Powered By Blogger

domingo, 15 de outubro de 2017

Os protagonistas da eleição austríaca

POLÍTICOS
REUTERS 15 de Outubro de 2017, 7:40
Debate televisivo com os líderes dos maiores partidos

SEBASTIAN KURZ, Partido Popular (ÖVP)
O ministro dos Negócios Estrangeiros, de 31 anos, espera levar o seu partido, conservador, à vitória. 
Comprometeu-se a conversar com todos os partidos após as eleições. 
Fez campanha com a promessa de acabar com os velhos compromissos das coligações ao centro, sugerindo que poderia juntar ao Partido da Liberdade (FPÖ, de extrema-direita). Mas avisou que poderia haver mudanças nos social-democratas, o que poderia levar a um restabelecimento da actual coligação de governo – tem elogiado repetidamente o ministro da Defesa, o social-democrata Hans-Peter Doskozil.

CHRISTIAN KERN, Social-Democratas (SPÖ)
Chanceler há menos de 18 meses, é um governante em apuros e um mau resultado nestas eleições pode fazê-lo perder o cargo. 
O seu partido está envolvido numa tentativa de denegrir Kurz. Kern e Kurz desprezam-se mutuamente. 
Tem tido alguns debates cordiais com Heinz-Christian Strache, líder do FPÖ, mas sublinha que os dois partidos “vivem em mundos diferentes”.
Christian Kern, um chanceler em apuros

HANS PETER DOSKOZIL, SPÖ
Tornou-se famoso em 2015, como chefe de polícia da província austríaca que teve o maior afluxo de refugiados do Médio Oriente. 
Rapidamente foi nomeado ministro da Defesa e tornou-se o porta-voz do seu partido, os sociais-democratas, para as questões da imigração. 
Doskozil tem assumido posições duras, privilegiando a segurança das fronteiras, o que levou a um conflito com a vizinha Itália mas ganhou pontos com Strache e com Kurz. 
Na sua província de Burgenland, a FPÖ e SPÖ governam juntos, a nível regional. 
Seria um candidato forte para assumir a presidência dos sociais-democratas, se Kern fosse obrigado a afastar-se – embora provavelmente tivesse a oposição da ala mais à esquerda do partido. 

HEINZ-CHRISTIAN STRACHE, Partido da Liberdade, FPÖ
O líder do Partido da Liberdade, de extrema-direita, há mais de uma década, tem uma posição privilegiada nestas eleições, em que pode acabar por ser a peça-chave de uma nova coligação. 
Este político veterano, que quer muito ser vice-chanceler, elogiou Kern, por se mostrar mais aberto a negociar com a FPÖ e conduziu uma campanha em que mantém todas as opções em aberto: critica a imigração, mas apela também à “justiça social”, um tema central para o centro esquerda
Stracher ambiciona ser vice-chanceler

ALEXANDER VAN DER BELLEN, Presidente
Ex-líder dos Verdes, ganhou uma eleição renhida e a sua repetição (devido a irregularidades) contra o FPÖ e disse que faria tudo para evitar que Strache se tornasse chanceler. 
Voltou entretanto atrás, dizendo que apenas queria que o Governo fosse pró-Europeu. Como chefe de Estado tem o poder de demitir e nomear governos, e no passado os Presidentes desempenharam um papel crucial na formação de coligações.

Sem comentários:

Enviar um comentário