Powered By Blogger

domingo, 15 de maio de 2016

A Rússia agora enfrenta ameaça do terrorismo real e até mesmo a guerra civil, sociólogo de Moscovo diz

ANÁLISE & OPINIÃO, RÚSSIA
Paul A. Goble - 2015/10/06
piloto russo verificando bombas antes de um bombardeamento na Síria

"A guerra na Síria não é uma guerra híbrida ou um conflito de mídia", diz Denis Sokolov.
Em vez disso, "para os quase meio milhão de combatentes que lutam lá é uma guerra muito real", que eles e os seus apoiantes podem trazer para a Rússia sob a forma de verdadeiro terrorismo em todo o país e até mesmo os horrores da guerra civil.

Em um comentário em "Vedomosti", hoje, o sociólogo de Moscovo diz que a Rússia tem sido bem sucedida em lidar com formas híbridas de guerra e "o simulacro do terrorismo" para promover a agenda da elite do Kremlin , mas agora enfrenta uma verdadeira guerra e os desafios são mais graves.

"Terrorismo", o especialista da Academia Russa de Economia e Serviço Estado diz, "já tomou vários milhares de vidas e agora, em conjunto com a queda dos preços do petróleo, o conflito na Ucrânia e a expansão das ambições militares no Médio Oriente , pode trazer o conflito para o território russo ".

Isso porque, Sokolov diz, "a guerra na Síria e no Iraque não é uma guerra híbrida que 'educados homenzinhos verdes" podem lidar e não o chantagismo dos nossos parceiros ocidentais "que estão preparados até mesmo para mover linhas vermelhas que apenas existem a  não ser uma guerra ".
Em vez disso, existem verdadeiros combatentes que não tomam seus pontos de vista a partir do canal de televisão NTV e quem pode reorientar os conflitos dentro da Rússia.

Como resultado, ele argumenta, "home-grown" terrorismo pode crescer fora do formato de operações especiais em que, como já é o caso na Síria, de uma guerra real. "
Mesmo que a campanha síria contra oponentes de Assad é "simplesmente uma ação simbólica", que irá trazer para a Rússia "terror ilimitado" não apenas no Cáucaso do Norte, mas "em todo o território do país."

Os siloviki estão "provocando muçulmanos [na Rússia] com as repressões que não têm justificação, mas eles vão desaparecer das ruas quando se tornará perigoso e o orçamento entra em colapso."
Então, Sokolov diz, as pessoas vão decidir formar "destacamentos de auto-defesa", levando a "massacres e possivelmente guerra,  civil."

Os conflitos internos e atos de terrorismo a Rússia tem enfrentado até agora, Sokolov diz, são uma coisa.
Mas quando a guerra começa, "tudo muda - o terrorismo, divisões e oposição pode mudar de ser simulacros de um animal horrível em uma guerra civil", como se pode ver se olharmos para o que aconteceu na Rússia, na primeira parte do século 20 ou na Ucrânia, mais recentemente.

Uma fonte de quadros para esses conflitos são aqueles que lutaram na Donbas; outro, e mais uma generalizado são muçulmanos de toda a Rússia que passaram para a Síria para lutar pelo Estado islâmico, diz o estudioso de Moscovo.
(Ele cita figuras de várias repúblicas.)
Quando eles retornam como o retorno que eles vão, eles vão procurar estender a sua influência em casa.

Se e quando isso acontece, ele sugere, o tipo de terrorismo de Moscovo tem enfrentado até agora será "transformado em uma verdadeira guerra civil" que seus participantes vão tratar como um negócio sério em vez de algo menos e ser baseado no controlo ISIS de grande fluxos de receitas provenientes da venda de matérias-primas como o petróleo.

Nesse caso, ele implica, o de Moscovo  tem utilizado até agora será claramente insuficiente para garantir que ele vai ser capaz de manter a situação sob controlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário