Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Savchenko livre,russos furiosos e confusos

ANÁLISE & OPINIÃO
Viktoriia Zhuhan - 2016/05/26
Nadiya Savchenko mostra o dedo médio em um tribunal russo durante seu último discurso em 09 de março de 2016

Como Nadiya Savchenko gloriosamente voltou para a Ucrânia,russos testemunharam mais uma nova virada da discrepância Kiselyov de estilo TV. Uma vez raptada da Ucrânia por serviços especiais russos, rotulada como uma assassina e condenada em um caso fabricado, Savchenko agora estava perdoada por Vladimir Putin e com segurança voltou para casa. Este novo episódio deixa muitos russos furiosos, insultados, e confusos.

"Uma mulher Ucraniana vale dois homens russos", muitos comentaristas observaram como eles testemunharam uma cena de regresso, obviamente assimétrico de Savchenko para a Ucrânia e oficiais da inteligência militar russos Aleksandrov e Yerofeyev à Rússia.

Para o Aeroporto Boryspil perto do Capitólio ucraniano, a ucraniana Savchenko foi trazida pelo presidente do país Petro Poroshenko, onde ela tem já há muito esperada por dezenas de jornalistas e ativistas com apertos de mão, abraços e flores. No entanto, Putin não veio para Vnukovo Aeroporto de Moscovo para cumprimentar os prisioneiros russos libertados de guerra, e o acesso foi concedido apenas para 'esposas e canais estatais os prisioneiros de guerra jornalistas que estavam em uma lista fechada especial, como jornalista Pavel Kanygin escreveu no Facebook . Savchenko passou direto para fazer um discurso alvo Administração de Poroshenko, enquanto a mídia russa nem sequer foram autorizados a pedir Aleksandrov e Yerofeyev a quaisquer perguntas.

Putin "considerações de humanismo"

O presidente Vladimir Putin disse que o lançamento do piloto ucraniana Nadiya Savchenko foi "ditada por considerações de humanismo," Novoye Vremya, citando Interfax. O pedido de perdão supostamente vieram de viúvas de jornalistas russos Igor Kornelyuk e Anton Voloshin que foram mortos em Donbas em 2014.

"Eu gostaria de expressar a esperança de que tais decisões, ditada sobretudo por considerações de humanismo, levará a uma redução do conflito na zona bem conhecida de conflitos e ajudará a evitar tais perdas horríveis e desnecessárias" (tradução de A Intérprete).

Em 2014, parentes de Kornelyuk e Voloshin recorreu para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos solicitando para encontrar os culpados _ das mortes dos jornalistas. Agora, como Gazeta.ru russa relatou, sobre as recentes imagens do Kremlin que olhar "deprimido". Ao contrário da irmã e mãe de Nadiya Savchenko, as famílias dos dois GRU russa [inteligência militar - Ed.] oficiais não foram concedidos uma reunião com o seu Presidente. _ O secretário de imprensa de Putin  Dmitriy Peskov disse apenas em Ministério da Defesa da Rússia - executar canal Zvezda, que "essa reunião não estava em um horário."

"Um tapa na cara"

Presidente da Rússia do Conselho da Federação Valentina Matvienko afirmou que a atenção da mídia em torno da troca era uma "operação especial, a fim de fazer um herói nacional de Nadiya Savchenko," TASS citou. Matviyenko senti triste para a Ucrânia, onde "as pessoas cujas mãos estão cobertas de sangue, cúmplices fascistas são feitas em heróis."

A comunidade patriótica russa conheceu a notícia sobre Savchenko com incredulidade e indignação. Um dia antes de seu lançamento, Movimento da Rússia Popular de Libertação (em russo: NOD, "НОД") representante Aleksei Shilchenko disse em um comentário à Gazeta.ru que não podia ser verdade: "É impossível. Você deve precisar verificar as fontes informando sobre isso. Isso é inaceitável!"

Membro do auto-proclamado "Parlamento da Novorossiya" disse Yevgeniy Tinyanskiy Gazeta.ru ele tomou-o como "vergonha e humilhação ... como um tapa na cara." O ex-ministro da Defesa autoproclamado da "República Popular de Donetsk" Igor Strelkov disse a troca foi desigual do "ponto de vista moral", já que o peso do Aleksandrov e Yerofeyev na sociedade russa era incomparavelmente menor do que Savchenko de na Ucrânia.

"Vergonhosa história finalmente termina"

Pouco antes da troca ser confirmada,  político da oposição da Rússia Aleksey Navalny escreveu no Twitter que estava esperançoso de que "todo mundo volta para casa e esta história vergonhosa finalmente termina."

Outro político da oposição da Rússia, Dmitry Gudkov escreveu no Facebook que muitas calamidades poderia ter sido evitado se a troca ocorreu mesmo meio ano atrás.

"O advogado não teria morrido na Ucrânia, não teria vergonha na frente de todo o mundo com o processo contra o [ucraniana Verkhovna - Ed.] Rada e vice-PACE, não teria sido outra divisão em da sociedade em torno de uma propaganda história inventada ", comentou.

Eduard Limonov,  político da oposição nacionalista e escritor, declarou sobre a "demonstração de fraqueza da Rússia" em um post no Live Journal. Ele escreveu que Putin cedeu à pressão dos EUA, França, Alemanha e "A Ucrânia morrendo" e previu Putin será condenado por isso pelas mesmas pessoas que aplaudiram a anexação de Criméia. "Os parceiros do formato Normandia [negociações] alcançada uma decisão sobre a atribuição das forças policiais da OSCE na Donbas ... Na perspectiva, veremos pressão colossal sobre Criméia."

Hoje Savchenko, amanhã Crimeia?

Russa VK.com rede social está agora completa com comentários de ódio e memes. "Hoje você doar Savchenko, amanhã Crimeia?", A página pública chamada "guerra civil na Ucrânia (a crise na Rússia)", pergunta. "Enquanto você está pulando, Donbas vai acenar adeus a você ...," user Svetlana Svetlana comentou sobre notícias Rambler.



"Primeiro nós trocamos Savchenko, o que vem depois - Crimeia? minus enorme para Putin e sua equipe, não vou votar neles mais, "user VK Saniok Veselyi comentou em" A República da Nova Rússia. O Grande Rus "grupo público.

"No caso de Nadiya Savchenko torna-se presidente da Ucrânia, as coisas vão sair feias para o Kremlin. Rússia não terá um oponente mais desesperado, duro e intransigente pronto para dar a sua saúde e até mesmo a vida pelo seu país ... Pronto para usar todos os meios para trazer de volta Donbas ", escreveu usuário VK Aleksandr Saveliev.

"A Rússia foi colocada para baixo, com ousadia e bruscamente. Agora eles vão tentar fazer isso mais vezes ", o usuário Aleksandr comentou sobre Novorosinform.org. "É uma falha de 100% do presidente russo: ele testemunhou pessoalmente, com a sua assinatura, à fraqueza de seu país e falta de justiça nele. Bem, América apreciado adulação; Russos tranquilizar em desrespeito ".

Sem comentários:

Enviar um comentário