Powered By Blogger

domingo, 10 de setembro de 2017

A jornalista russa Latynina foge da Rússia depois dos ataques

Russia
10 de setembro de 2017 - 12:11 - Atualização: 18:24

A jornalista Yulia Latynina deixou a Rússia com sua família, depois de sofrer uma série de ataques intimidantes nos últimos meses.

Os atacantes lançaram um gás cheiroso em sua casa em julho, com oito pessoas, incluindo crianças, sofrendo como resultado, disse o jornalista.

E este mês, seu carro pegou fogo no que Latynina disse que era uma tentativa de assassinato.

“As pessoas que fizeram isso estão preparados para perdas humanas”, Latynina disse à estação de rádio liberal Ekho Moskvy neste sábado, acrescentando que era “muito assustador.”

Latynina, que é um crítico vocal do Kremlin, tem sido um alvo frequente de assédio, que ela tem culpa de uma atmosfera de hostilidade para com a oposição que tem sido activamente incentivada pelo Kremlin. 
No verão passado, ela teve um balde de fezes jogadas sobre ela em seu caminho para o trabalho.

"Eu deixei a Rússia em conexão com ameaças à minha vida", disse Latynina no Twitter, incluindo o hashtag "Putin".

Latynina disse que seus pais também deixaram o país.

Ela tem uma coluna no jornal Novaya Gazeta, e seu programa semanal "Kod Dostupa" está entre os mais ouvidos no Ekho Moskvy. 
Ela também é um ex-colunista Moscow Times.

Na sexta-feira, recebeu o prémio "Kamerton" pela defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa pela União Russa do Jornalismo. 
O prémio foi fundado em 2013 em homenagem à jornalista de investigação e crítica do Kremlin Anna Politkovskaya, que foi morta a tiro em seu prédio de apartamentos em 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário