Powered By Blogger

Decisão Atlântica : NATO às portas da Rússia

EUROPA
Em Inglês - Sputnik International
15:13 GMT + 3 horas 01 Abril 2015

Após a reunificação da Criméia com a Rússia, os EUA lançaram a "Operação Decisão Atlântica", encenando um número crescente de exercícios militares em estados que fazem fronteira com a Rússia, bem como no Mar Negro. 
Em março de 2014, a situação agravou-se depois de os EUA lançarem uma série de exercícios na Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia, países que fazem todos fronteira com a Rússia.

EUA, Polônia para conduzir exercícios militares no final de março - EUCOM
Military & Intelligence
05:05 2015/03/17 (atualizado 19:37 2015/03/19)

O Comando Europeu dos EUA disse que uma bateria de mísseis US Patriot e a 3.ª Brigada de Misseis de Defesa Aérea de Varsóvia, na Polónia eram esperados para participar nos treinos que fazem parte da "Operação Decisão Atlântica" no final de março.

WASHINGTON (Sputnik) - Os Estados Unidos e a Polónia irão realizar exercícios militares conjuntos no final de março, um porta-voz do Comando Europeu dos US (EUCOM) disse à RIA Novosti.

"Nada mais específico do que o final de março. Teremos um anúncio mais perto da data real do exercício", disse Gregory Hicks, comentando sobre o calendário dos exercícios militares.

Em 13 de março, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou num comunicado na imprensa que uma bateria de mísseis dos US Patriot e 3.ª Brigada de Misseis de Defesa Aérea de Varsóvia na Polónia são esperados para participar dos treinos que fazem parte da "Operação Decisão  Atlântico".

A "Operação Decisão Atlântica" foi acordada pela Aliança, em Junho de 2014, em resposta ao que alega a uma agressão russa à luz do conflito ucraniano.

US, para conduzir exercício na Polónia em março - Pentagono
MILITARY & INTELLIGENCE
00:29 2015/03/14 (atualizado 19:11 2015/03/19)

Departamento de Defesa norte-americano anunciou que os Estados Unidos e a Polónia irão realizar treinos de mísseis conjuntas no fim de março ou em meados aumentando as actividades da NATO na Europa Oriental.

WASHINGTON (Sputnik) - Os Estados Unidos e a Polónia irão realizar treinos conjuntos de mísseis no final de março ou em meados aumentado a atividade da NATO na Europa Oriental, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou num comunicado de imprensa.
"EUA e forças polonesas procederão a um exercício no final deste mês, envolvendo uma bateria de mísseis Patriot dos US e a 3.ª Brigada de Misseis de Defesa Aérea de Varsóvia na Polónia", ler comunicado de imprensa, saído na sexta-feira.

Cerca de 100 soldados norte-americanos, bem como 30 veículos irão participar no exercício militar conjunto como parte da "Operação Decisão Atlântica", de acordo com o comunicado.

Além disso, US carros de combate Abrams com pessoal, bem como dois grupos de pára-quedistas dos EUA chegarão à cidade estoniana de Tapa no final desta semana para participar nos exercícios militares Siil 2015.

Os Estados Unidos já entregaram mais de 120 veículos blindados, incluindo carros de combate Abrams e veículos blindados Bradley para a Letónia na segunda-feira.

A "Operação Decisão Atlântica" foi projetada para tranquilizar os aliados da NATO, demonstrar a liberdade de circulação e para "deter uma agressão regional sobre o flanco oriental da NATO," de acordo com o Pentágono.

A NATO tem vindo a reforçar a sua presença militar ao longo da fronteira ocidental da Rússia como meio à crise ucraniana. O Ocidente tem sido acusado pela Rússia de se imiscuir nos assuntos da Ucrânia.

Moscovo tem repetidamente sublinhado que não está envolvida na situação na Ucrânia e manifestou preocupação com a acumulação de forças da NATO ao longo das suas fronteiras.


Tomahawk lançador de mísseis
 a Polónia solicita mísseis Tomahawk dos EUA
EUROPE
13:17 2015/12/03 (atualizado 13:13 2015/03/13)

O ministro da Defesa da Polónia Tomasz Siemoniak confirma relatos da imprensa de que a Polónia pediu mísseis de cruzeiro de longo alcance aos EUA.

O vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa da Polónia Tomasz Siemoniak confirmou que o seu país pediu aos EUA se podiam comprar mísseis de cruzeiro Tomahawk para os três novos submarinos que estão planeando adicionar à sua frota, informa a imprensa polaca.

"Estamos planeando para trazer para uso um novo tipo de submarino, e uma das capacidades que queremos que eles tenham são mísseis de cruzeiro", a agência de imprensa polaca relata Siemoniak que disse à rádio polaca

"Estamos perguntando se cada país estaria disposto a fornecer-nos com tais mísseis", disse o ministro, confirmando um relatório anterior do jornal Dziennik Gazeta Prawna que o Ministério da Defesa tinha abordado os EUA com o seu pedido.

Os EUA e o Reino Unido são actualmente os dois únicos países que possuem os mísseis de cruzeiro, que podem ser lançados a partir de um navio ou submarino e são capazes de voar em espaço aéreo mais de 1.000 quilómetros de distância para conduzir ataques.


Checos planeam vários protestos contra o Exército dos EUA na  'Operação Dragoon Ride'
EUROPE
13:26 2015/03/28 (atualizado 14:12 2015/03/28)

A operação militar realizada pelo exército norte-americano para mostrar as suas capacidades militares nas regiões europeias do Báltico e no Leste Europeu têm-se reunido diversos grupos de oposição na República Checa.

Uma série de protestos estão previstos nesta semana por ativistas checos, como oposição montada ao comboio do Exército dos EUA que deve atingir as fronteiras checas no domingo, o penúltimo destino sobre o seu movimento militar de 1.800 quilômetros através da Europa de Leste.

A Praça Venceslau de Praga está definida para testemunhar a demonstração prevista para sábado à tarde, organizada pelo Partido Comunista da Boêmia e Morávia [KSCM], o terceiro maior partido da República Checa da Câmara Baixa do Parlamento. Envolvidos também na manifestação estão grupos cívicos, incluindo a iniciativa "Não às Bases", que faz campanha contra o estabelecimento de uma base militar americana permanente na República Checa e do "Movimento para a Democracia Direta".

Um protesto realizado na quinta-feira na cidade de Vyskov por membros locais da KSCM e o grupo comunidade "Alternativa Zdola" teve 327 participantes confirmados no Facebook, enquanto Ceske Noviny relata que mais protestos estão programados para domingo, com um a ser realizado em Praga na Jiráskovo Square, e outro perto da estação do metro de Vltavska. Um bloqueio do comboio norte-americano está previsto na cidade de Harrachov, através do qual o exército norte-americano planeia viajar depois de cruzar a fronteira com a Polônia, no domingo.

A 10 dias da longa "Operação Dragoon Ride" que começou a 21 de março na Estónia e na semana seguinte viajou através da Letónia, Lituânia e Polónia. Os comboios devem chegar ao seu destino final na cidade bávara de Vilseck, Alemanha, em 1 de Abril.

O desfile assinala um afastamento da usual política militar, pelo qual tais comboios normalmente são transportados por via férrea e foi concebido pelo comandante, o tenente-general Ben Hodges, comandante do exército dos EUA na Europa. A intenção de mostrar as capacidades militares da NATO segue-se a um aumento de exercícios militares realizados pelos EUA e a NATO ao redor das fronteiras ocidentais da Rússia desde a Crimea que votaram pela adesão à Federação Russa há um ano atrás.

Para além de cerca de 400 soldados do exército e cerca de 120 veículos, incluindo as unidades de combate Stryker, o exército dos EUA está ansiosa para usar as mídias sociais como um meio de demonstrar a sua força militar. Numa série de vídeos postados no YouTube pelo exército dos EUA sobre o curso da operação, Hodges disse aos telespectadores que ele tem muito orgulho de "ser uma parte do movimento mais longo da Europa desde a Segunda Guerra Mundial", enquanto o post de sexta-feira da Polónia demonstrou uma sobrevôo de aviões de combate  A-10 Thunderbolt II.



Tropas da Polónia marcham, durante um exercício em Bemowo Piskie perto Orzysz, no nordeste da Polónia. Foto de arquivo: Polónia chama reservistas militares que dos com colunas blindadas dos Estados Unidos, rolam através País

NOTÍCIAS
03:03 2015/03/24 (atualizado 10:25 2015/03/24)

O exército polaco convocou as suas forças de reserva para exercícios militares "imediatamente", o Ministério da Defesa anunciou na segunda-feira - no mesmo dia que um comboio militar de alto nível dos Estados Unidos chegou ao país.

Em entrevista a uma emissora de TV polaca, o General Bogusław Pacek, assessor do ministro da Defesa Tomasz Siemoniak, disse que uma operação deste tipo, onde os reservistas são obrigados a chegar a uma determinada unidade militar em questão de horas, é "a prova perfeita" da sua prontidão para a executar.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa na segunda-feira, o exercício é "realizado em consonância com os planos para verificar a prontidão operacional e mobilização das Forças Armadas em 2015, e decorre do [exército] que precisa acumular tropas de reserva bem treinadas. "

O General Pacek disse que os líderes militares não seriam informados sobre o paradeiro da unidade de antemão, de modo a garantir resultados confiáveis do teste.

Os oficiais militares polacos disseram à Rádio Polónia que vários reservistas foram chamados a participar nos exercícios militares. Alguns 12.000 estão a ser chamado todos em cada ano.

O comboio dos EUA "Dragoon Ride" partiu na semana passada e viajou da Estónia através da Letónia e Lituânia, antes de entrar na Polónia na segunda-feira. Bandeiras desfraldadas dos EUA, dezenas de Stryker e outros veículos blindados do 3º Esquadrão do 2º Regimento de Cavalaria estão se dirigindo pelas estradas no seu caminho de regresso para a sua base na Alemanha.

Numa aparente referência à Rússia, o General Pacek disse que o comboio é um sinal para "aqueles no Oriente" que a NATO está forte e unida.

A "Operação Decisão Atlântica", da qual o comboio é uma parte, foi lançada pelos Estados Unidos após a reunificação da Criméia com a Rússia, e tem vindo a encenar exercícios militares nos estados que fazem fronteira com a Rússia, bem como no Mar Negro.

Moscovo tem repetidamente manifestado a sua preocupação com a crescente presença militar das forças da NATO perto do território da Rússia e sublinhou que o referendum da Criméia, em que mais de 96 por cento dos eleitores da Criméia apoiaram o movimento para deixar a Ucrânia e se juntarem à Rússia, realizou-se em total conformidade com os procedimentos democráticos e do Estado de Direito Internacional.

O vice-ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Antonov criticou a "Dragoon Ride," acusando de "alguns países, que arrogantemente demonstram a sua força nas fronteiras da Rússia."


Praga concorda em deixar que o combóio  do  Exército dos EUA atravesse o território  checo

EUROPE
13:45 2015/03/17 (atualizado 19:37 2015/03/19)

O Primeiro-ministro checo Bohuslav Sobotka na segunda-feira disse que o governo checo concordou em permitir que um comboio militar dos EUA passe através do território do país.

O Primeiro-ministro disse que a decisão iria expressar a solidariedade e confirmar os compromissos para com os parceiros da NATO, informou a agência de notícias chinesa Xinhua.

Um comboio de cerca de 120 veículos a caminho desde os países do Báltico para a Alemanha vai passar por seis países da Europa Central e Oriental. Vai ser na República Checa entre 29 de Março e 1 de Abril.

O ministro da Defesa checo Martin Stropnicky disse aos meios de imprensa  que o comboio seria composta de 516 pessoas e 118 veículos. Ele vai atravessar a República Checa, em três vias que reunirão em Praga-Ruzyne, e de lá prosseguem para à base do exército na Baviera Vilseck, Alemanha, a 65 km da fronteira checa.

Stropnicky disse que polícia Checa, a polícia militar e agentes aduaneiros ajudarão durante a transferência do comboio. Os militares checos também irão fornecer o comboio com combustível. Todos os custos serão cobertos pelos Estados Unidos, disse o relatório da agência.

As unidades americanas e veículos militares estarão a regressar  de um exercício realizado como parte do Exército dos EUA na Europa liderada pela "Operação Decisão Atlântica".

O comboio vai passar a partir Estónia, Lituânia e Polónia, através da Letónia e da República Checa para a base militar na Alemanha.



Tropas dos EUA de não ficarão estacionadas na República Tcheca
MILITAR & INTELIGÊNCIA
18:00 2015/07/03 (atualizado 19:38 2015/03/19)

De acordo com o Ministério da Defesa da República Checa, as tropas dos EUA não ficarão permanentemente estacionadas no país. A "Operação Decisão Atlântica" da NATO trabalha para realizar mais exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e seus aliados europeus.

Não haverá presença permanente de tropas dos EUA na República Checa, no âmbito da "Operação Decisão Atlântica" da NATO, disse num comunicado oficial do Ministério da Defesa da República Checa.

Em vez disso, a "Operação Decisão Atlântica" irá certificar-se que haverão exercícios militares conjuntos mais frequentes entre os Estados Unidos e os seus aliados europeus.

Recentemente, o semanário Defense News informou que os Estados Unidos estavam planeando expandir a sua presença militar na Europa para reforçar as posições da NATO na República Checa, Hungria e Geórgia. No entanto, os checos negaram esta informação:

"Nós estamos falando sobre o aumento da contribuição das forças armadas dos EUA em defesa da NATO assegurando exercícios militares conjuntos com mais dos seus aliados europeus", disse um comunicado das Ministério da Defesa da República Checa.

O Presidente da República Tcheca Milos Zeman disse nesta semana que os exércitos dos países membros da NATO participam regularmente em exercícios militares nos territórios dos países, mas nem as tropas estrangeiras nem bases militares estão permanentemente estacionadas na República Checa.





Avariou uma Stryker que interrompe o combóio do Exército dos EUA  através da República Checa
EUROPE
16:30 2015/03/29 (atualizado 17:24 2015/03/30)

Um dos grupos de veículos do combóio do Exército dos EUA foi forçado a parar porque um veículo blindado Stryker avariou do combóio militar dos EUA durante a passagem pelo território da República Checa.

PRAGA (Sputnik) - Um dos veículos blindados Stryker do Exército dos EUA quebrou na República Checa quando o comboio militar dos Estados Unidos estava a passar através do território do país no seu percurso desde treinos nos estados do Báltico, notícia relatada pela Checa Novinky informou no domingo.

No domingo, um comboio militar dos EUA de 520 soldados e 118 unidades de veículos blindados pesados, principalmente Stryker e Humvee, entraram no território da República Checa no seu percurso desde exercícios nos Estados bálticos para a base norte-americana na Alemanha. O comboio se move atualmente em três grupos.



"Um dos grupos [de veículos do combóio do Exército dos EUA ] foi forçado a parar quando um veículo blindado Stryker avariou. Foi impossível para reparar a avaria no local e a coluna continuou o seu movimento. O Stryker avariado foi posteriormente rebocado para a cidade de Vyskov onde os americanos estão planeando ficar durante a noite ", disse Novinky.

A passagem de um comboio americano através do território checo desencadeou emoções contrárias entre os habitantes locais, com alguns aplaudindo as tropas e outros, incluindo os membros do Partido Comunista local e Mundo sem Guerras e o movimento Violência, encenando manifestações Anti-NATO.


NATO implementando o mais extenso reforço desde a Guerra Fria - Stoltenberg
POLÍTICA
17:02 2015/03/25 (atualizado 15:40 2015/03/26)

O Secretário Geral da NATO Jens Stoltenberg disse que a NATO foi aumentando a sua presença entre os Estados da Europa Oriental, acrescentando que "isso é apenas o começo."

WASHINGTON (Sputnik) - A aliança NATO está passando pelo maior aumento no reforço da sua defesa colectiva, Secretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg, disse quarta-feira.

"Estamos implementando o maior reforço da nossa defesa colectiva, desde o fim da Guerra Fria", disse Stoltenberg no Seminário Transformação da NATO em Washington, DC 

NATO está a aumentar a sua presença entre os países aliados da Europa Oriental, observou, acrescentando que a aliança é a criação de unidades de comando em seis países do leste.

"Este é apenas o início de uma grande e importante ... adaptação das NATO", declarou Stoltenberg.

No início de fevereiro, a aliança disse que a sua Força de Reacção, estacionada perto pela Rússia na Europa Oriental, seria mais do que o dobro e incluiria 30.000 militares. Todos esses movimentos estão ocorrendo no meio de relações tensas NATO-Moscovo, como a organização reforçada da sua presença perto das fronteiras russas.

NATO está preocupada com inúmeros exercícios militares instantâneos russos, porque eles são menos previsíveis, disse Stoltenberg.

Exercícios instantâneos da Rússia é algo que a NATO está a seguir "muito de perto", acrescentou.

"Ele também é parte da razão pela qual estamos a responder com um aumento da disponibilidade das nossas forças, dobrando o tamanho das força de resposta da NATO, e também estabelecer as unidades de comando da NATO em seis países aliados orientais, e também aumentar a nossa presença militar em número de exercícios ", disse Stoltenberg.

No entanto, o secretário-geral da OTAN acrescentou que todas as nações, incluindo a Rússia, têm o direito ao exercício das suas forças.

"O pensamento chave é que ao ter forças mais prontas mais preparadas [na Europa Oriental], nós não precisamos de estacioná-las permanentemente, mas nós temos a capacidade de as reforçar, quando necessário", Stoltenberg afirmou numa conferência de imprensa em Washington, DC .

Secretário-geral da NATO explicou que a Aliança foi o estabelecimento de novas unidades de comando na Europa Oriental, que foram criar a ligação entre os sistemas de defesa nacional e a defesa multi-nacional da NATO.

As unidades de comando da NATO são responsáveis pelo planeamento, organização, exercício e fazer reforços mais fácieis Stoltenberg explicou.

"Combinado com uma melhor consciência situacional, inteligência, reconhecimento que somos capazes de reforçar, quando necessário", concluiu o Secretário-Geral da NATO.

Em 20 de março, Stoltenberg disse que a OTAN precisava vários elementos-chave para combater guerra híbrida da Rússia. O bloco deve usar mais a inteligência, vigilância e reconhecimento, assim como as forças de operações especiais, de acordo com Stoltenberg.

A decisão de fornecer armas letais para as forças armadas da Ucrânia não será feita pela aliança NATO como um todo, mas é uma questão que os membros da Aliança vão decidir individualmente, disse Jens Stoltenberg.

Por causa dos muitos diferentes papéis que a NATO tem para jogar, não será tomada uma decisão sobre a questão do fornecimento da Ucrânia com o apoio letal, Stoltenberg explicou. Ele ainda comentou: "A NATO não tem armas."

Enquanto países membros da OTAN serão competentes para deliberar a sua relação com a Ucrânia, a Aliança continuará a fornecer à Ucrânia "apoio prático" e "forte apoio político", disse ele.

Os 28 membros da aliança da NATO está dividida entre aqueles que desejam prestar um maior apoio militar para a Ucrânia - incluindo partes do governo dos Estados Unidos, Noruega e Reino Unido - e outros, como a Espanha, França e Itália, que afirmaram que não querem prestar apoio letal.

A aliança acusa a Rússia de enviar tropas e equipamentos para as regiões devastadas pela guerra de Donetsk e Lugansk da Ucrânia. Rússia rejeitou repetidamente todas as alegações, expressando sua preocupação com a acumulação de forças da NATO ao longo de sua fronteira ocidental.



NATO continuará  impulsionando a sua presença na Europa - Obama
POLÍTICA
20:47 2015/09/02 (atualizado 21:30 2015/09/02)

O presidente dos EUA confirma aos seus aliados da NATO que continuarão a aumentar a presença da aliança na Europa Central e Oriental.

WASHINGTON (Sputnik) - Aos aliados da NATO continuarão a realçar a sua presença na Europa Oriental e Central, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse durante uma conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, na segunda-feira.

"Junto com os nossos aliados da NATO vamos continuar reforçando a nossa presença na Europa Central e Oriental, como parte da nossa inabalável artigo 5 obrigação para a nossa defesa colectiva", afirmou Obama.

Obama acrescentou que os Estados Unidos e a Alemanha também continuarão a incentivar uma solução diplomática para a crise no leste da Ucrânia, bem como trabalhar com o FMI e outros parceiros para fornecer à Ucrânia o apoio financeiro.

Após a reunificação da Criméia com a Rússia em março do ano passado, a NATO que começou a reforçar a sua presença militar ao longo das suas fronteiras orientais e suspendeu toda a cooperação prática com a Rússia, limitando o contato com embaixadores e níveis mais elevados.

Na semana passada, a OTAN anunciou que a sua Força de Resposta Rápida passaria de 13.000 a 30.000 pessoas, e seis novos postos de comando seriam criados em seis estados-membros da NATO vizinhos da Rússia.




As forças da NATO o Canadá envia 125 soldados para o Leste da Europa para restabelecer confiança da NATO

MILITAR & INTELIGÊNCIA
04:48 2015/03/02

Governo canadiano afirmou que o Canadá iria enviar 125 soldados do Exército do Canadá para a Europa Central e do Leste para apoiar as operações de confiança da NATO.

MOSCOU (Sputnik) - o Canadá na segunda-feira enviará  _ cerca de 125 soldados do Exército Grupos de Brigada Mecanizada Canadiana para a Europa Central e do Leste para apoiar as medidas de confiança da NATO, disse num comunicado no site do governo canadiano.

"O contingente de  3 RCR é uma parte de 2 Grupos de Brigadas Mecanizadas Canadianas (2 CMBG), com sede em Garrison Petawawa, ON. A Operação de confiança que se refere às atividades militares realizadas pelas Forças Armadas do Canadá para apoiar as medidas de confiança ás forças da NATO através da disponibilização de capacidades militares para treinamento, exercícios, demonstrações e tarefas atribuídas ás forças da NATO ", diz a declaração.

O comunicado não especifica, para quais países os soldados serão enviados.
Ao longo dos últimos meses, a NATO tem impulsionado a sua presença militar na Europa Oriental, em conexão com a crise no leste da Ucrânia. A aliança disse que a medida era necessária para garantir a segurança dos seus membros.

Moscovo tem repetidamente manifestado a sua preocupação com o aumento das atividades militares da NATO perto das fronteiras russas.



Militares Checos para proteger dos protestos a marcha da coluna blindada dos EUA 
EUROPE
14:19 2015/03/21

Os militares Checos anunciaram que dintinguiram áreas onde os protestos podem ocorrer como resultado de os militares dos EUA caminharem em todo o continente, como a oposição tem vindo a crescer com os seus planos.

O exército checo irá  proteger o comboio militar dos EUA que vai cruzar o país como parte da sua "Dragoon Ride," O vice-Chefe do Estado-Maior Frantisek Maleninsky do Exército anunciou, acrescentando de que as áreas dos protestos, que ele chamou "provocações" poderiam ocorrer terem sido assinaladas.
"Estamos diante de perguntas sobre a medida em que nossas estradas serão danificadas", o ministro da Defesa do país Stropnicky Martin disse à televisão checa.
O prefeito de Vyskov, uma das cidades checas que o comboio irá passar e ficar noite dentro, disse a televisão checa que ele não gosta que ele aprendeu sobre os planos dos meios de comunicação e não recebeu nenhuma informação oficial sobre o assunto, acrescentando que ele teme um colapso de transporte como um resultado.

Anteriormente, os políticos checos e os utilizadores da Internet nos mesmos termos previamente expressaram a sua crescente insatisfação com os planos da NATO. Alguns usuários da Internet chegaram mais longe como acusar Washington por espalhar o fascismo. À luz da crise ucraniana civis checos exibiram a "demonstração de força" da NATO como uma ameaça substancial para a paz na região.

Em entrevista ao Sputnik, Eva Novotna, secretária de imprensa de Ne základnám ("Não" para bases) a organização denunciou a decisão do governo checo em permitir que o comboio americano viajasse por todo o país como uma "ingenuidade abeirando a estupidez."
 "Isto é uma provocação, uma demonstração de força e uma tentativa de dividir a sociedade checa em dois campos implacáveis", Eva Novotna sublinhou.
 A viagem de 1100 milhas, apelidada de "Dragoon Ride," vai durar de 21 de março a 1 de abril e envolve acima de meses, que o combóio do Exército dos EUA  passou a treinar com seus aliados na Polônia e os países bálticos.

O comboio vai levar soldados a partir de locais de treinamento separados na Estónia, Lituânia e Polónia e transportá-los através da Letónia, a República Checa e, finalmente, a sua base no Rose Barracks em Vilseck, Alemanha.



As colunas blindadas dos EUA caminham através de seis países da Europa de Leste
NOTÍCIAS
05:17 2015/03/20 (atualizado 15:23 2015/03/20)

O Exército dos Estados Unidos irão enviar um comboio de soldados norte-americanos e veículos militares por países da Europa do Leste perto da fronteira ocidental da Rússia, apesar da expressão repetida de Moscovo da preocupação com a expansão das forças na região da NATO.

A viagem de 1100 milhas, apelidada de "Dragoon Ride," vai durar de 21 de março a 1 de abril e envolve acima meses, que o combóio do Exército dos EUA passou a treinar com os seus aliados na Polônia e nos países bálticos.

As tropas americanas do 2º Regimento de Cavalaria irão acompanhar as suas viaturas blindadas de combate de oito rodas, chamados Strykers, enquanto a 12º Brigada de Combate Aéreo provirará  de apoio de reconhecimento aéreo.

O comboio vai levar os soldados a partir de locais separados de treino na Estónia, Lituânia e Polónia e transportá-los através da Letónia, e da República Checa e, finalmente, para sua base no Rose Barracks em Vilseck, Alemanha.

"Ele nos ajudou a desenvolver ainda mais a nossa compreensão da liberdade de circulação na Europa Oriental", o tenente-general Ben Hodges, comandante do combóio do Exército dos EUA na Europa, disse em entrevista aos repórteres e editores da Defesa Notícias e Army Times.

Normalmente, os veículos militares seriam enviados de volta para a sua base de comboio depois das tais missões de treino, não por estrada num comboio de alto perfil.

Meses de exercícios de treino utilizado para servir como "confiança" de os EUA e outros aliados da NATO para os países da periferia ocidental da Rússia, relatado pela Stars and Stripes.

"Isto é o que o Exército dos EUA fez, nós podemos mover uma grande quantidade de capacidades a uma longa distância", disse Hodges. "Eu estive assistindo aos exercícios da Rússia ... o que me preocupava é que eles podem obter 30.000 pessoas e 1.000 tanques de um lugar muito rápido. Porra, que foi impressionante. "

O Exército dos EUA ostentava o seu pessoal e equipamento no mês passado, também, quando desfilou veículos blindados e outros veículos pelas ruas de Narva, Estónia, uma cidade fronteiriça separada por uma fronteira estreita da Rússia.
O show foi uma parte da participação do Exército aos EUA na parada militar para marcar o Dia da Independência da Estónia.

Ministros da Defesa da NATO concordaram em fevereiro, para a criação de seis novos postos de comando na Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Roménia, juntamente com uma expansão da Força de Reacção da NATO, um movimento enviado da Rússia à aliança disse que "cria um grande risco para Rússia", particularmente nos Estados bálticos, que poderia tornar-se o local de" confronto militar ".



Governo checo aprova a passagem de um  comboio militar dos Estados Unidos - O primeiro-ministro
EUROPE
19:48 2015/03/20 (atualizado 01:28 2015/03/21)

Primeiro-ministro checo Bohuslav Sobotka, disse que o governo aprovou a passagem do equipamento militar dos EUA e as tropas pelo território da República Checa a partir de 29 março - 1 abril, que estão a regressar de exercícios na Polônia e nos países bálticos para a sua base na Alemanha.

PRAGA (Sputnik) - A República Checa vai permitir que um comboio militar dos EUA, regresse dos treinos no Báltico, para atravessar o país no final deste mês, o primeiro-ministro checo Bohuslav Sobotka, disse na sexta-feira.

"O governo aprovou por unanimidade a passagem do equipamento e as tropas militares dos EUA através do território do país a partir de 29 março - 1 abril, que estará a regressar de exercícios na Polônia e nos países bálticos para a sua base na Alemanha", disse aos jornalistas da Sobotka.

No início desta semana, o ministro da Defesa checo Martin Stropnicky disse que o comboio americano incluiria 118 veículos e 516 militares.

O comboio irá  entrar no país em três porções separadas antes de se fundir nos subúrbios de Praga e de passar para a sua base permanente na Alemanha.

Ativistas políticos checos disseram ao Sputnik na quinta-feira que eles estão planeando realizar protestos contra o comboio militar dos EUA que cruzará o país, acrescentando que era um mau momento para os militares dos EUA realizarem treinos enquanto a crise no leste da Ucrânia não havia sido resolvida.

Os militares dos EUA foram desdobrado para os países bálticos como parte da "Operação Decisão Atlântica", uma demonstração do compromisso dos EUA para garantirem a segurança dos membros da NATO na Europa Oriental como o Ocidente acusa a Rússia de se intrometer nos assuntos internos da Ucrânia.




Pára-quedistas aliados mantendo o treino de foguetes na Polónia com esperança da expansão da presença de militares da forças da NATO na Polónia
EUROPE
20:16 2015/03/21 (atualizado 20:36 2015/03/21)

Ministro da Defesa polaco Tomasz Siemoniak disse que a Polónia espera por mais forças americanas ou das forças da NATO a ser implantadas no país.

MOSCOVO (Sputnik) - Autoridades em Varsóvia esperam que a NATO irá expandir a sua presença militar na Polónia, o ministro da Defesa polaco Tomasz Siemoniak disse sábado.

"Durante os 16 anos de [adesão da Polónia] nas forças da NATO sempre temos tomado o lado dos Estados Unidos e os Estados Unidos tomaram o nosso lado quando precisávamos. Esperamos por mais forças americanas, forças aliadas [a serem implantadas] na Polónia, "Siemoniak disse, citado pela televisão TVN, como ele estava visitando os exercícios militares da "Operação Decisão Atlântica" em Sochaczew juntamente com o embaixador americano Stephen Mull.

Siemoniak acrescentou que o ano de 2015 será o ano de "muitos projetos poloco-americanos conjuntos."

"Os Estados Unidos estão aqui para apoiar e proteger os polacos", disse o ministro.

Exercícios militares conjuntos EUA-Polónia começaram perto da cidade de Sochaczew, no centro da Polónia, no sábado. No início de março, o Ministério da Defesa Nacional Polaco disse que cerca de 100 soldados norte-americanos, e cerca de 30 veículos e uma bateria de sistemas de mísseis Patriot dos EUA irão participar nos treinos que vão durar por vários dias.



Militares Polacos para instruir tropas ucranianas âmbito do Programa NATO
EUROPE
15:25 2015/05/03 (atualizado 16:02 2015/03/05)

Instrutores polacos na Ucrânia será parte do programa NATO, que começou em 2014, de acordo com o ministro das Relações Exteriores Polaco Grzegorz Schetyna.

BERLIM (Sputnik) - Os militares polacos vão oferecer treino para as tropas ucranianas como parte do programa da NATO, o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco Grzegorz Schetyna, disse quinta-feira.

"É uma missão de treino. Dentro do seu quadro de oficiais polacos vão treinar oficiais e categorias mais baixas do Exército ucraniano", Schetyna disse num briefing de imprensa em Berlim.

Schetyna acrescentou que o treino das tropas ucranianas por instrutores polacos não estava amarrado com os eventos no leste da Ucrânia.

"Instrutores Polacos na Ucrânia são parte de um programa mais amplo NATO, que começou no ano passado. Ele não diz respeito aos eventos no leste da Ucrânia ou às relações entre a Ucrânia e Rússia", disse Schetyna.

A Polónia não é apenas o país da NATO que tem a intenção de treinar tropas ucranianas.
No final de fevereiro, o primeiro-ministro britânico David Cameron disse que a Grã-Bretanha iria enviar instrutores militares para a Ucrânia para treinar as forças locais ao longo de março, o desenvolvimento de um programa de treino da infantaria com a Ucrânia.

No início do dia, o Ministério das Relações Exteriores russo disse que cerca de 300 soldados norte-americanos haviam chegado a uma base no oeste da Ucrânia para treinar as tropas do governo.

Relações Rússia-NATO têm sido tensas desde março de 2014, quando na Crimea votaram a favor da secessão da Ucrânia e da reunificação com a Rússia, o que levou acusações da aliança que Moscovo havia "anexado" a região. A organização suspendeu a sua cooperação com a Rússia sobre as alegações, que autoridades russas negaram.




Partido Polacos inta para se sair da NATO, reatar os laços com a Rússia
EUROPE
22:20 2015/02/25 (atualizado 22:54 2015/02/25)

Um novo partido político na Polônia está exortando o país a sair do bloco militar NATO e buscar laços mais fortes com a Rússia.

MOSCOU (Sputnik) - Um novo partido político na Polónia está exortando o país a sair do bloco militar da NATO e buscar laços mais fortes com a Rússia antes da eleição parlamentar de 2015, o presidente do partido disse à Sputnik Polónia na quarta-feira.

Mateusz Piskorski, que co-fundou zmiana (Change), disse que seu partido foi um dos primeiros a dizer que a Polónia deve "buscar saídas da NATO" "A aliança tem sido uma ferramenta de confronto exclusivamente nas mãos dos Estados Unidos", disse ele, acrescentando que é agora mais sobre o delito de defesa.

Desde abril do ano passado, a OTAN vem impulsionando presença militar na Europa Oriental, em que um vice-chanceler da Rússia descreveu como a construção de um tampão de "estados de linha de frente" na fronteira oeste com a Rússia.

Em fevereiro, chefes de defesa NATO anunciaram os seus planos para implantar postos de comando e controle do bloco, na Polónia, e também na Bulgária e na Roménia.

Mas Piskorski disse que a Polónia deveria emendar o seu relacionamento com a Rússia em vez disso, que se deteriorou no ano passado sobre a crise na Ucrânia e temores da segurança nacional. Ele acrescentou que ninguém no Parlamento polaco pode colocar o dedo sobre exatamente onde se encontra a diferença entre a Polónia e os interesses russos.

"Até agora, parecia que a Polónia e a Rússia poderiam tornar-se parceiros de novo, mas a histeria entre os políticos polacos e a sua imprudência arruinou tudo", disse ele, apontando para a cisão que aumentou entre os dois países após a crise Ucrânia.

A União Europeia e os Estados Unidos têm culpado o confronto militar no leste da Ucrânia com o apoio da Rússia às milícias, uma reivindicação de Moscovo negou. No ano passado, 28 nações da UE impuseram sanções sobre a Rússia, o que a levou a retaliar com uma proibição de um ano de importações de alimentos da UE.



Candidato presidencial polaco adverte o colapso da União Europeia
EUROPE
22:03 2015/02/24 (atualizado 23:11 2015/02/24)

Candidato presidencial polaco disse que o equilíbrio de poder na União Europeia foi derrubado em favor da Alemanha, e é provável o colapso de 28 membros do bloco económico, a longo prazo.

MOSCOU (Sputnik) - O equilíbrio de poder na União Europeia foi derrubado em favor da Alemanha, e é provável que o colapso de 28 membros do bloco económico, a longo prazo, um candidato presidencial polaco disse à agência de notícias Sputnik na terça-feira.

"A União Europeia tem poucas probabilidades de sobreviver a longo prazo, pois não há mais equilíbrio entre Berlim e França", disse Jacek Wilk para a Sputnik.

Wilk, que é advogado e candidato do Congresso libertarian do partido Nova Direita, disse que o controle da Alemanha sobre a União Europeia tem sido criticado pelos outros Estados membros.

Wilk disse que a Polónia deve pensar num plano para os próximos 10 a 15 anos, no caso de se afastarem as nações da UE.

A união tem sido craqueada nas emendas ultimamente depois da Grécia procurar rever as suas obrigações de resgate para os emprestadores de dinheiro da UE, levando a especulações de que deve, eventualmente, deixar a zona euro.

A eleição presidencial na Polónia está prevista para 10 de maio de 2015. Um total de dez candidatos se registraram até 23 de fevereiro, de acordo com a comissão eleitoral. Presidente da Polônia Bronislaw Komorowski será candidato à reeleição do seu partido Plataforma Civil de centro-direita.



Checos para NATO: Obrigado, mas não tanques por favor
EUROPE
20:47 2015/03/19 (atualizado 21:21 2015/03/19)

A decisão de Praga para permitir que um comboio militar dos EUA viaje através do território da República Checa provocou indignação pública no país.

A decisão de Praga permitir um comboio militar dos EUA a passar pelo território da República Checa provocou indignação pública na República Checa.

Recentemente,  em 16 de março, o primeiro-ministro Bohuslav Sobotka anunciou que o governo checo concordou em permitir que o comboio militar dos EUA a viajar através do território do Estado. Sobotka sublinhou que a decisão iria demonstrar a solidariedade da República Checa, com os seus aliados da NATO. O comboio de 120 veículos blindados de combate dos Estados Unidos, apelidado de "The Ride Dragoon," vai atravessar o país entre 29 de Março e 1 de Abril, demonstrando a capacidade de manobra e pçoder de força das forças da Aliança para a Rússia e países da Europa de Leste.

De acordo com a República Checa o ministro da Defesa, Martin Stropnicky, o comboio seria composto de 516 pessoas e 118 veículos. Ele vai cruzar o país em três rotas e se unirão em Praga-Ruzyne e depois vão até a base militar em Bavarian Vilseck, Alemanha, através de West Bohemia. Martin Stropnicky apontou que a transferência do combóio é uma prática comum com o objetivo da demonstração e do compromisso dos EUA com os seus aliados da NATO. Ele observou que, em 2014, havia quase 131 transferências desse tipo em toda a república, incluindo 1.631 soldados estrangeiros e 601 peças de equipamento.

No entanto, a decisão de Praga provocou polémica entre os dois políticos checos e civis comuns também. O partido comunista checo criticou o movimento como pura "provocação", que poderia minar o processo de paz na Ucrânia. Vojtech Filip, chefe Partido Comunista na República Checa Morava enfatizou que o acordo há muito esperado Minsk poderia ser ameaçada pelas manobras. Ele disse que tinha recebido inúmeras cartas de civis Checos que se opõem à "demonstração de força". O líder comunista se comprometeu a elaborar uma petição dirigida contra a escalada de conflitos no continente europeu.

Utilizadores da Internet Checa também manifestaram o seu descontentamento crescente com os planos da OTAN. Alguns usuários da web chegaram mais longe como acusar Washington por espalhar o fascismo. À luz da crise ucraniana civis checos exibir "demonstração de força" da NATO como uma ameaça substancial para a paz na região.

Em entrevista ao Sputnik, Eva Novotna, secretária de imprensa  de Ne základnám ("Não" para bases) a organização denunciou a decisão do governo checo para permitir que o comboio americano viaje por todo o país como uma "ingenuidade abeirando a estupidez."

"Isto é uma provocação, uma demonstração de força e uma tentativa de dividir a sociedade checa em dois campos implacáveis", Eva Novotna sublinhou.

Ela observou que os cidadãos checos, indignados com a iniciativa do governo, chamados pela organização para impedir que as forças militares dos Estados Unidos entrem no país, propondo para se bloquear os postos de fronteira, se encontram sob as rodas dos veículos de combate dos EUA ou mesmo para usar os coquetéis molotov no a fim de parar a coluna.

Exercícios militares NATO na Europa Oriental poderia agravar ainda mais as tensões provocadas pelo conflito no leste da Ucrânia, de acordo com Eva Novotna. Ela expressou as suas profundas preocupações em relação a possíveis provocações ou acidentes durante os exercícios que poderiam incendiar um conflito militar em larga escala na Europa.


Tanques e tropas americanas, chegam à Estónia para exercícios militares conjuntos
EUROPE
17:55 2015/03/14 (atualizado 20:40 2015/03/19)

Mais de 13 mil militares estónianos e soldados norte-americanos, juntamente com tanques e blindados norte-americanos, vão participar em exercícios militares conjuntos na nação  do Báltico.

MOSCOU (Sputnik) - tanques e equipamentos chegaram à Estônia na madrugada de sábado para participar em exercícios militares internacionais, país da Representação Permanente da NATO, disse.

"Nas primeiras horas de hoje, sob [operação] "Operação Decisão Atlântica, tanques e blindados chegaram à Estónia", em missão no país da NATO, disse via Twitter no sábado.

No início desta semana, o Estado Maior General das Forças de Defesa da Estónia anunciaram a chegada antecipada de tanques Abrams, juntamente com o pessoal e as tropas na base militar na cidade Estoniana a nordeste de Tapa através da Letónia por via férrea.
De acordo com esta declaração, até 13.000 militares estónios e soldados norte-americanos baseados na Estónia participarão na  Siil 2015 (Hedgehog 2015) exercícios militares entre 04 de maio e 15 de Maio.
Os soldados norte-americanos recém-chegados são esperados para substituir o 3º Esquadrão do exército dos EUA, 2º Regimento de Cavalaria Blindada atualmente baseado em Tapa.

A presença de soldados norte-americanos na nação do Báltico faz parte da "Operação Decisão Atlântica", uma demonstração do compromisso dos EUA com os membros da NATO na Europa no Leste Europeu, através da formação e cooperação internacional de segurança.

Mais de 120 veículos blindados, incluindo tanques Abrams e veículos blindados Bradley, foram entregues à Letónia provenientes dos Estados Unidos na segunda-feira.

Os exercícios regulares perto das fronteiras ocidentais da Rússia vêm num momento frágil para as relações entre a Rússia e o Ocidente.

Por um lado, a NATO tem vindo a impulsionar a sua presença militar às portas da Rússia alegando envolvimento de Moscovo no conflito na Ucrânia sudeste.
Moscovo, por outro lado, nega ser uma parte para a crise na Ucrânia e uma preocupação expressa sobre a expansão das forças da NATO ao longo das fronteiras russas.



Estónia gastam 40 milhões de euros adicionais pela hospedagem das Forças da NATO
EUROPE
17:58 2015/02/19 (atualizado 18:11 2015/02/19)

O primeiro-ministro da Estónia Taavi Roivas anunciou que o país está pronto para sediar forças adicionais da NATO, e que adopta um programa especial de investimento para este fim.

As Autoridades da Estónia aprovaram um programa especial de investimento destinado a criar as condições adequadas para a colocação de forças adicionais aliadas da NATO no país.

Investimentos potenciais ascendem a €40 milhões, o serviço de imprensa do governo informou.

Recentemente, o primeiro-ministro Taavi Roivas disse que a Estónia está pronta para sediar forças adicionais da NATO no seu território. A Base militar estoniana de Tapa está hospedando uma companhia de infantaria motorizada dos EUA equipada com veículos blindados Stryker e veículos de combate de infantaria Bradley.

De acordo com o comunicado de imprensa do serviço, o programa inclui quatro fases e está prevista para ser implementada ao longo de quatro anos.

O financiamento será gasto com a construção de quartéis na base militar de Tapa com hangares especiais para equipamento militar, o desenvolvimento de um polígono central para as forças de defesa para permitir todos os exercícios necessários com veículos de combate e tanques, construção de armazéns para equipamentos militares em todo o país como também a construção da sede para a sub-unidade das forças de intervenção rápida da NATO em Tallinn.



Estónia disposta a abrir Centro de Comando da NATO na próxima semana
MILITAR & INTELIGÊNCIA
14:37 2015/02/06 (atualizado 14:51 2015/02/06)

Os funcionários de ambos da Estónia e de outros estados-membros da NATO irão trabalhar no novo centro de comando, disse o ministro da Defesa Sven mikser. pretende criar seis novos postos de comando e de controlo na Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Roménia.

TALLIN (Sputnik) - Estónia está pronta para abrir um centro de comando da NATO no seu território num futuro próximo, o ministro da Defesa Sven mikser do país, disse em entrevista à Estonian National Television sexta-feira.

"Nós anunciamos a nossa preparação para a estação deste tipo de centro. Estamos prontos para fazê-lo ainda na próxima semana. Na verdade, nós já providenciamos a colocação e os meios necessários para trabalhar. Neste momento estamos procurando e nomeando o pessoal estoniano", disse mikser .

Segundo o ministro, os oficiais, tanto do país de acolhimento e de outros estados-membros da NATO irão trabalhar no centro de comando.

Na quinta-feira, o secretário-geral da NATO Jens Stoltenberg anunciou a duplicação das Forças de Reacção do bloco militar para 30.000 pessoas. Os ministros também concordaram com a criação de seis novos postos de comando e controle na Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Roménia.

Na sexta-feira, o enviado da Rússia à aliança, Alexander Grushko disse que a recente decisão da NATO vai levar a mudanças "adequadas" no planeamento militar do seu país, uma vez que "cria um grande risco para a Rússia."

Rússia tem repetidamente manifestado preocupação com a acumulação de forças da NATO ao longo das suas fronteiras ocidentais, principalmente nos países bálticos, que Grushko pensa poderia voltar a ser uma região de "confronto militar."



NATO quase o triplo de efectivos  da  Força de Reacção (VIDEO)
MILITAR & INTELIGÊNCIA
00:23 2015/02/05 (atualizado 16:20 2015/05/02)

Parte desta força reforçada incluirá a criação da Força Ponta de Lança, que deverá incluir cerca de 5.000 pessoas capazes de serem implantados dentro de alguns dias, disse o secretário-geral da OTAN Stoltenberg.

BRUXELAS (Sputnik) - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) tem a intenção de aumentar o tamanho da sua Força de Reacção de 13.000 para 30.000, disse quinta-feira, o Secretário-Geral da aliança Jens Stoltenberg.

Parte desta força reforçada incluirá a criação da Força Ponta de Lança, que deverá incluir cerca de 5.000 pessoas capazes de serem implantados dentro de alguns dias, Stoltenberg disse antes da reunião do Conselho do Atlântico Norte (NAC) ao nível de Ministros da Defesa.

Stoltenberg Anuncia Aumento das Forças Reacção da NATO

"É uma resposta ao que estamos vendo da Rússia ao longo de um período de tempo, e ele está em plena conformidade com as nossas obrigações internacionais", acrescentou, referindo-se à crise na Ucrânia que a aliança está culpando Moscovo pela escalada.

O secretário-geral também disse que esperava que os ministros dicidissem sobre a criação de seis unidades de comando e controle a serem localizadas em seis dos seus aliados orientais da NATO, servindo como uma ligação entre a defesa nacional dos países e as forças da NATO.

A Força Reacção da NATO (NRF) é uma força multinacional que compreende a terrestre, aérea, marítima e Forças de Operações Especiais elementos que podem ser rapidamente colocados

Na cimeira de Gales em 2014, a NATO decidiu criar o Very High Readiness Joint Task Force (VJTF), uma ponta de lança dentro da NRF, que deve ser implantada na periferia do território da Aliança. No início de janeiro, o Comandante Supremo Aliado da NATO na Europa general Philip Breedlove disse que a prontidão inicial da Força Ponta de Lança seria cerca de sete dias.

A NATO tem vindo a reforçar a sua presença militar na Europa Oriental, à luz da crise ucraniana, acusando a Rússia do seu envolvimento no conflito. Moscovo tem repetidamente negado as acusações e a expressar a preocupação com a acumulação de forças da NATO ao longo das suas fronteiras ocidentais.



Tanques americanos, pára-quedistas a chegarem à Estónia para exercícios militares nesta semana
MILITAR & INTELIGÊNCIA
19:56 2015/10/03 (atualizado 19:38 2015/03/19)

Tanques dos EUA Abrams com pessoal, bem como dois grupos de pára-quedistas dos EUA chegarão na cidade estoniana de Tapa no final desta semana para participarem nos Siil 2015 (the Hedgehog 2015) exercícios militares internacionais, disse na terça-feira o Estado-Maior da Defesa das forças do país.

MOSCOU (Sputnik) - O treino militar Siil 2015 será realizado na Estónia a partir de 04 de maio - 15. Um total de 13.000 soldados norte-americanos e estonianos vão participar nos treinos.

"Além de tanques Abrams, equipamentos de apoio e outros veículos automóveis, bem como dois grupos de pára-quedistas dos EUA chegarão em de Tapa", da Estónia, disse em comunicado o Estado Maior General.

Os veículos e equipamentos chegarão a Tapa por via férrea.
A presença de soldados norte-americanos em Tapa faz parte da "Operação Decisão Atlântica", o que demonstra os esforços para apoiar os seus aliados da NATO e os parceiros da Europa.

Mais de 120 veículos blindados, incluindo tanques Abrams e veículos blindados Bradley foram entregues na segunda-feira à Letónia provenientes dos Estados Unidos.

A NATO tem vindo a reforçar a sua presença militar ao longo da fronteira ocidental da Rússia em relação ao conflito no sudeste da Ucrânia, alegando o envolvimento de Moscovo.

A Rússia tem repetidamente sublinhado que não é parte na crise da Ucrânia e manifestou a preocupação com a expansão das forças da NATO ao longo das suas fronteiras.


Aviões de combate espanhóis a voar em Missão de Treino sobre a Estónia
EUROPE
15:34 2015/08/03 (atualizado 15:52 2015/03/08)

Quatro jatos da Força Aérea Espanhola Eurofighter Typhoon vão voar numa surtida de treino sobre a Estónia no domingo como parte da chamada missão Baltic Air Police

Em 2 de janeiro a Luftwaffe alemã, que forneceu um contingente de quatro Eurofighters às base para patrulhas no Baltic Policing da NATO desde setembro, a entrega à força aérea espanhola o mesmo tipo de aeronaves, que assumiram tarefas de patrulhamento deslocando para Base Aérea de Amaria na Estónia perto Tallinn.

Os jatos de guerra espanhois vão voar numa missão de treinoo sobre o território estoniano, no domingo, disse um comunicado do Ministério da Defesa do país.

O quarteto de Eurofighters Espanhóis da 11ª Asa Aérea da Força Aérea Espanhola com sede na Andalucía vai voar em Missões de Patrulha nos céus do Báltico ate ao final do próximo mês.

O Eurofighter Typhoon é um dos aviões mais avabçados da nova geração de multifunções de combate atualmente disponíveis no mercado mundial. Sete países (Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Áustria, Arábia Saudita e Omã) já encomendaram aeronaves, que podem ser usadas como um avião de ataque, um combatente e pode voar em missões de reconhecimento.

Os Aliados da NATO estão a guardar o espaço aéreo do Báltico num sistema de rotação desde os três Estados que aderiram à Aliança militar em 2004.

Os jatos de guerra da NATO têm patrulhado a partir da base da Força Aérea da Lituânia em Siauliai.


Botas no terreno: tanques norte-americanos, Humvees à chegada à  Letónia
EUROPE
17:47 2015/03/09 (atualizado 19:39 2015/03/19)

Letónia recebeu uma remessa dos EUA de hardware militar como parte do curso "Operação Decisão Atlântica"  concebida para fortalecer as defesas da região contra uma imaginária "agressão russa."

Mais de 120 peças de equipamento militar, incluindo os carros de combate Abrams, veículos blindados Bradley e os Scout military Humvees foram descarregados

Segunda-feira no porto de Riga, o Ministério da Defesa da Letónia disse num comunicado.

Alguns dos recém-chegados vão ficar na Letónia e alguns estão definidos para avançar para a vizinha Estónia e Lituânia.

"Isso vai ajudar ainda mais a garantir a segurança de todos os três Estados bálticos e demonstrar a solidariedade com os nossos colegas membros NATO", o ministro da Defesa da Letónia Raimonds Vejonis twittou na segunda-feira.

Depois da Crimea se reunir à Rússia em março 2014 e o início de um conflito armado que deflagrou pouco depois no leste da Ucrânia, os Estados Unidos disseram que iriam implantar as suas tropas nos países bálticos e na Polônia. Há 150 pára-quedistas dos EUA atualmente estacionados na Letónia.

Letónia aderiu à OTAN em 2004.


Uma bateria de misseis Patriot chega à Polónia para treinos em Março
MILITAR & INTELIGÊNCIA
00:03 2015/07/03 (atualizado 19:40 2015/03/19)

O Ministério da Defesa Nacional polaco disse que uma bateria de sistemas de mísseis Patriot dos EUA vai chegar à Polônia no final de março para participarem em exercícios militares da NATO.

VARSÓVIA (Sputnik) - Uma bateria do sistema de mísseis Patriot dos EUA vai chegar na Polónia no final de março para participar em exercícios militares da NATO, disse sexta-feira o Ministério da Defesa Nacional polaco.

"Desta vez, a implantação de uma bateria Patriot [na Polónia] será uma parte da "Operação Decisão Atlântica" que visa aumentar a presença militar no flanco oriental da NATO", disse o porta-voz do Ministério Janusz Walczak.

De acordo com Walczak, os exercícios militares com a participação de cerca de 100 soldados norte-americanos e cerca de 30 veículos vai durar por vários dias. A bateria a ser implantada na Polónia pertence ao contingente militar dos EUA estacionados na Alemanha.

Baterias dos EUA Patriot participam em exercícios militares na Polónia sob o acordo bilateral de defesa de mísseis em 2008.



O pânico do Comandante dos EUA  na Europa, segue o retórico conceito esquisito Anti-Putin
POLÍTICA
21:48 2015/03/04 (atualizado 19:41 2015/03/19)

Os Generais sempre se preparam para a última guerra, mas no caso do tenente-general Hodges, a guerra pode realmente nunca acontecer. No entanto, isso não é motivo para se parar de lutar.

Estava tudo terminado. Colunas intermináveis de tanques T-64 estavam prestes a cilindrar através da Fulda Gap todo o caminho para o Canal Inglês. Pára-quedistas de elite, armados até os dentes, estavam voando numa fila interminável de aviões Il-76 de transporte que descolavam a cada minuto, de cada aeródromo. Estações de radar de alerta precoces estavam sobrecarregadas como um tsunami de lançamentos ICBM consumindo cada ponto dos seus ecrans. Contra todas as probabilidades, conseguimos acordar os nossos aliados alemães e prepará-los para fazer uma última posição. Enquanto marchavam para a frente para mostrar ... Aguarde. Ah, não. Aquelas são?

Este é o tipo da mentalidade da Guerra Fria que poderia ter motivado o tenente-general Frederick "Ben" Hodges para fazer um discurso retórico e bizarro na terça-feira, quando ele criticou os países da OTAN para não transfegar gastos na defesa. Ele particularmente repreendeu Alemanha:
"Para a nação mais poderosa da Europa, que tem um papel de liderança na UE, é inaceitável ter helicópteros que não voam, ou aeronaves que não pode usar."
O Pacto de Varsóvia deixou de existir um quarto de século antes, e até mesmo partes da antiga União Soviética aderiram à NATO, mas para Hodges, foi um fôlego final. O presidente russo, Vladimir Putin havia encontrado o elo mais fraco, as pessoas que escolhem a cooperação e o diálogo sobre as sanções e a escalada militar.
"Estou certo de que Putin quer destruir a nossa aliança, não atacando, mas desfragmentando-a."
Não importa que a NATO e a OSCE não tenham encontrado quaisquer tropas russas na Ucrânia, e o Comandante-Chefe na Ucrânia ele mesmo admitiu que tropas russas não estão combatendo na Ucrânia. Esta é uma questão de fé para Hodges, que declarou que existem 12.000 tropas russas na Ucrânia, o maior número ainda maquilhado
"Se você não acredita que Rússia está diretamente envolvida na Ucrânia, você não vai acreditar. Você não quer acreditar."
Há apenas algumas coisas que o tenente-general Hodges precisa de se preparar para a batalha do dia do julgamento final, ele nunca conseguir lutar. Os países da NATO têm que preparar um exército que pode pelo menos tentar resistir a uma inevitável investida da Rússia.

No entanto, esses comentários não são o ponto de vista do vilão do James Bond delirante que é uma hellbent provocar uma guerra entre potências nucleares para sua própria pequena diversão, eles são um assunto de política que o tenente-general Hodges expressa. No Guardian, os comentários foram publicados como uma ameaça olhando Vladimir Putin como imagem de capa, e a teoria Hodges sobre o número de tropas russas na Ucrânia foi publicado como uma questão de fato, e não de opinião.

Como para o tenente-general Hodges, ele continua a ser o comandante do exército dos EUA na Europa (USAREUR) Comando, e na quarta-feira à noite lançou a "Operação Decisão Atlântica", exercícios de tiro real no norte da Polónia, que incluem o 2.º Regimento de Cavalaria do Exército dos EUA e a 12.ª Divisão Mecanizada da Polónia .



Os EUA planeiam fortalecer a defesa, e a parceria energética com a Bulgária
POLÍTICA
02:23 2015/03/03 (atualizado 19:41 2015/03/19)

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, os EUA esperam reforçar a cooperação EUA-Bulgária na defesa, segurança energética, Estado de Direito e em outros campos.

WASHINGTON (Sputnik) - Os Estados Unidos esperam reforçar a cooperação EUA-Bulgária na defesa, segurança energética, Estado de Direito e em outros campos, de acordo com um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA.

"Os Estados Unidos espera continuar a aprofundar a nossa parceria através do nosso diálogo estratégico de segurança e defesa, segurança energética e diversificação, Estado de Direito, intercâmbios educacionais, preservação cultural e pessoa-a-pessoa laços", disse o comunicado divulgado na segunda-feira .

A declaração foi emitida no dia nacional da Bulgária e salientou que o artigo 5 da NATO compromisso dos Estados Unidos para com a Bulgária é "sólida". O artigo 5 estabelece que um ataque contra um membro da NATO é considerado um ataque contra toda a aliança, também conhecido como auto-defesa colectiva.

"Nós apreciamos profundamente os sacrifícios dos seus soldados que fizeram para promover a estabilidade global e para permitir os cidadãos dos Balcãs, Afeganistão e Iraque para viverem em paz e segurança", acrescentou o comunicado.

Mais cedo nessa segunda-feira, o Coronel dos EUA Michael Foster disse a Sputnik que nos próximos quatro meses os Estados Unidos estarão expandindo o seu compromisso com a NATO na "Operação Decisão Atlântica" com uma implantação ao nível de brigada na Bulgária e na Roménia.

A "Operação Decisão Atlântica" da NATO foi lançada em junho de 2014, em resposta a uma alegada agressão russa. A missão destina-se a tranquilizar os aliados da NATO na Europa Oriental do compromisso de segurança coletiva da Aliança para todos os Estados membros, de acordo com as publicações da NATO. A Rússia tem repetidamente negado alegações de agressão à NATO.


"Operação Decisão Atlântica da NATO expande para a Bulgária, e Roménia - US Coronel
POLÍTICA
21:42 2015/03/02 (atualizado 19:42 2015/03/19)

Além de enviar forças para a Roménia e Bulgária, os EUA vão potencialmente expandir sua presença para a Hungria, e para a Geórgia, e em algum ponto a República Checa, disse o Comandante 173ª Brigada Aerotranportada, o coronel Michael Foster.

WASHINGTON (Sputnik) - Nos próximos quatro meses, os Estados Unidos estarão expandindo o seu compromisso com a "Operação Decisão Atlântica" da NATO  com a implantação a nível de brigada na Bulgária e na Roménia, o Comandante da 173ª Brigada Aerotransportada, coronel Michael Foster disse a Sputnik na segunda-feira.

A "Bulgária e a Roménia são os dois países que temos na torneira para implementar", disse o coronel Foster da expansão da "Operação Decisão Atlântica". "No final do verão, eu acho que o que vamos ver é no mínimo uma brigada, e então vão ter uma sede de brigada que será implantada a seguir, e terão batalhões como dupla tarefas organizados sob as ordens deles."

Foster explicou que os EUA teriam um "comando abrangente a nível de divisão e controle" envolvido na operação expandita da NATO. "Teremos formações mistas", Foster disse, notando que as companhias aerotransportadas, companhias de ataque, companhias de veículos Bradley podem ser intercambiadas quando necessário.

O Comando Europeu e na Europa do Exército dos EUA participação na iniciativa da confiança da NATO está em andamento desde o outono de 2014. O alcance desta missão está programada para aumentar para Decisão no Atlântico Norte e na Decisão no Atlântico Sul ao longo dos próximos meses de verão, Foster disse durante a segunda-feira a apresentação no Centro de Estudos Estratégicos Internacionais think tank em Washington, DC.

Além de enviar forças para a Roménia e Bulgária, os EUA vão potencialmente expandir sua presença para a Hungria, na Geórgia, e em algum ponto da República Checa, disse Foster.

"[Por] o fim no final do verão vamos ver uma operação que se estenda desde os países bálticos todo o caminho até o Mar Negro", disse ele.

A "Operação Decisão Atlântica" da NATO foi acordada pela Aliança, em Junho de 2014, em resposta a uma alegada agressão russa. A missão destina-se a tranquilizar os aliados da NATO na Europa oriental com um compromisso de segurança coletiva da Aliança para todos os Estados membros, de acordo as com publicações da NATO.

A 173.ª Brigada Aerotransportada dos EUA foi implantado nos Estados Bálticos e na Polônia durante toda a primeira fase do ano na "Operação Decisão Atlântica", de acordo com o Departamento de Defesa dos EUA.



Os EUA enviam 12 aviões Thunderbolt II de ataque para a Europa de Leste
MILITAR & INTELIGÊNCIA
17:54 2015/11/02 (atualizado 19:42 2015/03/19)

Os Estados Unidos planeiam enviar 12 A-10 aviões de ataque e cerca de 300 militares para os países membros NATO na Europa Oriental.

Os Estados Unidos implantaram 12 aviões de ataque e cerca de 300 militares numa base da Força Aérea dos Estados Unidos localizada perto da cidade alemã de Spangdahlem, como parte do chamado pacote de segurança Theater (TSP), anunciado pela Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE).


O TSP, encarregado de reforçar a segurança regional sob a "Operação Decisão Atlântica" será então enviada para os países membros NATO na Europa Oriental. De acordo com a USAFE, a TSP irá realizar implantações treino de vôo e off-na Estação de treino com aliados da NATO. Aeronaves Thunderbolt II fornecerão o apoio aéreo aproximado da forças terrestres.

"O TSP é uma outra maneira da Força Aérea estar a aumentar a presença de rotação na Europa para tranquilizar os nossos aliados e nações parceiras cujo nosso compromisso com a segurança europeia é uma prioridade", disse o tenente-general Tom Jones, vice-comandante da Força Aérea dos EUA na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário