - A NATO detectou e monitorizou quatro grupos de aviões militares russos que realizavam manobras militares significativas no espaço aéreo europeu sobre o Mar Báltico, o Mar do Norte / Oceano Atlântico e do Mar Negro em 28 e 29 de Outubro de 2014. 
Estes voos russos consideráveis ​​representam um nível incomum de atividade aérea no espaço aéreo europeu.

Oito aviões russos interceptados através do Mar do Norte / Oceano Atlântico em 29 de outubro de 2014
Por volta das 03h00 CET em 29 de outubro, os radares da NATO detectaram e monitorizaram oito aviões russos voando em formação sobre o Mar do Norte. 
Aeronaves F-16 da Força Aérea Real da Noruega levantaram, e interceptaram e identificaram as aeronaves russas, que incluiam quatro bombardeiros estratégicos Tu-95 H Bear e quatro Il-78 aviões-tanque. 
A formação voou do lado da Rússia sobre o Mar da Noruega em espaço aéreo internacional. 
Seis das aeronaves russas, em seguida, viraram-se para o nordeste da Rússia, enquanto dois bombardeiros Tu-95 H Bear continuaram na direção sul-oeste, paralela à costa norueguesa, em direção ao sul-oeste. 
O avião russo continuou sobre o Mar do Norte, e os aviões Typhoon do Reino Unido levantaram em resposta. 
Enquanto sobre o Oceano Atlântico a oeste de Portugal, os dois aviões russos foram interceptados e identificados por caças F-16 da Força Aérea Português. 
O avião russo voltou para a posição norte-leste, a voarem para oeste do Reino Unido. Aviões da OTAN do Reino Unido e Noruega estavam de no ar e outros meios da NATO no terreno e no ar acompanharam o avião russo por toda parte. 
No momento, os dois bombardeiros Tu-95 parecem sair de volta para a Rússia, mas a partir de 16:00 CET a aeronave ainda estavam no ar.

O bombardeiro e o avião tanque da Rússia não apresentaram os planos de voo ou mantiveram contato via rádio com as autoridades civis de controle de tráfego aéreo e eles não estavam usando transponders a bordo. 
Isso representa um risco potencial para a aviação civil como para o controle de tráfego aéreo civil que não pode detectar essas aeronaves ou garantir que não haja interferência com o tráfego aéreo civil.


PRT F-16 na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia

PRT F-16 na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia - Foto cedida por Ricardo Quintela, Força Aérea PRT
Quatro aeronaves russas interceptadas através do Mar Negro em 29 de outubro de 2014
Durante a tarde de 29 de outubro radares da NATO detectaram e monitotizaram quatro aviões russos voando sobre o Mar Negro no espaço aéreo internacional, incluindo dois bombardeiros Tu-95 Bear-H e dois caças Su-27 Flanker. 
Jactos da Força Aérea turca interceptaram os aviões russos e NATO continuaram a acompanhá-los no espaço aéreo internacional. 
A partir de 04:00 CET as aeronaves ainda estavam no ar

Várias aeronaves russas interceptadas através do Mar Báltico em 29 de outubro de 2014
Durante a tarde de 29 de outubro os radares da NATO detectaram e monitorizaram uma quantidade de aviões russos voando sobre o mar Báltico, em espaço aéreo internacional, incluindo 2x MiG-31 Foxhound, 2x Su-34 Fullback, 1x Su-27 Flanker e 2x Su-24 jatos Fencer.
Aos caças F-16 portugueses foi atribuída a Missão de Policiamento no espaço aéreo do Baltico e levantaram 
em resposta ao avião russo voltou ao espaço aéreo russo. 

Sete dos aviões de combate russos também interceptados em 28 out 2014
Durante a tarde de 28 de outubro os radares da NATO detectaram e monitorizaram sete aviões de combate russos voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico. 
As aeronaves foram detectadas aproximadamente às 14:30 CET em 28 de outubro e incluiam 2x MiG-31 Foxhound, 2x Su-34 Fullback, 1x Su-27 Flanker e 2x Su-24 Fencer.

Os aviões russos estavam voando no Golfo da Finlândia e foram interceptados por caças Typhoon alemães da Missão de Policiamento do espaço aéreo do Báltico da OTAN, a fim de identificarem aa aeronaves e protegerem o espaço aéreo aliado. 
Os aviões russos continuaram no Mar Báltico e foram posteriormente interceptados por caças aliados da Dinamarca, bem como caças da Finlândia e da Suécia, que não são membros da NATO. 
Os caças russos continuaram para Kaliningrad Oblast. 
Os aviões russos tinham apresentado um plano de vôo com as autoridades de controle de tráfego aéreo, e estavam usando transponders, mas não mantiveram contato por via rádio com o controle de tráfego aéreo civil.

Os jatos da OTAN estavam de prontidão durante toda a duração dos dois voos russos e aviões russos eram continuamente rastreados usando ativos aliados no chão e no ar. NATO realizou mais de 100 interceptações de aeronaves russas em 2014, até à data, que é cerca de três vezes mais do que foram realizados em 2013.
Disputas e interceptações são procedimento padrão quando um avião desconhecido se aproxima do espaço aéreo da OTAN. 
No entanto, esses voos representam um risco potencial para a aviação civil, uma vez que os militares russos muitas vezes não apresentam os planos de voo, ou não usam os seus transponders a bordo. 
Isto significa que o controle de tráfego aéreo não pode detectar essas aeronaves nem garantir que não haja interferência com o tráfego aéreo civil.

Aliados da OTAN proteger seu espaço aéreo numa base de 24/7.
Esforços aliados de defesa aérea estão focados em parar as incursões não autorizadas no espaço aéreo da NATO e na prevenção de atos de terrorismo no ar.



História de SHAPE Public Affairs Office
















Na quarta-feira 29 de outubro de 2014 Royal Air Force Aerospace batalha Gestores em RAF Controle e Reporting Centre (CRC) Boulmer alertados e scrambled RAF Quick Reaction Alert aviões de caça (AQR) Typhoon da RAF Lossiemouth para interceptar aviões militares russos 'Bear' que estavam voando em internacional espaço aéreo.









Bulava míssil lançado a partir de Mar de Barents
Trude Pettersen

30 de outubro de 2014
Submarino estratégico a propulsão nuclear da Rússia "Yury Dolgoruky" na quarta-feira testou um míssil balístico Bulava a partir do Mar de Barents.

O lançamento de ontem do Mar de Barents era especial por duas razões, de acordo com o Ministério da Defesa. 

Em primeiro lugar, este foi o primeiro lançamento teste operacional do Bulava na linha do programa de treino de combate. 
Todos os lançamentos anteriores faziam parte de testes de desenvolvimento da nova arma. 

Em segundo lugar, esta foi a primeira vez que um submarino Borey tinha um conjunto completo de mísseis a bordo quando o lançamento foi realizado.
" Yury Dolgoruky "pode ​​carregar 16 mísseis Bulava, que cada um pode levar dez ogivas nucleares. 
A embarcação foi colocada ao serviço na Frota do Norte em janeiro de 2013.
O lançamento, que foi realizado a partir da posição submersa no mar de Barents, foi bem sucedida, e o míssil atingiu seu alvo no sítio teste de Kura em Kamchatka.

O Ministério da Defesa publicou um vídeo a partir do lançamento de quarta-feira.
O lançamento também deu à Rússia uma oportunidade para testar o sistema de alerta precoce do país, disse à RIA Novostri o vice-ministro da Defesa Yury Borisov. 

No mesmo dia, a Rússia realizou uma grande operação aérea militar em larga escala com bombardeiros estratégicos que voaram perto do espaço aéreo norueguês.

A última vez que a Rússia realizou um lançamento de teste do novo míssil, foi em setembro, quando outro submarino da classe Borey, " Vladimir Monomakh " testou o seu primeiro míssil a partir do Mar Branco.
" Yury Dolgoruky "foi o primeiro de um total de oito submarinos da classe Borey que a Rússia planeia construir até 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário