Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2015

Um Professional da Troll russa diz tudo

"Todas as cortinas são mantidas fechadas", diz o ex-professional da Troll russa Marat Burkhard. "Estamos todos proibidos de sair na rua durante o dia."
RADIO FREE EUROPE
RADIO LIBERTY

Por Dmitry Volchek e Daisy Sindelar -  25 mar 2015

Cada vez mais, os posts e comentários sobre a Internet na Rússia e até no exterior são gerados por trolls profissionais, muitos dos quais recebem um salário mais elevado do que a média para perpetuar um diálogo pró-Kremlin online.

Existem milhares de contas falsas no Twitter, Facebook, LiveJournal, e vKontakte, todos cada vez mais focados na guerra, na Ucrânia.
Muitos emanam da mais famosa "fábrica de Troll", da Rússia o centro de Pesquisa da Internet, num modesto prédio em Savushkina Street de St. Petersburg, que funciona num ciclo de 24 horas.
Nas últimas semanas, os ex-funcionários vieram em frente para falar com a RFE / RL sobre a vida no interior da fábrica, onde centenas de pessoas trabalham folgosamente, em turnos de 12 horas em troca de 40 mil rublos (US $ 700) por mês ou mais.

St. Petersburg blogger de Marat Burkhard passou dois meses trabalhando no Research Internet no departamento encarregado de obstrução dos fóruns em sites municipais da Rússia com comentários pró-Kremlin.

Na entrevista a seguir, ele descreve um dia típico e o tipo de tarefas que encontrou.

RFE / RL: Marat, você escreveu no seu blog que o seu tempo no Research Internet deu-lhe material suficiente para um livro inteiro.
Por que você decidiu o escrever? Entertainment? Aventureirismo?

Marat Burkhard: Sim, aventureirismo é a palavra certa. Porque na minha opinião, esse tipo de trabalho não existe em nenhum outro lugar.

RFE / RL: Foi difícil fazer o trabalho?

Burkhard: Sim, foi difícil. Você tem que escrever textos de amostra em primeiro lugar, e, em seguida, eles decidem se você é adequado para o trabalho. Eles eliminam as pessoas dessa maneira.

RFE / RL: Que tipo de textos?

Burkhard: Primeiro eles fazem você escrever algo neutro - Vegetarianismo: prós e contras. Depois disso, as atribuições começam a ficar mais para o ponto - por exemplo, o que eu penso sobre comboios humanitários em Donetsk?

RFE / RL: Você foi forçado a esconder as suas crenças reais?

Burkhard: Sim, eu sou pró-ocidental. Isso é natural para mim e para eles, é claro, não é. Eu não escrevi nada sobre os meus pontos de vista. Caso contrário, não teriam me contratado; eles teriam me despedido imediatamente. Eles estão constantemente executando verificações ideológicos sobre tudo que você escreve. Eu fui apanhado um par de vezes; Eu tive alguns momentos irresponsáveis.

RFE / RL: Será que eles imediatamente lhe ofereceram um salário de 45 mil rublos, ou você conseguiu aumentos graduais antes de você atingir este ponto?

Burkhard: Não, eu tenho-os imediatamente - desde que eu conheci a minha quota. É uma fábrica real. Existem quotas de produção, assim como para dar a sua quota você começa  com 45.000. A cota é de 135 comentários por turno de 12 horas.

RFE / RL: Quantos departamentos existem no Research Internet?

Burkhard: É um edifício moderno, de quatro andares. Há um departamento LiveJournal, departamento de notícias, um departamento onde eles criam todos os tipos de imagens e desmotivadores (Nota do Editor: Demotivators são gráficos satíricos que tendem a minar o seu assunto), um departamento onde eles fazem vídeos. Mas nunca fui a esses departamentos. Cada um deles tem o seu próprio escritório, mesas e computadores, e ninguém anda ao redor de um lugar para lugar. Toda a gente permanece no seu lugar.

RFE / RL: Quantas pessoas estavam no seu departamento?

Burkhard: Vinte.

RFE / RL: Você trabalhou 12 horas por dia?

Burkhard: Sim. Havia turnos diurnos e noturnos.

RFE / RL: Você precisa sentar-se no escritório ou era possível trabalhar a partir de casa?

Burkhard: Não há nenhum trabalho por controle remoto. À noite, entra um turno diferente Eu trabalhava no turno diurno.

RFE / RL: Então você se senta num escritório durante 12 horas sem sair? Por que tais turnos gigantescos?

Burkhard: São dois dias a trabalhar, e dois dias de folga. Então eles imaginam que você precisa de trabalhar 12 horas cada vez, em não oito.

RFE / RL: Então, o que é que faz o seu departamento?

Burkhard: Nosso departamento comentamos as mensagens. Cada cidade e aldeia na Rússia tem o seu próprio site municipal com o seu próprio fórum de comentários. As pessoas poderiam escrever  alguma coisa no fórum - algum tipo de notícias - e nossa tarefa é a de comentar sobre elas. Fazemo-lo divididos em equipas de três. Um de nós seria o "vilão", a pessoa que não concorda com o fórum e critica as autoridades, a fim de trazer uma sensação de autenticidade para o que estamos fazendo. Os outros dois entram em debate com ele - "Não, você não está certo, tudo aqui é totalmente correto." Um deles deve fornecer algum tipo de gráfico ou imagem que se encaixa no contexto, e o outro tem para postar um link para algum conteúdo que suporta o seu argumento. Entende? Vilão, imagem, link.

RFE / RL: Então vocês os três se sentam juntos, chegando a um acordo sobre quem vai fazer o quê nesta performance?

Burkhard: Sim, esse é um tipo de absurdidade que se passa. Nós não falamos muito, porque todos estamos ocupados. Um único comentário não é suposto ser menos de 200 caracteres. Você só tem que se sentar, escrever e digitar, infinitamente. Nós não falamos, porque podemos nós mesmos podemos ver o que os outros estão escrevendo, na verdade, você não tem sequer de realmente o ler, porque é tudo bobagem. A notícia é escrita, alguém mais faz comentários sobre isso, mas eu acho que as pessoas reais não se incomodam nada com isso em ler tudo.

Assim, deste modo, o nosso pequeno trio atravessa o país, parando em cada fórum, começando com Kaliningrad e terminando em Vladivostok. Nós criamos a ilusão de uma atividade real nesses fóruns. Nós escrevemos algo, nós respondemos uns aos outros. Não são palavras-chave, tags, que são necessários para os motores de busca. Nós estamos dando cinco palavras-chave - por exemplo, "Shoigu", "ministro da Defesa", "exército russo." Todos os nós três teremos de nos certificar que essas palavras-chave aparecem em todo o lugar nos nossos comentários. Eles não podem sequer ser conjugados ou declinados. Às vezes é muito difícil escrever quando você não pode usar quaisquer declinações!

Centro de Investigação Internet em São Petersburgo



UMA ATRIBUIÇÃO TÍPICA
Tópico: NATO tropas estão incorporados com forças armadas ucranianas

Palavras-chave: Ucrânia notícias, Rússia e Ucrânia, a política da Ucrânia, Ucrânia, NATO, PMC (companhia militar privada)

Tarefa: Erguer  este tópico em 35 fóruns municipais

O trabalho começa depois de um post inicial, escrito por um troll num departamento diferente, é publicado no site das redes sociais do LiveJournal sob o flcrbgrjn username. O post argumenta que mercenários estrangeiros estão lutando ao lado de soldados ucranianos e links para um vídeo que pretende mostrar dois soldados americanos na cidade ucraniana sudeste de Mariupol.


"A junta Kiev sics regularmente nos seus meios de comunicação sobre a Rússia, e eles mentem descaradamente e de forma imprudente. Eles argumentam forças armadas russas estão lutando no território da Ucrânia, mas eles se recusam a fornecer qualquer prova (porque não existe nenhum). Mas quando se trata da questão das forças armadas ucranianas, os fantoches americanos entrincheirados em Kiev dizem que não há provas de que mercenários estrangeiros e agentes de inteligência ocidentais estão unidos nas suas fileiras - eles mentem e nem sequer ruborizam "
Este post logo aparece, de acordo com uma lista em ordem alfabética, no fórum da cidade de Astrakhan. Em seguida, o vilão Troll, trabalhando sob o nome Yana24, começa o trabalho da troika, postando um comentário que contesta o post de flcrbgrjn:
"O que mercenários da NATO estão falando? Então, eles filmaram lá algum americano, então o que? Isto ainda não está claro o que eles lá estão fazendo. A Rússia, como de costume acusa a Ucrânia para as coisas que estão fazendo a si próprios. Toda a gente está falando sobre os seus próprios mercenários por muito tempo, e você ainda não puxou-os para fora! "
O link Troll então com raiva responde ao vilão, rejeitando o argumento de Yana24 e ligando para um segundo relatório sobre a suposta presença de soldados americanos em Mariupol:
"Você leu o texto todo? Se você estiver atualizado com o tema, você deve saber quantas provas já foram apresentadas, que mostram que a guerra na Ucrânia continua porque o Ocidente e Poroshenko refutam em perseguir a paz. Eles têm encontrado  coisas  pertencentes a soldados ocidentais, e agora eles se viram para os próprios soldados. Já encontraram provas de que as tropas russas estão na Ucrânia? Ou mesmo tropas ? Não! "
Em seguida está a imagem Troll, que acusa o Ocidente de hipocrisia e adiciona um desmotivador para dar extra ênfase :
"O Ocidente então tem duas caras:. Em todas as discussões sobre o conflito ucraniano Ocidente acusa a Rússia, mesmo quando ele está fornecendo as forças armadas ucranianas com soldados PMC representando NATO. É uma política de dois pesos e duas medidas!"
Tradução: Ucrânia, levanta-te! Sudeste, sentados, não fazem um barulho, e colocar-se com ele.

Depois de Astrakhan vem Biysk. E a partir daí, Bryansk, Veliky Novgorod, Vladivostok, Volgograd, dois fóruns em Voronezh, vários fóruns russos à escala - por exemplo Chupakabra - e, no fim do alfabeto russo, Chita e Cherepovets.

Existem alguns outros comentários, mas o tema voa para o topo da Yandex.

RFE / RL: Marat, você pode recordar a tarefa mais estranha ou engraçada que foi dada à sua equipa?

Burkhard: O mais engraçado foi quando o presidente dos EUA, Barack Obama mascavam chiclete na Índia e depois cuspi-a. "Você precisa escrever 135 comentários sobre isso, e não se acanhe sobre como você se expressa. Faça o que quiser, apenas stick a palavra Obama lá uma quantidade de vezes e depois cobre-a de novo com palavrões." Na atribuição, há sempre uma conclusão que você tem que fazer, já está escrito, de que Obama é um macaco preto, que não sabe nada sobre cultura. Você enfia-o na Índia antiga e ele lá mastiga chiclete. É engraçado no sentido de que eles estão prontos para agarrar qualquer coisinha. Por outro lado, não é engraçado. É um absurdo e cruza uma linha.

RFE / RL: A principal tarefa da fábrica está a escrever em fóruns visitantes, em fóruns específicos executados por inimigos ideológicos da Rússia. Quem faz isso?

Burkhard: Há um departamento em ucraniano, um departamento em Inglês. Eles bombardeiam os sites da CNN e da BBC. Eles têm seu próprio tipo de alvos - The New York Times, não o  local da cidade de Samara. É um pouco mais simples para nós, é claro.

"Os diferentes departamentos particularmente não conviver", diz Marat Burkhard. "A amizade não é incentivada. O sistema é muito repressivo. Se você está atrasado por um minuto, já há uma multa de 500 rublos." (foto de arquivo)

RFE / RL: Você sabe línguas estrangeiras. Será que eles não lhe ofereceram uma posição num dos departamentos estrangeiros?

Burkhard: Eles fizeram. Eu tinha uma entrevista de emprego no departamento de Inglês, mas eles começaram a perguntar sobre as minhas crenças, ao que eu respondi que eu era apolítico, eu não sei de nada, eu não sigo nada. Aparentemente, que pôs fim lá às minhas perspectivas. Para conseguir um emprego com eles, eu deveria ter respondido que não me seguem certas linhas de pensamento. O salário para os funcionários com competências em línguas estrangeiras é mais do que 45 mil - é de 65.000 e superior.

RFE / RL: E são algumas das pessoas que trabalham em redes sociais - no Facebook, em particular?

Burkhard: Sim, existem pessoas especiais que trabalham no Facebook. Há cerca de 40 quartos com cerca de 20 pessoas sentadas em cada um, e cada pessoa tem as suas atribuições. Eles escrevem e escrevem todos os dias, e não é motivo de riso - você pode ser demitido por rir. E assim, todos os dias qualquer notícia trazem um truque - que poderá ser Obama, poderá ser [chanceler alemã Angela] Merkel, poderá ser a Grécia, a Coreia do Norte.

Os jovens que fazem este trabalho são pouco capazes de formular o que é importante sobre essas histórias. Mesmo um cientista político não pode ser um especialista sobre o mundo inteiro, mas aqui as pessoas são expectantes para escrever sobre tudo. E o que você escreve não importa; você pode elogiar ou xingar. Você acabou de ter colocado essas palavras-chave.

Em seguida, a fim de engordar o conteúdo político, eles enviam em um sujeito para falar sobre o assunto do dia, de modo que, pelo menos, os funcionários têm um pouco de fundo sobre o tema. Mas o próprio sujeito tem um baixíssimo nível de compreensão, por isso tudo parece completamente absurdo. Aliás, eles deram-nos um teste sobre a ideologia, com 15 ou 20 perguntas que você precisa responder. Qualquer um que faz um par de erros tem de retomá-lo. Mas qualquer um que para quem é simplesmente desesperador é demitido.

RFE / RL: O que eles pedem no exame?

Burkhard: Por exemplo: "O que a Rússia deseja que aconteça na República Popular de Donetsk. É muito difícil de responder, e você tem apenas duas ou três palavras. Ou, por exemplo, as questões mais fáceis, como "Quem é Psaki?" (Nota do Editor: A porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki é um alvo frequente de trolls russos.)

RFE / RL: O tema da Ucrânia provavelmente domina.

Burkhard: Sim, eles jogam tudo o que têm na Ucrânia.

RFE / RL: Como o seu trabalho da troika quando a atribuição é louvar a Rússia em vez de criticar a Ucrânia ou América?

Burkhard: Uma vez eu tive ocasião de escrever que a maioria dos alemães apoiam as políticas de Putin. Foi assim que a atribuição foi redigida - ". Dizer que a maioria dos alemães apoiam as políticas de Putin e estão descontentes com Merkel de" Onde eles obteram isso eu não sei, mas eu tive que escrever sobre ela. É engraçado escrever, "A maioria dos alemães ..."

RFE / RL: Será que o vilão tem um papel nesse tipo de trabalho?

Burkhard: Se algo é pró-Putin, o vilão terá dúvidas. Por exemplo, durante o Natal ortodoxo, Putin foi à missa numa igreja da vila ordinária fora de Voronezh e havia doçura e luz ao redor. A história é postada ao longo das linhas, "Que maravilha, que maravilha, como é grande, como ele é um incrível homem." Mas o vilão discorda: "OK, vamos lá, Putin foi para Voronezh para aumentar a sua popularidade com o público." Pelo que nós respondemos: "Qual é o problema com você, de que popularidade você está falando? Sim, ele é popular, mas ele não precisa de popularidade, ele só quer se encontrar com as pessoas comuns." Isso é um exemplo engraçado.




PRÓXIMA ATRIBUIÇÃO

Tópico: Criar uma atitude positiva para com as políticas internas de Vladimir Putin; o presidente pessoalmente comemoraram o Natal com os russos comuns.

Palavras-chave: RF presidente, notícias putin, políticas putin, Natal, Vladimir Putin

Mais uma vez, a tarefa começa com um post publicado numa conta do LiveJournal. O post sobre Putin é prefaciado por um fragmento de um poema de Marina Tsvetayeva: "É um pecado subir a mais uma cúpula dourada de uma capela e não para nela rezar ", o que, neste contexto, parece assumir um duplo significado.

Une  o Natal!

O feriado abençoado da Natividade está sobre nós. E num dia tão milagroso, que une todos os cidadãos da Rússia - não importa se você é um crente, ou, como se costuma dizer, "sem igreja" - no caminho para o Senhor, o VP presidente russo esteve, como sempre, com as pessoas! Onde mais senão na província, longe da agitação urbana, é possível realmente experimentar este dia santo? Portanto, este ano Vladimir Putin visitou a igreja da vila em honra da Santíssima Virgem, localizada perto de Voronezh, na aldeia de Otradnoye. E num feriado, uma das principais festas na Rússia (e em toda a igreja cristã), num momento tão difícil o presidente estava com as pessoas e felicitou todos os clérigos e fiéis paroquianos!

No fórum Barnaul, o Link Troll chuta as coisas com um louvor e link para um artigo vesti.ru 31 de dezembro, Putin felicita Obama e lembra-lhe os princípios de respeito mútuo.
"Excelente artigo a propósito, do presidente da Rússia, também felicitar o presidente norte-americano, a chanceler alemã, e outros políticos ocidentais na véspera do Ano Novo. Ele está de parabéns por expressar as suas intenções pacíficas e condução da política normal -. Algo que é difícil obter de Barack Obama. "
O vilão Troll aparece indignado:
"E por que você acha que foi tão totalmente surpreendente na sua mensagem de Natal ??? Eu não entendo !!! Vladimir Putin é uma pessoa comum !! E daí se ele é o presidente ?? Se eu aparecer na TV e desejar a todos um bom Natal, você vai escrever um bom artigo sobre mim também??? Finalmente nós encontramos algo para falar! "
A imagem Troll faz a postagem de uma foto de Putin na igreja e réplicas:
"Este é idiota! Putin é o nosso presidente. E é realmente enorme que ele fora para uma igreja da vila para parabenizar todos no feriado. Natal é um milagre. Eu invejo a congregação. Eu teria gostado de ter estado lá naquele grande feriado . "

Noutros lugares, no fórum Yekaterinburg, o vilão Troll ataca a aparência de Natal de Putin como um conluio destinado a distrair o público dos enormes problemas económicos do país:
"Dê ao seu vizinho um saco de trigo mourisco este ano !! Agora que é uma boa ação !!! Vladimir Putin representa tudo o que nós esperamos no futuro !! Ele só foi para orar pelo seu rabo e pedir perdão. Ele está dirigindo o país em linha reta para o inferno, e agora o que ele pode fazer ??? Ore, e é isso! "
The Picture Troll emite uma repreensão severa, ilustrada com uma foto bucólica da cena:
"Meu Deus, a sua língua! O Natal é um abençoado feriado, e aqui você está jurando. Não vale a pena. Há trigo mourisco suficiente para todos, o nosso país vai sobreviver às sanções anti-russas, não há problema. Por isso, felicito todos num abençoado feriado e desejo paz e bem a todos. Especialmente você! "
E, assim, a troika passa o dia varrendo através de 35 fóruns.

RFE / RL: Foram pessoas já despedidas por erros ideológicos?

Burkhard: Sim, eles foram. Uma pessoa foi demitida mesmo em frente de mim. Eu também tenho alguns problema. Há tantos desenhos animados lá fora, que uma vez eu cometi um erro e ter colocado uma caricatura de Yanukovych em vez de uma das de Poroshenko. E você não pode divertir-se de Yanukovych; Yanukovych é um dos mocinhos. Eles imediatamente ma chamaram a atenção: "Como você se atreve Você realmente não sabia que era Yanukovych?" Tudo isto se passa com rostos terrivelmente graves. Há toneladas de gestores lá que constantemente controlam e acompanham todos.

RFE / RL: E quem são os gestores?

Burkhard: Pessoas de Investigação da Internet que estiveram lá por um longo tempo e, aparentemente, trabalharam o no seu percurso para subirem. Seu salário, por sinal, é duas vezes maior. Aconteceu de eu ter visto uma lista de salários, e eu estava apenas horrorizado - 70,000-80,000 rublos por ler a porcaria que eu escrevo e sacudindo o dedo para mim, se eu cometer um erro.

RFE / RL: Então, quem vai para este trabalho? Existem pessoas que honestamente não querem lutar contra Obama ou Merkel e mais contra a República Popular Donetsk ?

Burkhard: Sim, realmente existem pessoas assim. Essa é a pior coisa: Quando há uma pausa para o almoço, há uma espécie de cafeteria, com máquinas de venda automática de café, e você ouve as pessoas - que escrevem todos os dias sobre essas coisas - em vez de beber café e falando de outra coisa, eles começam a espumar pela boca furiosamente sobre as mesmas coisas. Ainda algo a provar. Portanto, não são fanáticos.

Mas a maioria da base são apenas os jovens que querem ganhar dinheiro. Eles são tão politicamente analfabetos quanto Putin, Obama ... Eles não sabem a diferença. Claro, eles estão todos por Putin, mas eles são absolutamente politicamente analfabetos. "Tudo o que nos é dito, é sobre o que vamos escrever, sem perguntas, e nós não queremos saber."

RFE / RL: Você já conheceu pessoas de outros departamentos?

Burkhard: Os diferentes departamentos particularmente não convivem. Amizade não é incentivada. O sistema é muito repressivo. Se você está atrasado por um minuto, já há uma multa de 500 rublos. Os funcionários estão sob constante pressão. Há uma multa para até mesmo o menor desvio. Você está constantemente sob ameaça de ser demitido, recebendo constantemente ordens. Não é uma atmosfera muito civilizada.

RFE / RL: Você foi demitido ou você decidiu por conta própria para sair?

Burkhard: Eu me decidi, porque eu não posso me envolver num trabalho absurdo. Em termos de experiência de vida, eu consegui, e para continuar não faz qualquer sentido - é tudo um absurdo. Eu não compartilho dessa ideologia, eu sou absolutamente contra isso, eu estava localizado no campo inimigo. Dois meses foi o suficiente para entender como tudo é lá feito. Para continuar a trabalhar não fazia sentido, mesmo por dinheiro, porque é um trabalho tão duro - simplesmente esquecê-lo, esqueçer o dinheiro. Apenas não me faça ir mais lá.

A propósito, toda a vez que um jornalista aparece e tenta entrar ou perguntar alguma coisa, eles ficam em alerta máxima. Todas as cortinas são mantidas fechadas. Estamos todos proibidos de sair para a rua durante o dia. Eles têm realmente medo dos jornalistas.

RFE / RL: Mas ainda há uma grande quantidade de saídas. Três pessoas deram entrevistas na semana passada. É como uma paródia de um romance de Orwell.

Burkhard: Sim, isso mesmo, o Ministério da Verdade. Você trabalha no Ministério da Verdade, que é o Ministério das mentiras, e todos os tipos acreditam nessa verdade. Sim, você está certo, é Orwell.

DIMITRY VOLCHEK



DAISY SINDELAR


Sem comentários:

Enviar um comentário