Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Na Rússia, os governadores são novamente demitidos massivamente. Por que isso está acontecendo agora e por qual princípio?

Histórias
Meduza
13:44, 27 de setembro de 2017
O presidente russo Vladimir Putin e o governador interino da região de Samara, Nikolai Merkushkin. 21 de julho de 2014

Na Rússia, dois governadores foram demitidos em dois dias, mais dois já anunciaram sua próxima demissão. 
No total, como seria de esperar, em poucos dias, a liderança pode mudar em dez regiões. 
"Medusa", responde as principais perguntas que surgem com tais permutações em larga escala.

Por que a renúncia começou agora?

O primeiro governador demitido - o chefe da região de Samara Nikolai Merkushkin (formalmente deixou a seu pedido) - disse que não associa sua demissão com suas atividades, mas vê neste início a tendência de rejuvenescimento (a cabeça extravertida Daguestão, Ramazan Abdulatipov, chamou o mesmo processo de "jardinagem"),. 
Isso confirma a versão da fonte próxima ao Kremlin, RBC, que imediatamente após um único dia de votação em 10 de setembro de 2017, disse que as eleições foram bem-sucedidas e há um pedido de renovação do corpo do governador.

Fontes nota Kommersant que a atualização foi decidido começar tão cedo quanto possível, de modo que os novos governadores tiveram tempo para se preparar para o início da campanha presidencial em dezembro; o chefe do país será eleito em 2018.

Eles estão a demitir apenas governadores que mostraram um resultado "ruim" nas eleições?

Não. 
Oficialmente, apenas os governadores das regiões Samara e Nizhny Novgorod foram demitidos, não houve eleições regionais em 2017. 
No ano anterior, nas eleições da Duma do Estado, em ambas as regiões, a "Rússia Unida" mostrou um bom resultado - 50,8 e 58,2%, respectivamente (em toda a Rússia "ER" ganhou 54,2%). 
Mesmo o Ramadan Abdulatipov, que dirige o Daguestão, onde Ramishan quase 89% - o segundo resultado no país após a Chechênia, anunciou a demissão antecipada. Abdulatipov disse que estava saindo porque "a idade tinha chegado."

Então, eles apenas mudam os antigos governadores para os jovens?

Nem sempre. 
Fontes de Kommersant anunciaram a renúncia de governadores em dez regiões. 
Apenas metade deles (os governos Dagestan, Nizhny Novgorod, Novosibirsk, Samara Regions, Krasnoyarsk e Altai) estão entre os dez líderes mais antigos das regiões russas. O chefe dos Nenets Autónomo Okrug Igor Kosin, que também se espera se aposentar, tem apenas 43 anos - ele é ainda mais novo do que Dmitry Azarov, que acabou de ser nomeado e cerca de governador da região de Samara.

E quem vem para substituir? Casting novamente?

Não. 
Até agora, ambos os presidentes nomeados pelo presidente são jovens "recém-chegados". A região de Samara será dirigida por Dmitry Azarov, que será o prefeito de Samara para quatro anos; Nizhny Novgorod - Gleb Nikitin, primeiro vice-chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa. 
Ambos são membros da reserva presidencial.

Quem designará em vez de declarar a renúncia do Abdulatipov ou o governador de saída do Território Krasnoyarsk, Viktor Tolokonsky, ainda é desconhecida. 
De acordo com Kommersant, Tolokonsky será substituído pelo ex-vice-governador do Território de Krasnoyarsk e ex-vice-governador da região de Irkutsk, Sergei Sokol, que agora dirige o conselho de administração do complexo da indústria de defesa Oboronprom.

As "semanas do governador" serão agora realizadas continuamente?

Isso é desconhecido. 
Anteriormente, o presidente Vladimir Putin enviou governadores a renunciar, quer como atingiu o prazo, ou todos de uma vez - quando era necessário para se preparar para as eleições. 
Em maio de 2014 novamente, no mesmo dia foi prematuramente enviado a renunciar imediatamente para a reeleição de cinco governadores. 
A mesma estratégia - a demissão de um pacote em um dia - foi aplicado até o final de 2016. 
Mas, em seguida, o presidente começou a realizar deslocamentos com ondas, que já aconteceram duas, no inverno e na primavera de 2017; a onda atual é a terceira.

Sem comentários:

Enviar um comentário