Powered By Blogger

sábado, 27 de janeiro de 2018

Venezuela: Onde se encontram as drogas e a diplomacia

STRATFOR Avaliações
                              Venezuela
                              17 de fevereiro de 2017 | 22:02 GMT


Resumo

Os Estados Unidos parecem determinados a tomar uma linha mais difícil na Venezuela.
Em 15 de fevereiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou o governo venezuelano a libertar Leopoldo López, um político da oposição venezuelana preso desde fevereiro de 2014.
Trump realizou uma reunião no mesmo dia com a esposa de López, Lilian Tintori e Senador dos EUA.
Marco Rubio.
Enquanto isso, surgiram pistas de que os Estados Unidos logo mudarão as novas sanções contra o governo venezuelano para o envolvimento dos funcionários em atividades criminosas.
Mas a Venezuela não aceitará medidas mais punitivas contra seus políticos sem uma luta.

O número de figuras venezuelanas proeminentes que foram acusadas de atos ilícitos está crescendo cada vez mais.
Em 13 de fevereiro, Washington acrescentou o vice-presidente Tareck El Aissami à sua lista de supostos traficantes de drogas.
Os cidadãos e entidades nacionais sujeitos à jurisdição dos Estados Unidos estão agora proibidos de fazer negócios com El Aissami e seu suspeito de negócios, Samaré, José López Bello.
El Aissami não é o primeiro funcionário venezuelano a encontrar-se na lista de "cidadãos especialmente designados" mantidos pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (alojado no Departamento do Tesouro dos EUA).
O ex-presidente do Libertador, Freddy Bernal, o ex-ministro do Interior, Ramon Rodríguez Chacin, e o ex-chefe de inteligência militar Hugo Carvajal também estão presentes.

Venezuela não vai ter a amabilidade de novas sanções norte-americanas contra essas figuras ou os seus pares.
Em vez disso, elite entrincheirada do país vai fileiras provavelmente perto de proteger suas próprias posições de poder, especialmente à medida que lutam para enfrentar os desafios internos urgentes pela frente.
A economia da Venezuela está à beira do colapso, estima-se que a inflação alcance 400 por cento este ano, a produção de petróleo está em declínio e o país corre o risco de incumprimento da sua dívida.
Combinados, esses perigos ameaçam provocar enorme agitação social, desestabilizando ainda mais o país já volátil.

Ainda assim, a capacidade do governo de se unir diante de novas sanções depende em grande parte da quantidade de pressão que os Estados Unidos escolhem aplicar.
Por exemplo, novas sanções podem ser direcionadas ao Petroleos de Venezuela (PDVSA), o petrolífero estatal venezuelano, limitando a capacidade das empresas americanas de fazer negócios com a PDVSA ou o seu grupo de refinação, a Citgo.
Isso, por sua vez, representaria uma ameaça existencial para o governo venezuelano, que depende fortemente da PDVSA para a  sua renda.
Caso isso venha a acontecer, pode haver uma insatisfação suficiente na Venezuela para levar Caracas a repelir as demandas de Washington.

Laços Desmoronados

A orientação ideológica e a localização geográfica da Venezuela transformaram-se em uma dor de cabeça irritante para várias administrações dos EUA.
Enquanto estava no escritório de 1999 a 2012, o presidente venezuelano, Hugo Chavez, permitiu constantemente a expropriação dos ativos das firmas americanas, incluindo a infraestrutura de petróleo e gás natural, sem fornecer nenhuma compensação em contrapartida.
Para piorar as coisas, a Venezuela também atuou como um importante estado de trânsito para a cocaína colombiana indo para os Estados Unidos.

Por mais de uma década, algumas autoridades venezuelanas ainda facilitaram o tráfico de cocaína, um padrão que se tornou mais comum depois que Chávez terminou a maior parte da cooperação com o país Estados Unidos em 2005.
Agora, depois de anos no poder, alguns da elite política da Venezuela encontraram-se em uma posição vulnerável graças a denúncias de improbidade que podem submetê-los a jurisdição dos Estados Unidos.
Sob o ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Washington abriu uma série de investigações sobre esses funcionários, agudizando seu relacionamento com a Venezuela, mesmo quando seus laços com o aliado de Caracas, Cuba, melhoraram.
Figuras venezuelanas como El Aissami e o ex-presidente da Assembléia Nacional, Diosdado Cabello, foram submetidos a um minucioso escrutínio por acusações de tráfico de cocaína, enquanto a PDVSA tornou-se alvo de uma investigação sobre lavagem de dinheiro.
Os processos abertos durante a administração Obama poderá em breve produzir resultados sob Trump, e é certamente possível que mais líderes venezuelanos seniores serão indiciados ou ser vítimas de sanções nos próximos anos.
No entanto, o que não está claro é se Washington continuará a limitar suas sanções a políticos individuais ou a ampliá-las para direcionar as entidades responsáveis pela atividade criminosa, incluindo as empresas estatais da Venezuela.

Como Caracas vai responder

A administração em apuros da Venezuela se agarra ao poder, apesar da extrema inflação e da escassez de alimentos e suprimentos médicos que atormentaram o país por quase quatro anos.
Na maior parte, a sobrevivência do governo pode ser atribuída a três coisas: um forte aparelho de segurança, uma oposição dividida e um desejo compartilhado entre muitos políticos de usar cargos públicos para ganhos pessoais.

Para ter certeza, o governo venezuelano - embora flexível - continua dividido em facções claras.
Mas os poderosos políticos do país podem temporariamente ignorar suas diferenças diante de uma ameaça comum, incluindo uma administração mais agressiva na Casa Branca.
Sanções adicionais dos EUA e outras medidas punitivas contra certas pessoas, portanto, poderiam realmente juntar a classe dominante da Venezuela.
Por outro lado, se Washington impusesse sanções pesadas a empresas que gerassem uma parcela considerável do dinheiro do governo, daria maior pressão à população venezuelana em geral, apresentando uma ameaça muito real aos líderes em Caracas.
A perspectiva de sanções significativas na PDVSA, por exemplo, pode estimular a Caracas a ceder à sua paralisação com a oposição e concordar em realizar eleições regionais com a esperança de persuadir Washington a não cumprir as medidas.

Tal como está, o poder político na Venezuela é distribuído entre sete facções:
aqueles leais ao presidente venezuelano Nicolas Maduro;
os "órfãos Chavistas" que eram leais a Chávez, mas não se incorporaram plenamente ao governo Maduro;
membros anteriores e atuais das forças armadas em cargos de poder;
membros civis do Partido Socialista Unido da Venezuela;
a facção "4 de fevereiro", que inclui oficiais militares que acompanharam Chávez em suas tentativas de golpe de 1992;
a Frente de Francisco de Miranda patrocinada por Cuba;
e funcionários não afiliados que freqüentemente servem como intermediários entre os grupos.
El Aissami, que não está vinculado a nenhuma facção, também parece estar tentando consolidar o poder suficiente para formar um grupo próprio.

Das facções existentes, os seguidores de Maduro mantêm a maioria dos ministérios (13).
Enquanto isso, a facção militar administra oito ministérios, em grande parte distribuídos entre oficiais aposentados.
Embora a facção de Maduro é um dos mais fortes no governo, o seu governo continua ainda depender da aquiescência de outros grupos, particularmente das forças armadas.
O bloco do presidente também parece cooperar em estreita colaboração com a Frente Francisco de Miranda, embora o último pareça ter perdido influência no governo desde que Maduro substituiu o vice-presidente Aristobulo Isturiz em janeiro.

Apesar dessas diferentes alianças, todas as facções políticas da Venezuela provavelmente se uniriam contra um inimigo comum.
Mas a sua coesão será posta à prova se os Estados Unidos adotarem medidas punitivas mais radicais ou se a agitação social se espalha em resposta ao aumento da inflação ou o padrão da dívida.
Caso Caracas ignore sua dívida, as importações venezuelanas caíram acentuadamente, provavelmente causando protestos generalizados em alguns meses.
Os esforços para conter a agitação podem então ampliar as fissuras dentro do governo, fazendo com que as críticas de Maduro se monitassem à medida que as opções das autoridades políticas diminuíam.

Se os Estados Unidos escolhem endurecer sua posição contra a Venezuela nos próximos meses, seu efeito sobre o comportamento de Caracas dependerá principalmente do resultado das investigações criminais em curso e dos tipos de sanções que podem ser impostas aos culpados.
A eficácia dessas sanções, por sua vez, dependerá de se os líderes venezuelanos se juntarem ou se os problemas domésticos, como inadimplência e agitação, conspirarem para distanciá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário