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sábado, 26 de dezembro de 2015

Polônia toma um novo rumo

Geopolitical Weekly 
Adriano Bosoni dezembro 22, 2015 | 08:00 GMT

Dois eventos na semana passada mostram a direção em que a Polónia está em movimento. 
Em 15 de dezembro, durante uma visita a Kiev, o presidente polaco Andrzej Duda prometeu o apoio político e financeiro e energia para a Ucrânia. 
Poucos dias depois, em 19 de dezembro, as pessoas em Varsóvia e outras cidades polacas protestaram a nomeação controversa do governo de cinco novos juízes para o Tribunal Constitucional - o segundo protesto sobre a questão em duas semanas. 
Estes dois eventos, embora aparentemente não relacionados, sugerem o início de uma nova fase política do país que serão sentidos em toda a Europa.

Depois de oito anos sob um governo ideal para negócios e pró-UE, os polacos votaram por uma administração nacionalista nas eleições gerais em outubro. 
Os eleitores estávamos esgotados com um estabelecimento no poder há quase uma década. 
Alguns também acreditavam que os benefícios da integração da UE e liberalização econômica não foram distribuídos igualmente entre a população.

O Partido Lei e Justiça recentemente eleito funcionou com uma promessa de redução da idade de pensão, reduzir os impostos para as pequenas e médias empresas, aumentando os benefícios da família, o aumento de impostos sobre os bancos e supermercados de propriedade estrangeira, e cortar a dependência do país ao capital estrangeiro. 
O partido também tem uma visão cética da União Europeia e acredita que a Polónia deve proteger sua soberania nacional e permanecer fora da zona euro.

Ações iniciais do novo governo confirmaram que não iria se coíbir de controvérsia.
A administração em Varsóvia nomeou figuras controversas para posições-chave do gabinete, acusou a mídia de manipular a população, criticou o governo alemão pela sua posição sobre a crise dos refugiados e da Rússia, e começou uma guerra de palavras com o presidente do Parlamento Europeu.
Estes movimentos foram solicitados pelos partidos da oposição, funcionários da UE e meios de comunicação internacionais para acusar o governo polaco de autoritarismo, advertindo que as ações do governo anunciaria uma nova era de isolamento.
No entanto, a realidade é mais complexa.~

Transformação da Polónia

Nos próximos meses, o Estado polaco, provavelmente, terá uma presença maior na economia e vai tentar influenciar o sistema judiciário e os meios de comunicação.
A tentativa de Varsóvia para substituir juízes do Tribunal Constitucional designados pela administração anterior com juízes apoiados pela Lei e Justiça é um sinal precoce de busca do governo central para uma maior influência.
Do ponto de vista do novo governo, se ele quer reverter algumas decisões importantes feitas na década anterior e expandir seu controle político do país, ele vai precisar de apoio do parlamento, o judiciário e dos meios de comunicação.

Nova fase política da Polónia está intimamente ligada com eventos no exterior.
Lei e Justiça tem sido repetidamente comparada com decisão do partido Fidesz da Hungria porque ambas as partes estão reagindo ante algo que percebemos como aumentar a agressividade russa e uma União Europeia progressivamente a fragmentar.
Estes partidos são céticos dos benefícios da integração na UE e acreditam que o modelo europeu pós-nacional não conseguiu entregar a estabilidade económica e política que havia prometido.
Lei e Justiça e de Fidesz assumem que como o núcleo europeu enfraquece, sem poderoso patrono para substituí-lo, a concentração de poder nas mãos do Estado é uma das poucas opções que eles têm para melhorar suas posições em um ambiente geopolítico cada vez mais incerto.
Além disso, semelhante ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, primeiro-ministro poloco Beata Szydlo e suas políticas, provavelmente, irá colidir com os ideais liberais consagradas na União Europeia.
No entanto, sabendo que a Polónia (como Hungria) não podem mais manter a Rússia na baía pela integração reforçada  com a União Europeia, Lei e Justiça  se preocupa menos com a desaprovação da elite ocidental do que sobre a sua capacidade de sustentar a soberania polaca.

No entanto, os Cárpatos e vários estados independentes separados Rússia a partir de Hungria.
A Hungria não se sentir tão ameaçada pela Rússia como a Polónia faz, permitindo Budapest a flertar com Moscovo quando necessário - uma opção Varsóvia claramente não tem.

Além da incapacidade de abordar a Rússia, a Lei e Justiça estratégia eurocétpica do  _ partido tem duas deficiências.
A primeira é o dinheiro.
O novo governo em Varsóvia pode ser cético sobre os benefícios da adesão à UE, mas a Polônia é um dos maiores receptores de ajuda da UE, sob a forma de fundos estruturais e de financiamento agrícola.
Nos próximos meses, Varsóvia vai desafiar Bruxelas e protestar contra as medidas que se sente enfraquecer a soberania polaca, enquanto a compreensão de que Bruxelas tem o poder de cortar o financiamento para a Polônia.
Além disso, o novo governo terá que ter cuidado sobre qual aliados para alienar e quando.
Os planos do governo contra bancos e supermercados provavelmente vai irritar os investidores e os governos da Europa Ocidental e os Estados Unidos num momento em que a Polónia ainda precisa de apoio militar e financeiro do exterior.

A segunda é a sociedade civil da Polónia.
Ao contrário do governo anterior, incluindo Lei e Justiça, que era parte de uma coligação multipartidária frágil, Szydlo controla uma forte maioria no parlamento.
Este fato sugere que o governo vai aproveitar a estabilidade política, pelo menos durante os primeiros meses de seu mandato.
No entanto, a sociedade polaca vai se tornar cada vez mais dividida entre os acampamentos pró e anti-governamentais e, criando um terreno fértil para protestos e manifestações de ambos os lados.
Varsóvia terá que encontrar uma maneira de expandir o seu controle do país, mantendo a dissidência social dentro margens toleráveis

Estratégia de Relações Exteriores da Polônia

Transformações internas da Polónia irão afectar o seu comportamento internacional, mas a política externa do país não é susceptível de mudar drasticamente.
A Polónia não pode dar ao luxo de ficar isolada.
Localizado no coração da planície do norte da Europa e cercado por países poderosos (Alemanha para o oeste e para o leste da Rússia), Polônia tradicionalmente teve que buscar alianças para garantir a protecção.
Esta estratégia raramente funcionou - a Polônia foi invadida várias vezes e dividida -, mas é uma estratégia de Varsóvia simplesmente não pode evitar.

Após o fim da Guerra Fria, Polônia procurou multiplicar suas alianças.
Ela aderiu à União Europeia e NATO, na esperança de que uma aliança política, econômica e militar com o Ocidente iria mantê-la segura.
Ela também formou o Grupo de Visegrado, uma aliança política com a República Checa, Eslováquia e Hungria, e procurou uma cooperação mais profunda com a Alemanha e a França através do Triângulo de Weimar.
Simultaneamente, Varsóvia construiu uma forte aliança bilateral com os Estados Unidos, na esperança de que o seu apoio militar e investimento seria manter a Rússia na baía.

O ambiente político na Europa mudou drasticamente desde Varsóvia fez essas decisões, mas imperativos fundamentais da Polónia não tem.
Polónia precisa de suas alianças mais do que nunca, especialmente considerando a crise na Ucrânia.
A mais importante dessas alianças é aquela com os Estados Unidos, protetor final da Polónia.
Mas Varsóvia também precisa proteger os seus laços com a União Europeia, mesmo que apenas para evitar que o bloco de se mover muito perto da Rússia.
Mas o partido Lei e Justiça está fazendo uma pergunta válida: O que significam esses laços no contexto de crescente fragmentação Europeia e a assertividade da Rússia?

A nova Polónia será mais combativa do que seu antecessor.
Ele vai desafiar os líderes alemães em questões como a crise dos refugiados, exigem uma maior presença da NATO na Europa Oriental, resistir movimentos de conceder a soberania a Bruxelas e defendem o direito de o Parlamento polaco a tomar suas próprias decisões.
Ela ficará do lado com o Reino Unido em seu impulso para proteger os membros não-da zona do euro a partir de políticas concebidas para a união monetária e irá partilhar a visão de uma múltipla velocidade da Europa, onde nem todos os Estados-Membros são destinadas a integrar na mesma velocidade e nos mesmos domínios de intervenção.

A Polônia também irá reavaliar as suas prioridades e começar a olhar mais para o leste e sudeste, particularmente às suas tradicionais esferas de influência: a área do Báltico e na Ucrânia.
O governo anterior tinha movido a Polónia nessa direção já, e nos próximos anos estas prioridades de mudança serão mais visíveis.
Além de ser ex-territórios da Comunidade Polaca-Lituana entre os séculos 16 e 18, estas duas regiões partilham as preocupações da Polónia sobre a Rússia.
Um plano recente de construir uma interligação de gás natural entre a Polónia e a Lituânia, as primeiras discussões sobre um pipeline semelhante entre a Polónia e a Ucrânia, e a promessa da Polónia de 1 bilhão de euros (cerca de $ 1.090.000.000) linha de crédito para a Ucrânia mostrar a intenção de Varsóvia para prestar apoio.

A Polónia e a Lituânia vão coordenar e  pressionar a União Europeia para ser dura com a Rússia, especialmente quando se trata de manter sanções contra Moscovo.
Os dois países também trabalharão em conjunto para reduzir a dependência energética da Rússia.
Por exemplo, em meados de dezembro Lituânia finalmente conectado seu mercado da electricidade à Polónia e Suécia, e agora todos os países bálticos estão em conversações para sincronizar suas redes de electricidade com as redes da UE.

Finalmente, Varsóvia vai tentar ir além de sua aliança com o Grupo de Visegrado a incluir a Roménia, o outro grande país da região, onde a política interna aparentemente caótica também não afectam as relações exteriores prioridades do país.
Até agora, a aliança de Varsóvia e Bucareste é maioritariamente diplomática, mas as duas administrações têm-se reunido de forma intensiva nos últimos meses e pretendem aumentar a cooperação política, militar e econômica no futuro.

O que a Nova A Polónia significa para a Europa

A Polónia vai querer manter a sua adesão à UE, mas Varsóvia cada vez mais ver a União Europeia como um clube de nações soberanas ligadas por interesses comuns e flutuantes em vez de pelo sonho de uma Europa federal.
Assim Varsóvia vai cooperar com Bruxelas quando serve  as suas necessidades, mas também irá procurar alternativas ao tentar manter sua política externa mais independente possível.
O mais interessante dessas alternativas é a construção de alianças regionais do Mar Báltico ao mar Negro - uma estratégia destinada a resistir tanto à Rússia e se opor às políticas da UE que vão contra os interesses da Polónia.
Varsóvia não estará sozinha; vários membros da UE na região partilham muitos dos pontos de vista da Polónia.

O interesse de Varsóvia no Leste e Sudeste da Europa está crescendo em numa altura em que a regionalização parece estar a emergir no seio da União Europeia.
Em novembro, a mídia revelou que o governo holandês havia discutido a possibilidade de criar uma versão menor do espaço Schengen que supostamente incluiria apenas um punhado de países do norte da Europa, o que sugere que os Países Baixos também estará interessado em proteger os seus laços com o seu principal político e aliados comerciais como fragmentos Europa.

Claro, a União Europeia é pouco provável terminar, no futuro imediato, mas é notável que os governos estão fazendo planos para numa altura em que a integração continental comece a reverter em vez de se expandir.

Académicos têm discutido o conceito de uma múltipla velocidade da Europa, em que diferentes grupos de países cooperar em questões diferentes e não se integram no mesmo ritmo, por décadas.
Mas agora os governos estão começando a aceitá-lo como o novo estado de coisas para a União Europeia.

O aspecto mais importante da nova fase política da Polónia é que o maior país da flanco oriental da União Europeia já não está apaixonado  com a idéia de integração continental.

A Polónia não está sozinha neste sentimento; muitos membros da UE estão estratégicamente eurocétpicos, incluindo a França e o Reino Unido.
Mas o aumento do sentimento eurocétpico em uma região que há apenas uma década foi a mais entusiasmada com os benefícios políticos e económicos da adesão à UE fala muito sobre a crise do bloco continental.

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