Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pavel Sheremet Memória Ekaterina Gordeeva - um dos mais famosos jornalistas na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia

Meduza
11:15, 20 de julho de 2016
Na manhã do dia 20 de julho em Kiev, mataram o jornalista Pavel Sheremet: desconhecido explodiu um carro em que ele estava, na esquina da Bohdan Khmelnytsky e Ivan Franko. Sheremet era famoso na década de 1990 como correspondente do canal de televisão ORT (primeiro canal posteriormente) na Bielorrússia; no final da década ele estava "Time", principal programa de informação do país. Desde 2000 Sheremet estava filmando documentários, e em 2008 saiu o primeiro canal de censura. Nos últimos cinco anos, a vida jornalista e trabalhar na Ucrânia - no jornal "Verdade Ucraniana "; e também participou da atividade "bielorrussa partidária" do seu site. correspondente especial "Medusa" Katerina Gordeeva lembra o que era Pavel Sheremet.

Ele coisa mais importante sobre Pasha - é o seu sorriso largo. 
E risos. 
Sheremet foi capaz de rir tão alto, tão despreocupado e contagiante, como parece ser capaz de rir só as crianças e os adultos raros cuja consciência está limpa.

"Como você está, Pash?" - Nós perguntamos aos homens Sheremet quase imediatamente depois que ele deixou o primeiro canal em 2008. 
"Como um piloto abatido 
Mas é muito feliz:. Não precisa ligar a boca porque você tem medo de não receber um salário", - disse ele , sorridente.

Biografia Pavel Sheremet - esta é definitivamente a história de toda uma geração de jornalistas russos que perderam seus empregos devido à força maior e fidelidade crenças. Ao contrário de muitos Pasha sabia como cada vez que após cada dolorosa demissão e revive com força redobrada para se envolver em um novo projeto. 
E assim fazer o seu trabalho da melhor maneira possível as pessoas só infinitamente dedicadas à profissão.

Esta profissão em si Pavel Sheremet ensinou jovens nas regiões russas, atraídos para o ensino de seus ex-colegas e concorrentes para superar qualquer ceticismo própria convicção inabalável de que será necessário um dia todas essas habilidades jornalísticas e na procura: na Rússia e no Cazaquistão, Belarus e na Ucrânia.

Vá atrás dele na platéia foi um teste. 
Conferencista Pavel Sheremet foi como três vezes, cada vez mais alto grandes, barulhentos e jornalista convincente Pavel Sheremet. 
Os alunos parecem ter estado dispostos a ouvi-lo sozinho por horas. 
Seus master classes Pasha muitas vezes acabou por dizer que "um verdadeiro jornalista - um que ninguém conveniente;. E ninguém gosta" 
Neste ponto, sempre achei que ele estava falando sobre si mesmo.

Pessoas, indiferentes à Sheremet, e na profissão, e não estêve ao redor. 
Alguns adorei, alguns odiaram. 
Alguém viu tudo o que faz Sheremet, avareza; alguém percebeu que ele é sincero mesmo em seu mais profundo erro.

Pavel Sheremet no julgamento sob a acusação de atravessar ilegalmente as fronteiras do grupo Belarus. Ašmiany, região de Grodno, 1997 Foto: Victor Talochka / TASS

Sheremet entrou jornalismo pela economia (o diploma dedicado a empresas offshore, primeiro emprego - departamento de câmbio do banco) e por um tempo trabalhou como um consultor econômico para jornalistas bielorrussos. 
Em seguida, ele estava envolvido em jornalismo: editor chefe do jornal, correspondente da televisão pública russa. 
Seu relatório explosivo que entre a Bielorrússia e a Lituânia praticamente sem fronteiras guardadas, custou-lhe a liberdade (três meses de prisão) e deportação. 
Nem o Sheremet não estiver quebrado. 
Na prisão, ele disse em voz baixa e sem tensão; forçado abandonar a pátria amada e tinha pena. 
Até o último dia: destituído da cidadania bielorrussa 2010 (por razões formais - ele também tinha um passaporte russo), Sheremet escreveu sobre o que está acontecendo na Bielorrússia, em seu site "bielorrussa Partisan". 
Ele sempre parecia ao telefone: ".. Olá, este é os partidários da Bielorrússia Pavel Sheremet. Não é o caso" 
Sempre me pareceu que este homem tanta energia e tão grandes planos que qualquer acordo para ele em seu ombro

Seja qual for a sua concepção como pelo menos um pouco para tomar parte também porque Sheremet - grande jornalista do canal principal do país e Sheremet, os desempregados, as "calças de apoio" freelancer, eram indistinguíveis - comunicando forma a amplitude de um sorriso e de crença irremovível que, na luta final, o bem vencerá o mal.

Duas vezes - na Bielorrússia e na Rússia - privados da oportunidade de trabalhar na profissão, Pasha disse muitas vezes, que se sente bem, livremente e em segurança em Kiev, que veio pela primeira vez para trabalhar "marcado pelo relógio", e, em seguida, mudou-se permanentemente e até aprendeu a língua ucraniana.

"O país [Ucrânia] mudou e vai mudar ainda mais" - ele escreveu em uma de suas últimas mensagens no Facebook. 
Sentiu Sheremet novamente e novamente fascinado por todas as velas corre em um futuro brilhante, acreditando nos jovens do partido ucraniano "Aliança Democrática", trabalhando no jornal Verdade Ucraniana, rádio e televisão local, estabelecendo uma outra escola de jornalismo.

Pavel Sheremet no funeral de seu amigo Boris Nemtsov
Foto: Denis Sinyakov / "Medusa"

A última vez em público na Rússia Pasha apareceu no dia do funeral de seu amigo, um político da oposição Boris Nemtsov - ele realizou um serviço memorial.
O canal de TV "Rain" naquele dia mostra o mais recente trabalho de televisão Sheremet na Rússia - um filme dedicado ao 50º aniversário da Nemtsov.
O fato de que eles eram amigos, não foi surpreendente: afinal, eles eram realmente gostavam.

Após o assassinato de Nemtsov Pasha, muitas vezes ele disse que rompeu o último fio de ligação com a Rússia, com Moscovo.
Dizem até que não mais viria - mas veio assim mesmo.
Ele explica: "Eu não posso se habituar à ideia de que eu não me importo."

Pavel Sheremet amou companhia alegre, vodka e piadas obscenas. E bastante infantilmente eu acreditava que o mundo pode ser mudado para melhor, se você falar a verdade.

Ekaterina Gordeeva
Riga



Sem comentários:

Enviar um comentário