Powered By Blogger

sábado, 27 de janeiro de 2018

Quem vai assumir as grandes massas da Venezuela?

STRATFOR Avaliações
                              Venezuela
                              1 de agosto de 2017 | 09:00 GMT

À medida que o governo e a economia da Venezuela continuam em calamidade, o país enfrenta uma terceira crise nacional sob a forma de uma crescente migração.
Durante os próximos anos, a Venezuela vai ver a inflação acelerada e agravamento alimentos e medicamentos escassez com nenhuma maneira fácil de sair de seus problemas econômicos.
Dadas essas dificuldades, os venezuelanos provavelmente começarão a deixar o país a um ritmo crescente.

Os venezuelanos insatisfeitos deixaram o país há anos.
Segundo uma estimativa, 2 milhões de cidadãos já partiram desde 1999, o ano de Hugo Chávez tomou posse como presidente.
Muitos desses migrantes que vão para os Estados Unidos, Espanha e Colômbia.
E nos últimos anos, o ritmo das partidas aumentou acentuadamente, com quase 450.000 venezuelanos que entraram na Colômbia apenas nos primeiros quatro meses de 2017 - muitos deles provavelmente permaneceram permanentemente ou se mudando para outro país.

Até recentemente, muitos emigrantes venezuelanos eram membros das classes média e alta do país.
Mas, na esteira da inflação de preços ao consumidor extrema, agitação social e altos índices de criminalidade, que está prestes a mudar.
Venezuelanos mais pobres serão expulsos em números muito mais elevados do que antes.
E embora esta emigração afecte principalmente os vizinhos da Venezuela, como o Brasil, a Colômbia e as ilhas próximas do Caribe, o fluxo de refugiados poderia eventualmente chegar aos Estados Unidos através de rotas de contrabando existentes.

Uma Nova Classe de Emigrante

Os cidadãos mais pobres da Venezuela estão encarando um futuro marcado por uma forte deterioração da qualidade de vida e a migração em massa é quase garantida.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, a inflação na Venezuela pode chegar a 4.000 por cento ano até 2020, impulsionada pelo duplo problema do declínio da produção de petróleo e da disponibilidade limitada de moeda estrangeira para financiar importações.
As pesadas sanções contra o setor petrolífero do país prejudicariam as receitas do governo e agravaram o problema.
Combinado com um mercado negro próspero mas proibitivamente caro, essa inflação aumentará drasticamente a escassez de alimentos nos próximos anos.
E os surtos de doenças transmitidas por mosquitos e outras doenças transmissíveis, como a cólera, juntamente com o aumento dos níveis de criminalidade, devastarão ainda mais a vida dos pobres do país.
Em última análise, diante da ameaça de extremas dificuldades e, em muitos casos, da fome, um grande número de venezuelanos escolherão partir.

Uma série de fatores centrais podem afetar a escala do êxodo.
Uma agitação política severa, como um golpe violento ou uma tentativa de golpe, provavelmente levaria as pessoas do país a um ritmo rápido.
Da mesma forma, o declínio da renda do petróleo, por sua vez, piorará a economia e aumentará o número de emigrações.
E mesmo que o governo do presidente Nicolas Maduro ceda o poder nos próximos anos, qualquer administração posterior, independentemente do partido político, ainda teria que lidar com graves problemas financeiros.
A tendência geral é clara: a Venezuela está à beira de uma migração em massa.

Destinos conhecidos e desconhecidos

Mas onde irão todos esses venezuelanos e como eles chegarão lá?
Ao longo dos últimos anos, as viagens aéreas de e para a Venezuela desapareceram constantemente, impulsionadas pela escassez de moeda estrangeira.
As companhias aéreas têm sido incapazes de receber uma compensação completa para venda de ingressos ao tentar trocar seus bolívares, e por sua vez, eles cortaram vôos, deixando Venezuela com menos conexões aéreas para o mundo exterior.
Principais companhias aéreas como Alitalia, Avianca, United Airlines e Delta Airlines saíram do país, e a American Airlines continua sendo a única operadora baseada nos Estados Unidos que fornece serviços regulares lá.
Além disso, a inflação teve a consequência adicional de aumentar os preços dos ingressos.
Assim, enquanto as viagens aéreas continuarão a ser uma avenida para os venezuelanos partirem do país, a onda de migrantes que se aproxima pode confiar mais nas rotas terrestres e marítimas.

Sem, as viagens aéreas disponíveis a preços acessíveis, os venezuelanos desesperadas irão para países vizinhos como Colômbia e Brasil a pé ou de barco.
E uma vez que a Venezuela faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul), seus cidadãos provavelmente acharão fácil entrar em outros países membros e permanecerão lá.
Embora a Venezuela tenha sido suspensa do bloco em dezembro de 2016 por violações da carta patente, seus cidadãos mantêm o direito de viajar sem visto para outros países do Mercosul.
Na Colômbia, um membro associado do bloco, o partido político Centro Democrático até propôs um visto humanitário para os venezuelanos, o que tornaria mais fácil para eles para viver e trabalhar lá nos próximos anos.


Um afluxo de venezuelanos para países vizinhos terá, naturalmente, efeitos políticos, que dependem em grande parte de onde os migrantes vão e que pagam por sua habitação e comida.
Centenas de milhares de venezuelanos que fluem para a Colômbia a cada ano, por exemplo, podem prejudicar os serviços e aumentar a concorrência no trabalho a nível local, particularmente em áreas próximas à fronteira.
No entanto, o impacto dos refugiados venezuelanos em seus vizinhos pode ser atenuado se essas chegadas se espalharem por seus novos países ou trânsito para outras nações.
E assistência de agências de ajuda humanitária internacionais, tais como as que operam no âmbito das Nações Unidas, também reduziria os custos nacionais imediatos e aliviar o fardo logístico da habitação e alimentação dos refugiados.

Os estados próximos certamente absorverão a maioria dos migrantes venezuelanos, a maioria dos quais imigrará legalmente.
Mas, dada a sua pobreza relativa em relação aos do passado, muitos emigrantes venezuelanos podem passar para outros países - particularmente os Estados Unidos - ilegalmente.
Afinal, até mesmo empregos de serviço relativamente pouco qualificados nos Estados Unidos são muitas vezes mais lucrativos do que os da América Latina.
E já existe uma rota de contrabando através da Colômbia operada pela Autodefensas Gaitanistas de Colômbia.
Os migrantes da África e do Sul da Ásia usam o caminho para alcançar a América Central e o México antes de eventualmente atravessar a fronteira sul dos Estados Unidos, e os emigrantes venezuelanos provavelmente dependerão dessa rota também.
Dentro de alguns anos, os Estados Unidos poderiam ver os venezuelanos constituindo uma parte muito maior daqueles que atravessam a fronteira dos EUA ilegalmente, apesar da distância do país da Venezuela.

Ao longo das últimas duas décadas, emigrar da Venezuela para países fora da sua vizinhança imediata foi em grande parte uma questão de comprar um bilhete de avião e sair com um visto para destinos como os Estados Unidos, Canadá ou Europa.
Certamente, alguns venezuelanos ultrapassaram seus vistos, mas a imigração venezuelana para essas partes do mundo foi amplamente realizada por meios legais.
No entanto, a próxima onda de migrantes será diferente.
Estarão em dificuldades financeiras mais terríveis e não poderão se qualificar facilmente para vistos para deixar o país.
Assim, ao longo dos próximos anos, centenas de milhares de venezuelanos podem ser obrigados a se juntar às fileiras de imigrantes indocumentados no exterior, assumindo todas as dificuldades que tal vida acarreta.

Sem comentários:

Enviar um comentário