Powered By Blogger

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ELEIÇÕES: É oficial. Grécia vai mesmo a votos

SYRIZA:  Alwexis Tsipras, líder do partido que segue à frente nas sondagens, à entrada para o Paralamento
PANAGIOTOU/EPA
29 de dezembro de 2014
Os deputados voltaram a rejeitar o candidato a Presidente da coligação governamental na terceira e última ronda. Seguem-se eleições antecipadas, com o partido de esquerda radical Syriza à frente nas sondagens.

Os números voltaram a ser os mesmos de há uma semana: 168-132.
Ou seja, foram apenas 168 os deputados a aprovar Stavros Dimas, o ex-comissário europeu e candidato a Presidente proposto pelo Governo da Nova Democracia (ND), em vez dos 180 necessários, o que levará o país a eleições antecipadas.

Segundo a lei grega, o Parlamento deve agora ser dissolvido e novas eleições convocadas no prazo de 10 dias.
As datas mais prováveis são as de 23 de janeiro ou 1 de fevereiro, com a “Associated Press” a avançar que o primeiro-ministro Antonis Samaras optou pela primeira data.

O correspondente do “Daily Telegraph” em Bruxelas, Bruno Waterfield, realça na sua conta de Twitter que os líderes da União Europeia têm uma reunião marcada para 12 de fevereiro e um encontro do Eurogrupo está agendado para dia 16 desse mês.
O programa de ajustamento grego termina no fim de fevereiro, o que significa que o novo Governo terá muito pouco tempo para preparar essa situação e discutir a entrada ou não do país num programa cautelar ou noutro tipo de apoio.

Samaras, da ND, tem assim uma tarefa complicada pela frente.
Ao contrário do que esperava, o seu candidato não foi aprovado pelo Parlamento e o seu partido terá de ir a eleições legislativas.

À frente nas sondagens está o Syriza, partido de esquerda anti-austeridade que defende a renegociação da dívida, com 3,3% de avanço - embora a vantagem de que dispõe já tenha sido maior.
À saída do Parlamento, o líder do Syriza Alexis Tsipras classificou o dia desta votação como "histórico" e declarou que "o futuro já começou" para os gregos.

A possibilidade de eleições já tinha feito os juros da dívida grega disparar.
A bolsa de Atenas desceu depois de ser conhecido o resultado da votação.
Na sequência deste anúncio de eleições antecipadas, o Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou que irá suspender a ajuda financeira à Grécia até estar formado um novo Governo.
“Negociações com as autoridades gregas sobre a sexta tranche do programa de ajuda só vão ser concluídas após a tomada de posse do novo Governo”, disse em Washington o porta-voz do FMI, Gerry Rice.

Sem comentários:

Enviar um comentário