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quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Não há "estado cristão". Mas atrás dele, talvez, o FSB "Medusa" descobriu de onde vieram os radicais ortodoxos e o que eles pensam no ROC

Histórias
Meduza
13:47, 20 de setembro de 2017
Participantes da manifestação do movimento ortodoxo "Quarenta soroks" para a construção do templo no parque "Torfianka", 13 de fevereiro de 2016

20 de setembro, o Ministério do Interior anunciou a detenção de várias pessoas por suspeita de envolvimento no incêndio de carros perto do escritório de Konstantin Dobrynin, advogado do diretor do filme "Matilda" Alexei Uchitel. Pouco depois, ficou sabendo que os detidos também confessaram ameaças telefônicas ao cinema, que mostravam "Matilda". No mesmo caso, Alexander Kalinin, líder da organização cristã ortodoxa, Christian Orthodox, morando em Lipetsk, foi levado à polícia na semana passada e disse que as evacuações em centros comerciais, escolas e outros edifícios em todo o país também estão conectadas com Matilda . "Medusa" fala sobre o que o "estado cristão" realmente é - e como a história dos fundamentalistas ortodoxos não ortodoxos na Rússia se desenvolveu.

Da "Frente Antiputin" ao "Estado cristão"

Pouco se sabe sobre as atividades da organização do Estado cristão - Rússia santa. 
No início de 2017, ela enviou mais de uma centena de cartas para cinemas russos ameaçando atear fogo aos cinemas, se mostrarem o filme "Matilda" de Alexei Uchitel. 
Em setembro, a situação se repetiu - foram as cartas com ameaças de "HG" que se referiam ao representante da rede unida de cinemas "Cinema Park" e "Formula of Cinema" de Alexander Artamonov, explicando a decisão de não mostrar "Matilda". 
Ao mesmo tempo, a organização não assumiu a responsabilidade pela alegada queima do estúdio e carros Alexei Uchitel perto do escritório de Moscovo do advogado Konstantin Dobrynin, supostamente conectado com Matilda. 
O líder de "HG" Alexander Kalinin também afirmou que é com a Matilda que as evacuações estão conectadas em shopping centers, escolas e outros edifícios e espaços em toda a Rússia; no entanto, neste caso, Kalinin também afirmou que alguns "apoiantes da luta contra a imprudência e a imoralidade" estão envolvidos nisso, mas não membros da "HG". O status processual de Kalinin em caso criminal envolvendo o incêndio de máquinas é desconhecido no momento da publicação do material; presume-se que um caso de extremismo possa ser iniciado contra ele.

Em suas entrevistas, representantes do "Estado cristão" afirmam que a organização é composta por mais de 300 pessoas, e existe de uma forma ou outra desde 2010. 
No site de "HG", que deixou de funcionar em 14 de setembro, foi apontado que os ramos regionais da organização existem em 13 cidades da Rússia, incluindo, por exemplo, Ussuriisk e Diveevo; o contador do número de participantes do "HG" mostrou que no movimento já existem quase cinco mil pessoas.

Não há evidências de que o "Estado cristão" tenha apoiantes e agências regionais, mas não existe. 
Uma entidade legal com um nome similar ou similar não está registada na Rússia. 
A principal fonte de informações sobre a HG no momento é a conta de Alexander Kalinin em VKontakte; não existe um "Estado cristão" público separado na rede social. 
Em Kalinin, um pouco mais de cinco mil amigos; foi assinado para muitos públicos conservadores ou ortodoxos - das páginas de Nikita Mikhalkov e Fyodor Dostoevsky para a comunidade de "Cruz ou pão".

De acordo com a sua conta no "VKontakte", Alexander Kalinin tem 33 anos de idade; Agora, pode ser julgado, ele vive em Lipetsk, para onde se mudou a partir de Norilsk há vários anos. 
Sua esposa, Marina, está envolvida em negócios: no final de 2010, pouco depois de seu casamento com Kalinin, ela se registou como empreendedor individual em seu nativo Norilsk; de acordo com o Cadastro Único Estado de Pessoas Jurídicas, Kalinin foi envolvida no fornecimento de alimentos. 
Seis meses depois, o IP de Kalinina cessou suas atividades e, em 2013, foi nomeado Diretor Geral do Lipetsk Pension Insurance Centre (CSP, em agosto de 2017, a organização foi removida do cadastro). 
Como o único telefone de contato do CPC, o celular Kalinin foi indicado.

Sobre Kalinin é conhecido e ainda menos. 
Em meados de setembro de 2017, ele apagou todos os seus entradas no VKontakte e seu canal no YouTube. 
Tanto quanto podemos julgar, ele começou a espalhar vídeos para o YouTube em 2013; no primeiro deles, de acordo com a "Life", o futuro líder do "HG" disse que ele descobriu a religião depois de experimentar uma morte clínica. 
(Após a publicação da entrevista de Kalinin, ele mesmo deixou de responder às chamadas do correspondente da Medusa).

O fato de que a história de "HG" começou com a morte clínica de Kalinin, disse Myron Kravchenko - a segunda pessoa que deu comentários à mídia em nome da organização. No site oficial de "HG", ele é designado como "chefe do departamento para a interação com a mídia" (Kalinin também o chamou de "a cabeça de" HG "para a região central"). 
Na década de 2000, Kravchenko liderou o departamento de propaganda da organização nacionalista "União Nacional Russa" (RONS, reconhecido como extremista e banido na Rússia); nesta função, ele, em particular, em Maio de 2006, deu comentários para Kommersant após os ataques de ativistas RONS em festas gay em Moscovo.

De acordo com a informação biográfica no site "ArtPolitInfo", como publicista Kravchenko colaborou, por exemplo, com as revistas "Bear" e Penthouse. 
Alega-se que em 2004 ele se juntou à União de Bannerbearers ortodoxos (os representantes da organização não atender chamadas a partir Medusa) e 2007-2012 ele estava no ramo Sergiev Posad do Exército Central cossaco; em particular, "versal e editado o jornal do exército". Pavlo Turukhin, ataman do ramo Sergiev Posad, duas vezes, em 2007 e em 2016, iniciou casos criminais por acusação de criar uma sociedade extremista e incitar o ódio nacional; em seu "VKontakte" muitos posts contra o filme "Matilda". Turukhin não respondeu as questões da Medusa.

Myron Kravchenko

No início de 2010, Kravchenko tentou organizar forças nacionalistas com base na célula Murmansk do partido "Grande Rússia", e mais tarde "engajados em negócios". 
Presidente da "Grande Rússia" Andrei Saveliev disse à Medusa que Kravchenko realmente trabalhou como coordenador no ramo Murmansk do partido. 
"Ele não foi aceite na festa, porque ele não cumpriu seus deveres e desapareceu sem deixar rastro, cortando todos os contatos", disse Saveliev. 
Ele estava envolvido em suas "tentativas" não mais de dois ou três meses. 
O resultado foi próximo de zero. "

Em meados de 2010, após a mudança de poder na Ucrânia, Miron Kravchenko mudou-se para Kiev, onde, de acordo com o mesmo "ArtPolitInfo", foi coordenador do "Russian Emigrant Club" e "plataforma de discussão" Russian Club in Ukraine 
"Em particular, em julho de 2015, Kravchenko participou da conferência fundadora da" Frente de Informação Anti-Putin ", na qual ele declarou que as" forças de ocupação "na Ucrânia não deveriam estar associadas aos russos, porque joga o" cartão favorito [de Putin] "-" mapa da Russofobia na Ucrânia ". 
Em agosto de 2015, os ativistas da Frente realizaram um" pequeno piquete "em frente à embaixada do Azerbaijão em Kiev, exigindo a libertação de prisioneiros políticos azerbaijanos.

O politólogo ucraniano Sergei Parkhomenko disse à Medusa que conheceu Kravchenko no outono de 2014 na conferência "Kuban é Ucrânia", onde o destino da população ucraniana do Kuban foi discutido. 
Depois disso, Parkhomenko cruzou várias vezes com Kravchenko - em particular, nas reuniões da "Frente de Informações Antiputin". 
"Myron fez coisas positivas nas mídias e nas redes sociais, o dissuadiu de participar da guerra, contra as idéias do" mundo russo ", disse o cientista político.

Segundo ele, Kravchenko flutuava constantemente entre idéias ultra-direita e cristianismo radical. 
Não encontrando um emprego em Kiev e não tendo recebido o estatuto de refugiado na Ucrânia, no final de 2015 ele foi morar na Bielorrússia. 
Em 2016, Kravchenko escreveu para Parkhomenko que ele se juntou à luta do cristianismo contra a conspiração judia mundial. 
"Os caras serão presos em algum momento, Putin vai dizer que ele ganhou todos, e [o deputado da Duma do Estado] Poklonskaya será nomeado chefe do monarquista", afirmou Parkhomenko, o destino do "estado cristão".

Em algum momento depois de deixar a Ucrânia, Kravchenko voltou para a Rússia.
De acordo com a USRMS, Miron Kravchenko foi o proprietário e diretor geral da empresa Lipetsk "Mobile Technologies" LLC, que existiu de outubro de 2015 a julho de 2017 e indicou no registro vários tipos de serviços - desde impressão de jornais até perfuração exploratória.
O contato com a empresa foi oferecido tudo no mesmo número de celular de Alexander Kalinin.

Myron Kravchenko não respondeu as chamadas da Medusa.

O site "HG" e outros dois "líderes" da organização estão indicados.
Um deles é "o chefe do departamento de educação espiritual, moral e patriótica" Nikolai Fomin; seu número de telefone, mostrado no site "HG", coincide com o número que Kalinin aponta para "VKontakte" como seu pessoal.
Um homem chamado Nikolai Fomin está em amigos com Alexander Kalinin; ele não respondeu as questões da Medusa.

Outro chefe declarado de "HG" - "chefe do departamento de coordenação e controle de escritórios regionais" Yuri Lomov.
Não há tal pessoa em amigos com Kalinin; o número de telefone de Lomov, indicado no site "HG", também pertence a Kalinin.

Um estado de duas pessoas

18 de setembro de 2017 em "Medusa" apelou Vasily Kryukov, nacionalista da "União Nacional Russa", escapou da Rússia para a Alemanha depois de ser perseguido nos termos do artigo 282 do Código Penal.
Kryukov trabalhou como deputado em Izhevsk, estava na organização de fãs de todos os russos e depois dos pogroms na Manezhnaya Square em 2010, disse ele, se encontrou com outros fãs com Vladimir Putin (apenas por falar em uma manifestação em memória do fã Spartak Yegor Sviridov, cujo assassinato em que incorram um pogrom, Kryukov ia julgar).

Kryukov confirma: no "estado cristão" há apenas duas pessoas - Kalinin e Kravchenko. Ambos são seus velhos conhecidos, com quem se comunicou nos círculos nacionalistas; Kravchenko, ele chama um amigo, com ele se cruzaram em RONS, e em Kiev (de acordo com Kryukov, Kravchenko é um cidadão da Ucrânia). 
Com Kalinin, Kryukov falou várias vezes pelo telefone.

Kravchenko chamou Kryukov para se juntar ao "estado cristão" no início de 2017.
De acordo com Kryukov, Kravchenko explicou que é necessário criar um estado ortodoxo em oposição ao "estado islâmico"; enquanto naquela época os objetivos de "HG" foram declarados como "informações".

Kryukov afirma: Kravchenko disse-lhe que a organização era apoiada por "pessoas de alto escalão no Kremlin", sem especificar, no entanto, quem exatamente está fazendo isso.
Kryukov compara esta situação com a colaboração entre o ex-deputado da Duma, o ex-líder do movimento juvenil pró-Kremlin "Young Russia" Maxim Mishchenko e o criador do movimento da imagem russa, Ilya Goryachev, que em julho de 2015 recebeu prisão perpétua como criadora da "Organização de Combate de Nacionalistas Russos" responsável por uma série de assassinatos e ataques.
Ao mesmo tempo, em seu canal de YouTube, Kryukov espalhou a entrevista com Kravchenko, que durante a conversa disse que "definitivamente não temos ninguém no comando".
No mesmo vídeo Kravchenko disse que o "estado cristão" "está pronto para ir às medidas mais radicais, até a sua própria morte" na luta contra "Matilda".



Entrevista do líder do "Estado cristão" Alexander Kalinin, que ele deu a Vasily Kryukov

Em outro vídeo postado por Kryukov, o líder de KhI, Kalinin, conta como ele se familiarizou com o general da FSO quando foi à Catedral do Arcanjo no Kremlin até o túmulo de Ivan the Terrible.
Como Kalinin diz, no caminho, ele encontrou o microfone do canal "Rússia", telefonou para o canal e relatou a descoberta.
Meia hora depois, ele teria sido telefonado pelo operador do canal de TV.
Em gratidão, ele deu a Kalinin um álbum de fotos sobre o Kremlin com o logotipo do FSO na capa.
Depois disso, o líder de "HG", disse ele, chamou o pai do operador, que acabou por ser um "oficial alto" do FSO.
"Se você quer assistir aos serviços no Kremlin, ligue-me - vou escrever um passe", ele alegadamente disse a Kalinin.
"Depois disso, tivemos uma entrada nos serviços, mas não só - há também outros momentos interessantes", diz o líder do Estado cristão.

Kryukov acredita que o "Estado cristão" foi criado com o apoio do FSB, - no entanto, ele não apresentou nenhuma evidência de sua versão para a Meduz.

O presidente do partido da Grande Rússia, Andrei Saveliev, disse à Medusa que Kalinin era "uma antiga bandeira do FSB".
Um dos ex-agentes da FSB supostamente lhe contou sobre isso.
De acordo com Saveliev, em 2013, "HG" organizou um "ataque armado" na sede da "Grande Rússia" em Moscovo.
O ataque ocorreu depois que a festa descobriu a "toupeira" e decidiu excluí-la.
"Mole", diz Saveliev, veio à reunião sobre a exceção com ajuda.
"Um grupo de covardes que nos mostrou seus nódulos e traumas de bronze, mas arrastou-se de um par de facas.
O chefe do bastardo completo ["HG"], atrás dele - um trem inteiro de crimes cobertos pelas autoridades ", disse Saveliev.
De acordo com Saveliev, os ativistas de "HG" derrotaram as pessoas que tentaram proteger suas garagens da demolição em Moscovo e interromperam as conferências ortodoxas.
"Esta é uma organização de bandidos sob o teto da polícia ou o FSB, que executa um tipo diferente de trabalho sujo nas ordens de seus proprietários", disse Saveliev.
"Medusa" não conseguiu encontrar provas de um ataque no escritório da "Grande Rússia".

"Nem Myron nem Kalinin incendiaram tudo.
Tudo isso é feito por pessoas especialmente treinadas ", diz Kryukov. - Os serviços especiais por muito tempo podem parar a atividade desses" ativistas "- a partir do início formal do caso criminal e terminando com uma decisão informal sobre suas atividades.
"De acordo com ele, tudo isso é necessário" para a destruição da sociedade ":" Para demonizar as partes - que há supostamente "terroristas ortodoxos" que se opõem aos fãs de Bulat Okudzhava, a intelectualidade liberal.
O que vai acontecer à seguir?
Haverá excessos sangrentos. "

Sociedade "Memória", terror russo

A história pós-soviética dos movimentos ortodoxos fundamentalistas na Rússia começou, é claro, não do "estado cristão" - o primeiro deles já apareceu na década de 1980.
Como o filósofo e cientista político Konstantin Kostyuk apontou, o potencial do fundamentalismo nacionalista-religioso como uma força política notável tornou-se claro com o advento da sociedade "Memória", que surgiu da comissão no ramo de Moscovo da Sociedade para Preservação dos Monumentos.
A morte dos monumentos "Memória" da cultura russa culpou os "agentes sionistas e os maçons" e sua principal ideologia do antisemitismo era mais do que uma religião - mas, no futuro, da "Memória" se desenrolava com uma dúzia de organizações patriotas nacionais .
Muitos deles se concentraram na ortodoxia, bem como em todo o mesmo anti-semitismo e monarquismo, que às vezes se adiantaram com o amor por Stalin; o maior foi liderado por Dmitry Vasilyev, que afirmou que sua "Memória" tinha escritórios em 30 cidades (em Moscovo havia cerca de uma centena de pessoas).

Em 1990, Alexander Barkashov, nativo da Memória de Vasilyev, fundou a Unidade Nacional Russa.
Os participantes da RNE sempre se consideraram ortodoxos, mas, de acordo com Alexander Verkhovsky, em seu livro "Ortodoxia política", um componente religioso na ideologia do movimento não desempenhou um papel importante.
O programa da organização enfatizou que seus participantes professam "velhas formas de ortodoxia inerentes ao início da Idade Média".
A Igreja Ortodoxa Russa nunca se aproximou oficialmente da "Unidade Nacional Russa"; em 1994, um artigo crítico sobre o movimento Barkashov sob o título "A Santa Cruz ou a Swastika"? foi publicado na revista "Moscow eclesiastical herald".
É curioso que o próprio Barkashov, nos anos 2000, tenha feito votos monásticos na "Igreja verdadeira ortodoxa" não canónica e, em 2009, apelou ao ROC com um apelo para abandonar a eleição do Patriarca Cyril e apoiar o atual governo secular.

O sacerdote ortodoxo consagra a bandeira da "Unidade Nacional Russa", 22 de agosto de 1998

Na década de 1990, um grande número de organizações nacionalistas surgiram na Rússia, identificando-se de várias maneiras com a Ortodoxia, o estudo de Kostyuk cita inúmeros nomes, de odiosos ("Ortodoxia ou Morte", "Black Hundred") a mais ou menos convencionais (" União dos Cidadãos Ortodoxos "," Comitê Público para o Renascimento Moral da Pátria ").
Combinaram o seu anti-ecumenismo, a rejeição de novas formas de vida pública para a Rússia, como a democracia, os direitos humanos ou as relações de mercado, bem como uma propensão à mitologia, por exemplo, à idéia de uma "conspiração Zhidomason" que destruiu a monarquia ortodoxa - o "estado da verdade".
No entanto, essas organizações não tiveram a influência política especial que procuraram.
"Tudo o que os fundamentalistas conseguiram foi possível apenas quando eles agiram na onda de maior participação das forças da igreja ou" patrióticas ", escreve Kostyuk.

Um exemplo deste tipo de onda é o movimento de massa contra a exibição do filme de Martin Scorsese "The Last Temptation of Christ", no qual o diretor interpretou livremente a história do evangelho.
O canal NTV iria mostrar isso em 1997, mas o filme teve que ser removido duas vezes do ar devido às numerosas ações dos ortodoxos e dos simpatizantes.
O conflito durou quase seis meses.
Reuniões ocorreram em diferentes cidades, incluindo uma manifestação perto de Ostankino que aconteceu no dia 9 de novembro.
Os movimentos ROC e extra-eclesiásticos se reuniram contra um inimigo comum: o show foi condenado pelo Santo Sínodo e pelo Patriarca Alexy II, bispos e sacerdotes pediram aos crentes que tirassem dinheiro da maioria dos bancos (esse banco, como o canal NTV, pertencia ao oligarca Vladimir Gusinsky), e a comunidade "Memória" ameaçou a equipe da NTV com violência física.

Outro episódio importante para os grupos fundamentalistas quase ortodoxos é a luta contra códigos de barras e TINs, que se desenrolou no final da década de 1990.
Entre os crentes, a crença de que os códigos de barras e os TINs são os selos do anticristo com o "número da besta" 666, previsto no Apocalipse, se espalhou entre os crentes.
Materiais de informação relevantes foram distribuídos nas paróquias em todo o país, RNE emitiu um folheto contra o TIN em um milhão de cópias, oferecendo para ser salvo através da união das fileiras do movimento.
Em março de 2000, o Patriarcado de Moscou anunciou oficialmente que o TIN não é o selo do Anticristo, e convidou os fiéis para "sóbrios", mas isso não interrompeu o movimento de protesto - até certo ponto, o preconceito contra o TIN ainda é preservado.

Na luta contra o TIN, os ativistas fundamentalistas não conseguiram persuadir a liderança da igreja, mas no mesmo período conseguiram uma vitória importante sobre outra questão controversa.
A canonização da família real pelo Conselho dos Bispos em 2000 tornou-se, na opinião dos pesquisadores, uma das conquistas mais importantes dos nacionalistas ortodoxos que, há muitos anos, tentaram obter os Romanov listados como santos.
Como Kostyuk escreve, essa canonização apelou para a nostalgia da era do estado ortodoxo, que foi destruída com o assassinato do rei ortodoxo.
(No conflito em torno de Matilda, a santidade de Nicholas II desempenha um papel especial: a deputada da Duma, Natalia Poklonskaya, que protesta ativamente contra o filme de Alexei Uchitel, foi associada à atual "tsaristas" que acreditam que o tsar seja a nova encarnação de Cristo, que redimiu os pecados humanos com a sua morte.)

Depois de 2000, entre os movimentos fundamentalistas ortodoxos há muito tempo, nada de novo aconteceu - nas palavras de Verkhovsky ", as mesmas pessoas mastigaram a mesma chiclete".
O historiador Nikolai Mitrokhin escreve que, após a canonização da família real, a liderança do ROC "iniciou manobras prolongadas destinadas a dividir a coligação fundamentalista e sedimentação de sua parte mais" sã "(digamos, em 2001, um dos sacerdotes mais radicais, O arcipreste Dmitry Smirnov, encabeçou o Departamento Sinodal de Interação com o Exército e as Agências de Aplicação da Lei).
Essas manobras, na opinião de Mitrokhin, geralmente eram bem-sucedidas.

Ortodoxia da batalha

Na opinião dos pesquisadores entrevistados pela Medusa, um novo surgimento do sentimento fundamentalista e a escalada da violência religiosa começaram em 2012, quando o julgamento de Pussy Riot estava em andamento e os relógios e apartamentos caros do patriarca Cyril foram amplamente discutidos na mídia .
Ao mesmo tempo, Verkhovsky observa que os grupos ortodoxos próximos (por exemplo, as pessoas que se chamam cossacos) freqüentemente recorreram a "violência limitada" - podiam derrotar a exposição ou vencer alguém, mas para não atrair muita atenção da aplicação da lei agências.

O mesmo ponto de partida - 2012 - chamou de fundador de um dos mais notáveis ​​e agressivos movimentos ortodoxos "Quarenta Magpies" Andrei Kormukhin.
"Quando os ataques de informações sobre o patriarca começaram, houve um escândalo com Pussy Riot, ficou claro que era hora de os cristãos ortodoxos sair finalmente da cerca da igreja e defender sua fé", explicou em uma entrevista ao site Pravoslavie.ru.

Líder da "Santa Rússia" Ivan Otrakovsky na transmissão do arcipreste Dmitry Smirnov, outubro de 2012

Ao mesmo tempo, em 2012, a organização "Santa Rússia" apareceu no campo público (não deve ser confundida com o "Estado cristão - Rússia santa"), que prometeu em conexão com o caso de Pussy Riot para organizar "patrulhas ortodoxas "para proteger as igrejas.
No entanto, realmente essas patrulhas não apareceram.

A página do líder da "Santa Rússia" Ivan Otrakovsky em "VKontakte" e em 2017 parece ser uma espécie de exemplo de fundamentalismo ortodoxo, como ele descreveu, por exemplo, Kostyuk.
Os ícones da família real estão lado a lado com performances contra a "tolerância - a heresia viva dos nossos dias" e publica em apoio aos ativistas do movimento "vontade de Deus" fundado por Dmitry Ente, que derrotou em agosto de 2015 uma exposição de esculturas de Vadim Sidur, que, em sua opinião, ofendiam os sentimentos dos crentes.

O nível de violência nesta luta, de acordo com especialistas, só crescerá.
"Se as atividades de Enteo - era um vilão muito pequeno, agora estamos lidando com o próximo estágio", disse Verkhovsky.
Ele acredita que a "ortodoxia de combate" torna-se possível com a participação de "elementos do sentido nacionalista" - incluindo aqueles que lutaram no Donbass ou simplesmente radicalizados no contexto da guerra no leste da Ucrânia (como declarou o padre Alexander Pelin, banderas contra "Matilda" para a procissão em São Petersburgo em 12 de setembro portou "um grupo de pessoas que se chamavam" Milícia Popular de Donbass "").
Assim, após a proibição de RONS, da qual Miron Kravchenko saiu, a organização "Rússia será liberada por nossas forças" apareceu em seu lugar.
No seu site, os participantes se chamam nacionalistas ortodoxos russos e declaram que se opõem ao atual regime político, porque as autoridades "destruir o russo e a ortodoxia pervertida".

Ao mesmo tempo, como observa Verkhovsky, o surgimento de organizações como o "estado cristão" significa uma nova etapa no desenvolvimento da ortodoxia radical: o equilíbrio entre religião e nacionalismo agora supera o anterior.

Verão de 2015. Os partidários do fã de futebol Sorok Fort Ivan Katanayev, que se chama nacionalista russo, em uma manifestação para a construção de um templo no parque "Torfianka"

Medo de carros queimados

Tanto quanto podemos julgar, das organizações ortodoxas radicais, a Igreja Ortodoxa Russa apoia apenas "Quarenta e Quarenta".
Nos Fundamentos do Conceito Social da ROC, a violência é repetidamente condenada.
Em 12 de setembro de 2017, o chefe do Departamento de Sinodal para as Relações da Igreja com a Sociedade e os Meios de Comunicação, Vladimir Legoyda, condenou diretamente os atos de violência associados ao filme "Matilda", chamando aqueles que os comprometem "pseudo- radicais religiosos "cujas ações são" estranhas à visão de mundo de qualquer crente ".

O Lunkin romano religioso do Instituto da Europa da Academia Russa de Ciências acredita que, na liderança da igreja, não existe uma visão única do surgimento das tendências fundamentalistas em geral e da situação em torno de Matilda em particular.
Legoyd condena os fundamentalistas, e seu deputado Alexander Shchipkov, ao mesmo tempo, critica a posição de Vladimir Medinsky, que, por sua vez, critica os adversários do filme.

De acordo com Sergei Filatov, chefe do projeto "A Enciclopédia da Vida Religiosa Moderna da Rússia", o Patriarca Kirill tenta não falar sobre os casos em que vários tipos de ativistas ortodoxos estão mostrando agressão, porque, por um lado, ele quer fingir que isso não vale a atenção e, por outro lado, não quer provocar aversão entre algumas das facções da igreja interior.

No entanto, o patriarca de tempos em tempos comenta em casos de proteção agressiva de "valores ortodoxos" - não aprovando-os diretamente, mas também não condenando.
Em uma conversa com o coordenador do movimento "Quarenta e Quarenta", o patriarca Alexander Kormuhin mencionou os eventos no parque Moscovo "Torfianka", onde os ativistas do movimento se opuseram aos moradores locais protestando contra a construção do templo e a instalação do site de a Cruz.
"Neste caso, as ações relevantes de nossa parte devem ser fundamentadas", disse Kirill.
"Não podemos ir do lado daqueles que odiam a imagem da cruz do Senhor, especialmente porque a cruz está presente mesmo em nossos símbolos de estado, e seria errado desistir da cruz de Cristo para a censura".

Liturgia por ocasião do sexto aniversário da adesão do Patriarca Cyril ao cargo na Catedral de Cristo Salvador, 1º de fevereiro de 2015

Comentando a derrota da exposição de Vadim Sidur, o patriarca admitiu que é necessário protestar contra os insultos dos crentes, mas sugeriu concentrar a atenção não só nos "manifestantes", mas também naqueles que decidiram organizar tal Exposição no centro de Moscou.

Os especialistas entrevistados pela Medusa acreditam que as declarações dos representantes da Igreja oficial levaram em grande parte à radicalização dos grupos ortodoxos.
"Essas pessoas são criadas sob a influência da ala fundamentalista da Igreja Ortodoxa Russa", diz Alexander Verkhovsky.
Lunkin romano também argumenta que a retórica anti-liberal da Igreja Ortodoxa Russa evitou os sentimentos fundamentalistas que a igreja não pode mais controlar.
Concordo com colegas e Sergei Filatov.
Segundo ele, os representantes da Igreja Ortodoxa Russa elevaram os fundamentalistas, mas o terror e, em geral, as explosões de vilões não autorizadas têm medo, porque os próprios hierarcas são pessoas de um armazém burocrático.
"Eles [os hierarquios da Igreja] ficariam satisfeitos com manifestações pacíficas, piquetes, estandes de oração, cartas - todos apoiariam e se alegrariam", explica o especialista.
"E quando eles começaram a queimar carros - tenho certeza,

Alexander Borzenko, Alexander Gorbachev, Daniil Turovsky
Com a participação de Ivan Golunov

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