Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Para os EUA, Venezuela ferve em banho maria

STRATFOR Em Geopolítica
                              Reggie Thompson  - Analista da América Latina, Stratfor
                              9 de novembro de 2017 | 09:00 GMT


A grande crise econômica está se desenrolando no quintal dos Estados Unidos como recessão da Venezuela se estende em seu terceiro ano.
A nação sul-americana está agora com dificuldades.
O setor petrolífero do país diminuiu quase 13% como parte do produto interno bruto em 2016, e seu futuro imediato parece sombrio.
O governo do Partido Socialista Unido da Venezuela, enquanto isso, está mais preocupado em manter-se no poder do que com os problemas catastróficos enfrentados pelo povo.
Os líderes da Venezuela não querem entregar o poder em eleições livres porque não confiam em seus opositores políticos - seja em Washington ou em Caracas - para não tentar prendê-los em uma litania de acusações criminais.

Dia a dia, o país parece passar de um marco da miséria para outro, enquanto os analistas estrangeiros lutam para manter-se.

No entanto, os Estados Unidos provavelmente não tomarão ações diretas em breve para aliviar o sofrimento da população venezuelana.
Quando visto através da lente mais ampla da geopolítica, a crise que parece tão singularmente urgente na vida cotidiana recua para as margens de assuntos globais.
Além disso, afastar o governo do presidente Nicolas Maduro do poder em Caracas não está no interesse imediato de Washington.
Qualquer tentativa de alcançar esse fim viria com muitos inconvenientes, e qualquer mudança na administração do país vai ser o resultado de desenvolvimentos internos em vez de internacionais.

A diferença entre estratégica e importante

A Venezuela está localizada na margem mais ao sul de uma região de enorme importância estratégica, embora pequena e imediata, para os Estados Unidos.
A bacia do Caribe é vital para a segurança estratégica dos EUA; se nunca tivesse alcançado o controle de fato sobre o seu perto do exterior, os Estados Unidos não podiam excluir completamente uma ameaça de potências estrangeiras.
Mas no momento em que cimentou sua autoridade sobre a bacia do Caribe no início do século 20, as potências imperiais da Europa desistiram principalmente de suas propriedades coloniais nas Américas, deixando para trás uma mistura de estados fracos, a Venezuela entre eles.
Hoje, o país não representa uma ameaça estratégica para os Estados Unidos, e sua deriva lenta em relação ao governo de um partido não é motivo suficiente para Washington intervir de forma decisiva em seus assuntos.
Por essa razão, as tentativas de Washington em influenciar o resultado da crise da Venezuela têm sido mínimas à data.
O governo dos EUA, de fato, ainda não formulou uma política clara em relação à Venezuela, ao contrário da propaganda venezuelana alegando que os Estados Unidos estão por trás de uma "guerra econômica" contra ela.

Ao invés de elaborar uma estratégia abrangente para lidar com a Venezuela, o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou uma abordagem fragmentada, focalizando as áreas das operações da Venezuela que interessam diversas agências governamentais.
A Drug Enforcement Administration, por exemplo, se preocupa com o tráfico de drogas na Venezuela, um importante país de trânsito para a cocaína EUA-bound cuja liderança é acreditado para lucrar com a indústria.
O Departamento de Estado adverte consistentemente Venezuela sobre maltratar dissidentes políticos e exige que realizar eleições livres.
O Departamento de Segurança Interna provavelmente se preocupa com os problemas econômicos do país, incentivando mais cidadãos venezuelanos a ultrapassarem seus vistos nos Estados Unidos.
E o Departamento do Tesouro está preocupado com os crimes financeiros, inclusive lavagem de dinheiro, que os membros da administração Maduro e seus homens de frente foram envolvidos.
A Venezuela simplesmente não é o tipo de questão de política externa que pode juntar o governo dos EUA em direção a um objetivo comum.
Comparado com os outros problemas de política externa que pesa sobre os Estados Unidos, por outro lado, o país é uma prioridade baixa.
Entre o desenvolvimento de armas nucleares da Coréia do Norte, a luta para estabilizar a Síria e o Iraque, e os esforços da Rússia para minar os Estados Unidos em todo o mundo, Washington tem muito em seu prato para se envolver mais fortemente na Venezuela.

De mal a pior

Além disso, pressionar o governo da Venezuela, por exemplo, proibindo as empresas americanas de fazer negócios com Caracas ou impondo a proibição das importações de petróleo venezuelano, só criaria mais problemas.
Washington já paralisado empresa estatal de petróleo do país, Petróleos de Venezuela (PDVSA), proibindo-o de emitir nova dívida nos Estados Unidos.
A medida é um golpe sério para a empresa, mas ainda deixa espaço ao governo dos EUA para aumentar gradualmente a ante com a Venezuela.
Sentir sanções diretas contra a PDVSA, em contrapartida, lançaria uma catástrofe ainda maior.
Sem dinheiro proveniente de refinarias dos EUA, o fluxo de caixa do governo venezuelano se esgotaria.
O agravamento das condições econômicas provavelmente levaria milhares de venezuelanos a tentar sair do país, e alguns emigrantes, sem dúvida, optaram por entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
De volta para casa, as empresas norte-americanas, como as refinarias da costa do golfo que compram petróleo e vendem gasolina para Venezuela, provavelmente lobby contra sanções mais pesadas no PDVSA e a administração Maduro, também.

Os Estados Unidos poderiam facilmente tomar uma linha mais dura na Venezuela para empurrar o país para uma mudança, mas o governo tem necessidade nem muito incentivo para fazê-lo.
O movimento político para reprimir Caracas consiste em um grupo de legisladores havaianos, incluindo o senador republicano.
Marco Rubio da Flórida, e uma indústria de lobistas venezuelanos.
Embora a administração Trump considere a Venezuela como um país antidemocrático que não é amigo dos Estados Unidos, essa avaliação não levará Washington a tentar remover o governo em Caracas.
A oposição política da Venezuela, afinal, não está em condições de assumir as rédeas do poder na sequência dos atuais líderes do país.
O movimento, que controla poucas instituições governamentais, ficou profundamente fragmentado desde sua derrota decisiva nas eleições regionais em meados de outubro.
Além disso, o governo tem preso, exilado, cooptados ou de outra forma intimidado os mais poderosos líderes dissidentes.
Para recuperar a relevância política que necessitaria para que Washington tome novas medidas contra a administração atual, a oposição terá que se associar a um grande movimento de protesto ou a ascender ao poder após o golpe.
Por enquanto, no entanto, nenhum dos dois eventos parece provável.
Laidy Gomez, centro, membro da oposição política da Venezuela e governador recém-eleito do estado da Táchira, fala em conferência de imprensa no dia 24 de outubro.
Embora quatro candidatos da oposição tenham conquistado governações em eleições regionais no mês passado, o movimento permanece fraco e dividido.

Uma visão sombria

Considerando que a economia do país depende da produção de petróleo, as perspectivas de recuperação da Venezuela são fracas.
PDVSA está em risco de calote em sua dívida externa no próximo ano, um resultado que gostaria de acrescentar à miséria declínio decadelong da empresa criou.
Desde que o ex-presidente Hugo Chávez purgou seus tecnocratas e os substituiu por leais depois de uma greve em 2003, o talento técnico de primeira linha tem sido difícil de encontrar na empresa.
Mais de uma década de gastos excessivos seguido o expurgo e contribuiu para uma redução sustentada na produção de petróleo.
Depois de atingir 3,5 milhões de barris por dia no final da década de 1990, a produção de petróleo bruto da Venezuela diminuiu apenas cerca de 1,9 milhão de bpd hoje.
E a produção continuará caindo se a PDVSA for padrão.
Nesse caso, as empresas estrangeiras de serviços de petróleo poderiam se preocupar com os pagamentos futuros e reduzir suas operações no país ou retirar-se completamente, levando consigo o último conservador da Venezuela.



No entanto, a precipitada degradação econômica do país por si só não garantirá o colapso da administração atual, desde que a oposição seja fraca e marginalizada.
Se Maduro e seus acólitos permanecer no poder depende em grande parte de quão bem eles podem se defender de desafios.
Junto com seus adversários fora do partido no poder, o governo tem facções hostis dentro do Partido Socialista Unido da Venezuela e no seio das forças armadas para se preocupar.
Ainda é possível que segmentos dos militares acabem tentando derrubar o governo ou que uma onda de protestos anti-governo irá varrer novamente o país, como aconteceu em 2014 e no início deste ano.
Independentemente de quem está no poder, a Venezuela enfrentará um longo e difícil caminho para a estabilidade econômica.

O futuro parece decididamente sombrio para a Venezuela.
Suas condições financeiras e políticas já forçaram milhões de venezuelanos a arruinar suas vidas e fugir, enquanto milhões de pessoas ficaram para trás, lutando para pagar ou mesmo encontrar necessidades básicas, como alimentos e remédios.
A escassez também assolou o sistema de saúde pública da Venezuela, e as doenças já erradicadas no estado, como a malária, se tornaram mais prevalentes como resultado.
Essas condições provavelmente irão piorar antes que elas melhorem, já que o governo tenta superar a difícil situação econômica do país.
A recuperação levará décadas e, entretanto, os serviços públicos continuarão se desintegrando.
E à medida que a situação econômica piora, os Estados Unidos permanecerão à margem, pressionando seletivamente para pressionar a administração Maduro com sanções.

Sem comentários:

Enviar um comentário