Powered By Blogger

sábado, 19 de novembro de 2016

Russian blogger Yakovlev: Meu avô era um "chekist" e um assassino

ANÁLISE & OPINIÃO, HISTÓRIA, RÚSSIA
2016/11/19
Artigo por: Vladimir Yakovlev
Retratos de líderes da Revolução de Outubro: (L-R, acima) Vladimir Lenin, Andrei Bubnov, Feliks Dzerzhinskiy; (L-R, abaixo), Yakov Sverdlov, Joseph Stalin, Moisei Uritsky (Getty Images)

Vladimir Yakovlev, de 57 anos, nasceu em Moscovo e agora mora em Israel. Ele recentemente compartilhou a história de sua família em sua página no Facebook e passou a explicar como as atrocidades passadas na história russa / soviética influenciaram a mentalidade russa.

Você já viu um verdadeiro ID de Chekist? Este pertencia a meu avô e eu ainda o tenho.
(O termo "chekist" vem da abreviatura russa ChK, ou Comissão Extraordinária (Cheka), que era a organização de polícia secreta original criada sob Lenin pelo sádico Feliks Dzerzhinsky-Ed.)
Certificado Cheka de Vladimir Yakovlev

Eu fui nomeado após meu avô. 
Meu avô, Vladimir Yakovlev, era um assassino, um carniceiro e um oficial de segurança (chekist). 
Entre suas vítimas estavam seus próprios pais. 
Meu avô prendeu seu próprio pai por especulação e matou-o com um tiro. 
Sua mãe, minha bisavó, descobriu e enforcou-se.

Minhas memórias mais felizes da infância estão associados com o nosso antigo apartamento, espaçoso no Novokuznetskaya Street. 
Nossa família era muito orgulhoso dele. 
Soube mais tarde que este apartamento não foi comprado ou construído, mas requisitado pelas autoridades, apreendido a partir de uma família de comerciantes ricos.

Lembro-me do velho armário esculpido que eu usei para subir, à procura de um pote de geléia.
Lembro-me do sofá grande e confortável, onde minha avó, embrulhada num cobertor quente, me ler contos de fadas à noite.
Lembro-me de duas grandes poltronas de couro, que eram tradicionalmente usadas apenas para conversas importantes.

Como eu aprendi mais tarde, minha avó, que eu amei muito, trabalhou durante a maior parte de sua vida como um agente profissional provocador.
Nascida uma nobre, ela usou o seu passado familiar para construir relacionamentos bons e confiantes com seus amigos e conhecidos.
Em seguida, redigiu relatórios oficiais e apresentou-os às autoridades
                    Bogger Vladimir Yakovlev
Avó e avô não comprar o sofá, cadeiras, armário e outras peças de mobiliário em nosso apartamento.
Eles os escolheram em um armazém especial que armazenava bens pertencentes a moscovitas executados.
Os Chekistas foram autorizados a visitar este armazém e selecionar móveis e outros equipamentos para decorar seus apartamentos.

Como uma criança, eu era totalmente ignorante do que estava acontecendo em torno de mim, mas minhas memórias de infância felizes são imbuídas com o cheiro de roubo, assassinato, violência e traição ... embebido em sangue.

Sim, mas eu sou o único?

Nós, que crescemos na União Soviética / Rússia somos os netos das vítimas ou dos carrascos.
Todos nós, sem exceção ...
Não houve vítimas na sua família?
Assim, deve ter havido executores.
Não houve executores em sua família?
Então, deve ter havido vítimas.
Não havia vítimas ou carrascos?
Então, existem segredos ...

Eu acredito que nós subestimamos a forte influência do passado trágico da Rússia sobre a psique das gerações de hoje.
Avaliando a escala do passado da Rússia, geralmente pensamos nas vítimas.
Mas, para avaliar o impacto dessas tragédias na psique das gerações futuras, precisamos pensar mais nos sobreviventes.

Os mortos não estão mais conosco.

Os sobreviventes foram os nossos pais e os pais dos nossos pais.

Os sobreviventes foram os viúvos, órfãos, os que perderam seus entes queridos, os exilados e despojados, os humilhados e assassinados, os que mataram para sobreviver ou por causa de um ideal ou vitória, os dedicados e traídos, aqueles que foram quebrados e destruídos , Aqueles que venderam suas almas e se tornaram executores, aqueles que foram estuprados, mutilados, roubados, forçados a informar e delatar sobre outros, aqueles que sepultaram sua tristeza, culpa e perda de fé na bebida, e aqueles que viveram pela fome, o cativeiro, ocupação, e gulags.

O número mortos dezenas de milhões, os sobreviventes - centenas de milhões.

Centenas de milhões de pessoas que transmitiram o seu medo, sua dor, e seu senso de suspeita a seus filhos, que, por sua vez, adicionando sua própria dor para tal sofrimento, transmitidos esse medo para nós.

Hoje, não há uma única família que não carregue as cicatrizes e as conseqüências das atrocidades cometidas na Rússia ao longo dos séculos.

Você já se perguntou o quanto a experiência de vida de três gerações sucessivas de seus ancestrais diretos influencia a sua percepção pessoal do mundo?
Sua esposa?
Seus filhos?


Se não, pense nisso!
A "espada e escudo" símbolo da Cheka (sucedida pela NKVD, MVD, KGB, FSB), uma vez que foi realizado na parada junto com um retrato do fundador Felix Dzerzhinsky.
Levei anos para entender a minha história familiar.
Agora eu sei de onde vem o meu medo irracional constante?
Ou a minha tendência de sigilo absoluto.
Ou a minha incapacidade absoluta de confiar em outra pessoa e construir um relacionamento.
Ou uma constante sensação de culpa que tem me assombrado desde a infância ... durante o tempo que me lembro.

Na escola, lemos sobre atrocidades perpetradas pelos fascistas alemães.
Na universidade, estudamos os crimes cometidos pelos Guardas Vermelhos Chineses e pelo Khmer Vermelhos cambojanos.

Mas, os nossos professores esqueceram-se de dizer que os maiores atos de genocídio, sem precedentes em escala e duração, foram implementados não pela Alemanha, não pela China, não pelo Camboja, mas pelo nosso próprio país.

E é saber de nós, três gerações consecutivas de nossas famílias que sobreviveram este horror, os piores genocídios da história da humanidade.
Muitas vezes pensamos que a melhor maneira de proteger-nos do passado não é de se preocupar com a história, ignorar a nossa história da família e os horrores e brutalidades sofridas pelos membros da família.

Nós pensamos que é melhor não saber.
Na verdade, apenas torna pior.
O que nós ignoramos continua a nos perseguir através de memórias de infância, por meio de nossas relações com nossos pais.
Nós não sentimos essa influência, não estamos conscientes de seu efeito e, portanto, somos impotentes para resistir.


A pior conseqüência de nosso medo herdado é a nossa incapacidade de reconhecê-lo, o que nos torna incapazes de perceber até que ponto esse trauma distorce nossa percepção da realidade de hoje.

A pior consequência do nosso medo herdada é a nossa incapacidade de reconhecê-lo, o que nos torna incapazes de compreender a extensão em que este trauma distorce a nossa percepção da realidade hoje.

Não é importante se a personificação final do nosso medo mais sombrio é a América, o Kremlin, a Ucrânia, a Turquia, os homossexuais, a Europa "decadente", a quinta coluna ou simplesmente o nosso patrão ou um policial de plantão.

O que é importante é se estamos conscientes da medida em que os nossos medos pessoais, o nosso senso pessoal de ameaça externa são, na realidade, apenas fantasmas do passado cuja existência estamos tão medo de admitir.

Traduzido por: Christine Chraibi

Fonte: gazeta.ua


Sem comentários:

Enviar um comentário