Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Explosão no metro de São Petersburgo: 10 mortos e pelo menos 50 feridos

DN/Lusa
03 DE ABRIL DE 2017 14:21
Vladimir Putin não descarta a hipótese de atentado terrorista. Explosão foi causada por "bomba improvisada"

Uma bomba improvisada cheia de estilhaços explodiu hoje dentro de um comboio entre duas estações de metro no centro de São Petersburgo, informou o Comité Nacional Antiterrorista russo. 
A mesma autoridade informou que uma segunda bomba foi encontrada noutra estação de metro da cidade e desarmada.

A explosão ocorreu por volta das 14:30 (12:30 em Lisboa) entre a estação de Tekhnologichesky Institut e a de Sennaya Ploschad.

As primeiras informações davam conta de 9 mortos e pelo menos 50 feridos, mas a ministra da Saúde russa corrigiu o número de vítimas. 
A governante esclarece que há 10 mortos - sete no local, uma na ambulância e duas já no hospital - e 39 pessoas hospitalizadas. 
Os media locais falam em pelo menos 50 feridos.
Os locais foram evacuados e todas as estações de metro da cidade foram encerradas, segundo a Interfax. 
Além disso, diz a Reuters, em Moscovo foi reforçada a segurança no metropolitano.

O Comité Nacional Antiterrorista anunciou que a segurança seria também reforçada em todas as instalações de transportes importantes, na sequência da explosão.

O Presidente russo, que está em São Petersburgo para uma reunião com o presidente da Bielorrússia, enviou as condolências às famílias das vítimas e afirmou que as causas da explosão ainda não foram apuradas.

No entanto, disse que neste momento todas as hipóteses estão a ser consideradas, incluindo terrorismo.
 O líder da comissão de segurança na câmara alta do Parlamento russo, Viktor Ozerov, é categórico: "Todos os sinais de um atentado terrorista estão lá. 
O conjunto de medidas contra o terrorismo no país falhou".

Inicialmente, as agências noticiosas russas referiram a existência de uma segunda explosão numa estação próxima, mas esta informação foi depois desmentida.

Imagens da estação de Sennaya Ploshchad exibidas na televisão estatal mostram a porta de um comboio rebentada, com passageiros ensanguentados e aturdidos deitados no chão e rodeados de fumo.

A estação Tekhnologichesky Institut serve as linhas 1 e 2 do metro de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia. 
A estação de Sennaya Ploschad é a estação seguinte na linha 2.
Nas redes sociais foram publicadas várias fotos na sequência das explosões, mostrando pessoas feridas no chão de uma das estações do centro da segunda maior cidade russa.

As imagens mostram as portas do metro danificadas, a estação envolta em fumo e algumas pessoas feridas no chão.

De acordo com a Reuters, a polícia russa afirma que procura dois suspeitos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário