Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

"Eu sugiro que eu era muito suave na negociação" Talvez a primeira entrevista de Vladimir Putin. Ele deu em 1991

Meduza
6:54, 25 de novembro de 2016
Em junho de 1991, o futuro presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou a trabalhar no gabinete do prefeito de Leningrado - dirigiu-se ao Comité de Relações Externas da administração da Anatoly Sobchak.
Alguns meses depois, ele deu uma das primeiras (e provavelmente fez a primeira) entrevista em sua vida - ao jornalista do jornal da cidade "Hora do Rush" Natalia Nikiforova.
Nele, Putin contou como ele chegou ao KGB, e se aposentou de lá - e por que ele não pode se arrepender.

Exatamente 25 anos em 25 de novembro de 2016, "Medusa" publica o texto completo da entrevista de Vladimir Putin, que antes não estava na Internet.

- Vladimir Vladimirovich, é verdade que você trabalhou na KGB? E se sim, se Sobchak sabia quando o convidou para trabalhar?
- Eu não estou e nunca escondi o fato de que ele trabalhou 17 anos na inteligência estrangeira da KGB.
Outra coisa - não anunciá-lo.
Mas Anatoly sabia sobre o lugar da minha vida anterior.
Eu disse a ele que renunciaria da comissão.
A propósito, pelo tempo (e o convite de Sobchak eu tenho este verão) declaração já foi apresentada e assinada.
Eu me aposentei como tenente-coronel.

- E como foi o convite para trabalhar no gabinete do prefeito? Você chamou Sobchak?
- Liguei para meus amigos do departamento jurídico e fui informado de que Anatoly me viu em um evento, lembrou-se de que eu era seu aluno na universidade e, desde então, precisava de um conselheiro para Assuntos Econômicos Estrangeiros, me trouxe para ajudar.
Na escola de direito recomendou-me bem.
E eu recebi um convite para trabalhar, ao qual respondem com entusiasmo.
Debaixo de tudo o que ele fez e disse Sobchak como um deputado da União naquela época, eu estava pronto para se inscrever completamente.

- E agora não é assim?
- Ele está envolvido não só na atividade do Estado: resolver questões de negócios, o destino do povo, e colocar em condições muito difíceis.
Aumentar as pequenas economias da região, desde que toda a economia do país está indo para baixo, - é impossível.
Toda a gente tem o direito de cometer erros.
E Sobchak também é uma pessoa real.
Seria errado dizer que eu com Sobchak em tudo e sempre concorde.
O que seria para o funcionário que eu era?
Se o prefeito olhou ao redor em sua boca, eu acho que eu não aceitaria.

- Mas, no entanto, você está dirigindo à agência mais importante. E não se pode negar que o prefeito se aplica perfeitamente a você e ouve a sua opinião. Conhecer seu carácter, tal não pode ser surpreendido.
- Eu não gostaria de discutir hoje qualquer caráter ou maneiras Sobchak, embora eu ouvi de muitos que ele é bluff.
Estou aqui, em contraste, sugerem que eu estava sendo muito indulgente em negociar.
Mas eu posso entender quando alguém quebra.
Agora vivemos em um problema de tempo - não têm a paciência para socar às vezes uma pergunta.
Bem, não há mais força.
Quanto ao meu relacionamento com Anatoly Alexandrovich - sim, encontramos uma linguagem comum com ele nos negócios.

- Você já ouviu a opinião de que Putin - o originador de todo o indivíduo, o que está acontecendo na Câmara Municipal. Não sei é se isso pode ser tomado como um elogio, uma vez que é uma opinião divulgada na televisão.
- Esta afirmação é simplesmente ingênua.
Há muitos problemas que são dirigidos pelo prefeito e pelo gabinete do prefeito, e que eu não tenho a menor idéia.
No entanto, ao mesmo tempo, foi sugerido que alguns dos oficiais e da reserva atual da KGB.
Isso também é uma mentira - fui despedido da KGB para a reserva.
E eu não trabalho lá e não obter o dinheiro lá.
Aliás, fui ao KGB legal e publicamente, para distribuir depois da formatura.

- Para vocę, foi muito inesperado?
- Năo, fui informado alguns meses antes.
Eu concordei.
Eu trabalhei por um tempo em várias posições - me ofereceram para ir trabalhar na inteligência estrangeira.
Aceitei esta oferta, me formei na instituição.
E todos esses anos ele trabalhou em inteligência.
Incluindo no exterior.

- Por que concordou em trabalhar para a KGB?
- Sabe, eu até gosto.
Todos nós vivemos em um quadro diferente de referência.
Eu estava andando para o trabalho não é organização politizada.
Se você quiser, eu movi motivos mais elevados - sustentou que pode exercer a sua força, tanto quanto possível e para o benefício da sociedade.

- Mão no coração, você acha, por que há 17 anos o KGB o chamou?
- Trata-se do departamento de pessoal da KGB.
Eu estou neste departamento nunca trabalhou e não sei como eles fazem isso.
Mas sabemos que há uma longa lista de características a serem cumpridas por um funcionário da inteligência: a capacidade de trabalho analítico para o estudo de línguas estrangeiras, interesse em algum tipo de atividade para certos problemas.
Eu, eu notei, estava sempre interessado nos problemas da economia externa.

- Então, você estudou antes, e você não sabia?
- Claro.
As forças especiais realizaram o estudo de um objeto em um ambiente onde ele não sabe sobre ele.
Se ele sabe sobre ele, ele começa a se adaptar.
E para mostrar aqueles aspectos do caráter e da personalidade que quer transmitir aos clientes a informação potencial.

- Você conhece amplamente a percepção entre os alunos da opinião de que as propostas, como a que conseguiu, honraram bufos?
- Eu entendo a pergunta.
Provavelmente, para o pessoal seria o curso mais fácil.
Ter alguém relacionamentos na escola ou em uma fábrica industrial, e, em seguida, quando as imagens necessárias, em primeiro lugar para chamar a atenção para aqueles que sabem.
Por isso, é possível.
Mas este não é o caminho geral para resolver problemas, se tomarmos apenas as pessoas com quem já tem um relacionamento, em breve terá ninguém para se apoiar.
Tais pessoas perdem - perder os olhos e ouvidos.

- Vocę năo pertencia a essas pessoas?
- Quer saber se eu estava envolvido com o KGB antes de acertar os tiros?
Não não estava.

- Diga-me, a sua carta de demissão das autoridades não estava ligada a motivos políticos, com a decepção?
- Não.
Eu queria fazer um trabalho científico, escrever uma tese sobre o assunto, que eu sempre fui próximo e familiar.
Nomeadamente em Direito Internacional Privado.
Eu já comecei a fazer exames para a pós-graduação, e arranjado com um professor na Universidade Estadual de Leningrado, ele me levou para como um candidato a emprego.
E, em princípio, no momento em que eu chamei Sobchak, eu tenho um trabalho na universidade.
Eu gostaria de trabalhar como advogado e lidar com a regulação jurídica das relações econômicas externas.

E mais uma, não menos importante.
Para continuar a trabalhar no KGB a um certo nível, tive de mudar para Moscovo.
E para comprar um apartamento cooperativo ou alugar por 300 rublos por mês.
Eu tenho dois filhos pequenos, pais velhos.
Eles têm 80 anos de idade, nós vivemos juntos.
Eles bloqueio, para onde levá-los fora de sua cidade natal?
Jogá-los não poderia.
E o trabalho estava aqui, vamos dizer, um pouco não é o mesmo.
E então eu decidi deixar a todos.
Quando uma proposta foi feita para a prefeitura, ainda mais.

- Interessante. E pela sua vinda para o prefeito parece a muitos como se a KGB introduziu um membro do pessoal na administração da cidade.
- Como o KGB poderia me apresentar se eu fosse despedido.
Além disso, agora porque não é mais um monstro, que costumávamos dizer.

- Você também acha que a KGB um monstro?
- Claro.
Esse aparelho de comitê como um todo deixou de cumprir os objetivos para os quais foi criado, - é um fato.
Ele precisa ser reconstruído.
E está fazendo.
E então, eu tenho trabalhado em inteligência estrangeira para problemas políticos internos não tinha relação.

- Exploração do KGB - a elite?
- Sim, aconteceu.
Mesmo geograficamente está localizado em Moscovo, tão longe de outros serviços que eles praticamente não se comunicam.
E não é encorajado.

- Você não se arrepende de seu passado?
- Não.
Eu não me arrependo.
Arrependa-se - crimes.
Eu não cometeu quaisquer crimes.
E eu não dar desculpas.
Embora seja sempre mais fácil justificar do que dar o mergulho.
Eu fiz isso.

- E concordando com essa conversa - também. E, no entanto, você não se torna demasiado argumentar: seu exemplo confirma rumores de que Sobchak está ganhando o comando de ex-comunistas e ex-agentes do KGB. O que você acha, qual será a reação de nossos parceiros estrangeiros, se eles encontrarem o lugar de sua vida anterior? Dói o caso?
- O atual presidente dos EUA - um ex-diretor da CIA.
Bem, isso ... o impede?
Eu também ex.
Um ex-funcionário, um ex-comunista.
Por que eu deveria fazer para interferir no trabalho?

- Você pensa por si mesmo, o seu escritório que você conhece, você tem conhecimento suficiente, força?
- De qualquer forma, o meu negócio atual é na área dos meus interesses profissionais.
Estou sempre envolvido em relações internacionais.
A propósito, e meu trabalho de tese "princípio do comércio da nação mais favorecida".
Serviço é a inteligência, o KGB me deu um grande negócio.
Em um sentido puramente educacional.
Bem, eu sei alemão, eu entendo em inglês.
A informação que eu tenho, hoje realmente ajuda a causa.
Eu me sinto absolutamente certo.
Incluindo nos problemas do nosso negócio.
Afinal, para deixar de trabalhar para a KGB, trabalhei como advogado em diferentes estruturas económicas.
Dificuldades na implementação das funções de hoje não testam em tudo.
Tanto quanto eu conhecê-los, vai determinar o prefeito ou vice-prefeito.
Enquanto nós estamos trabalhando em harmonia.

- Quantos anos o seu escritório lhe proporcionou financeiramente?
- A principal coisa que eu tenho.
Há uma máquina.
Infelizmente, não muito boa - "Volga" 72 anos.
Junto com sua esposa, sua família e seus pais vivem no apartamento de 54 metros.
No fundo antigo.

- Podemos supor que é difícil suborná-lo. Uma possibilidade de chantagem. Por exemplo, eu ouvi que alguém tentou. Chamamos os nomes individuais. Como todos vocês são as relações com os deputados?
- Prefiro não falar de casos de chantagem, mas eles não serão negados.
Além disso, vou dizer que isso é uma caneca.
E eles tentaram chantagear-me apenas pertencendo ao KGB.
Há exemplos de uma ordem diferente: alguns dos deputados constantemente aparece aqui, empurrando determinados projectos.
Em um caso, um dos deputados da Câmara Municipal foi sinalizado em nome de contrato milhões com a empresa austríaca.
Não, não autorizado, ninguém não discutiu os termos do contrato com a proposta da empresa não se familiarizar ...
No entanto, acredito que o Conselho deve existir: para ajudar e orientar as atividades da administração.
Devemos seguir o caminho da separação de poderes - a prática mundial mostrou que este é o caminho produtivo.
E vemos isso já a partir da experiência.
Por exemplo, as negociações com a Estónia.
Resolveu perguntas extremamente dolorosas sobre o destino da população de língua russa.
Assim, o deputado do Soviete de Petrogrado e russo Yury Nesterov, uma pessoa extremamente sensata, muito neste caso ajudar.
Nós estabelecemos um bom relacionamento com a Comissão de Planeamento e Orçamento da Câmara Municipal: há pessoas inteligentes e trabalhadoras.
Nós cozinhamos juntos a posição do fundo monetário e, francamente, é basicamente o trabalho.
Nós temos um volume de negócios, e eles pensam sobre a linha geral de desenvolvimento nesta área.
As pessoas são diferentes, e o Conselho também.

- As pessoas são realmente diferentes. E de maneiras diferentes para responder ao seu passado recente. Você já ouviu falar sobre os requisitos de uma proibição de determinadas profissões e posições para o ex-KGB, que atua como o "Memorial"?
- Por que não levantou a questão da remoção do gabinete do prefeito e, ao mesmo tempo, do Conselho dos Comunistas e dos militares?
É o exército e o partido recentemente tentou cometer o golpe.
A lógica é a mesma.
Ou em um caso sobre cada interpretar especificamente, e na outra - tudo em uma pilha?

Se falamos sobre os oficiais da reserva ativos, o pessoal dos agentes da KGB trabalharam e trabalham em instituições civis.
Assim como todas as agências de inteligência do mundo.
A diferença entre o nosso que nossos funcionários estão todos na mente.
O colega do Oeste que você nunca desclassificou, ele trabalha em condições de alto sigilo.
O que fazemos não é possível (devido ao financiamento) e inadequado (pelo menos até recentemente).
Sob as condições de um sistema totalitário era tudo o suficiente para dizer: "Cale a boca," Agora que não é mais silencioso, todos surgiram.
Mas, repito, nenhum serviço secreto do mundo sem tais agentes não funciona.
Assim foi, é e será.
Mas eu não considero - repito, a partir da KGB eu fui demitido ...

Sem comentários:

Enviar um comentário