Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Alemanha e Grécia em negociações

Tsipras ainda está na reunião do Conselho Europeu
12/2/2015, 8:33  213 PARTILHAS
EDGAR CAETANO E NUNO ANDRÉ MARTINS
12 Fevereiro 2015
FUTURO DA GRÉCIA

A Bloomberg noticia que as autoridades gregas estarão em conversações diretas com a Alemanha. 
Os alemães estarão dispostos a aliviar a austeridade, desde que o programa continue.


As autoridades gregas estarão a negociar diretamente com a Alemanha a flexibilização do programa de resgate e a sua continuação. A Alemanha estará disposta a aliviar a austeridade em alguns pontos de modo a garantir a continuação do programa na Grécia, avança a Bloomberg, citando fontes não identificadas.


Também o Eurogrupo se mantém firme na proposta de extensão do atual programa de ajuda à Grécia e os ministros da zona euro defendem que as negociações têm de decorrer nesse quadro. 
Todos os membros da zona euro estarão contra um novo programa nesta altura, avança o MNI. 
Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, e Alexis Tsipras, conseguiram depois de vários telefonemas e de um encontro pessoal deixar que as equipas das instituições europeias e das autoridades gregas comecem trabalhos técnicos para ver que pontos podem haver em comum, antes da reunião do Eurogrupo de segunda-feira.

No day-after da reunião do Eurogrupo que terminou sem acordo até para fazer o comunicado final, continuam a chegar ecos de governantes europeus que pedem à Grécia que cumpra os compromissos assumidos.

Em Bruxelas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que “a Europa tem de respeitar a democracia e as regras europeias“, sem se referir diretamente ao resultado da reunião do Eurogrupo. 
Momentos antes, Alexander Stubb, primeiro-ministro da Finlândia, disse que “a Grécia ou cumpre [o programa de ajustamento] ou enfrentará uma saída suja“, afirmou o responsável. No Twitter, Alexis Tsipras pede “cooperação e diálogo” na Europa.

“Com cooperação e diálogo, conseguiremos conciliar [bridge] as nossas divergências para construir um futuro melhor para os povos da Europa“, escreveu Alexis Tsipras na rede social Twitter, a poucos minutos de começar o Conselho Europeu. 
Curiosa a utilização do vocábulo bridge, que também significa ponte. 
Isto porque a Grécia há várias semanas que pede um empréstimo-ponte, ou empréstimo intercalar, e não uma extensão do programa da troika.

À entrada na reunião, Alexis Tsipras diz-se “confiante de que será possível encontrar uma solução viável” para a situação na Grécia. 
As palavras do primeiro-ministro grego: “Estou muito confiante de que todos nós, em conjunto, encontraremos uma solução viável para todos para sarar as feridas da austeridade, combater a crise humanitária em várias partes da União Europeia e voltar a colocar a Europa na rota do crescimento e da coesão social”.

Esta manhã, após encontro com o primeiro-ministro belga, Charles Michel, Alexis Tsipras diz que “a Europa tem de respeitar a democracia e as regras europeias”. 
O primeiro-ministro grego reiterou o compromisso com as reformas estruturais e com o combate à corrupção e à evasão fiscal. 
Não comenta, diretamente, o resultado da reunião do Eurogrupo de ontem, que segundo o Financial Times terminou sem comunicado oficial porque Alexis Tsipras vetou uma versão final , a partir de Atenas.

Também esta quinta-feira, fonte do governo grego diz à Bloomberg que Atenas “ainda pretende um acordo intercalar com a Europa”. 
E adianta: “o acordo [ontem] não foi em diante por uma questão de formulação de palavras, não de substância“.

Angela Merkel também já fez, à entrada para a reunião, declarações importantes sobre a Grécia, apesar de sublinhar que a Ucrânia é o principal “tópico de discussão na reunião de hoje”. 
Sobre a Grécia, a chanceler alemã diz que “a Europa está à procura de um compromisso”, salientando que ainda temos alguns dias até às próximas negociações”, numa alusão à reunião do Eurogrupo de dia 16, segunda-feira.

“A Europa está sempre focada em obter compromissos. 
Isso justifica, em parte, o sucesso da Europa”, disse Merkel. 
E “alguém entra em compromissos quando as vantagens compensam as desvantagens. 
A Alemanha está pronta para fazer isso“. 
Contudo, diz Merkel, “temos de sublinhar que a credibilidade da Europa baseia-se no cumprimento das regras”, asseverou.

Apesar da deceção dos analistas pelo facto de não ter, sequer, havido um comunicado final, a bolsa de Atenas sobe, pelas 14h30, cerca de 5,4% depois de ter perdido quase 4% na sessão de ontem. 
As ações dos bancos gregos estão a subir entre 7% e 10%. 
Todas as bolsas europeias estão a negociar em alta esta quinta-feira.

Uma certeza que já existe em relação à cimeira europeia, a primeira de Alexis Tsipras, é que o primeiro-ministro grego irá ouvir de David Cameron, chefe do governo britânico, que a Grécia tem de acabar com o impasse, já que este problema estará a ter efeitos negativos na economia britânica.

Pelo menos na economia grega, e nas contas do Estado, a incerteza já estará a ter efeito. O governo indicou esta quinta-feira que as receitas fiscais em janeiro ficaram abaixo do previsto. 
Estas foram de 3,68 mil milhões de euros, menos do que os 4,62 mil milhões previstos.

Rajoy diz que tem havido “enorme solidariedade” para com a Grécia

As condições associadas aos empréstimos à Grécia são “magníficas”, afirmou Mariano Rajoy, à chegada a Bruxelas. 
O espanhol defende que “existe uma solidariedade enorme na Europa. 
Olhem para um país como Espanha: 26 mil milhões de euros. 
Não é como se nós próprios tivéssemos muito dinheiro”.

Mariano Rajoy assinala que “neste momento, a Grécia não tem mais quem lhe empreste dinheiro. 
Só a União Europeia está a emprestar à Grécia, e falamos de mais de 200 mil milhões de euros”. 
Neste contexto, Rajoy diz que “vamos tentar ser construtivos e esperar que o governo grego nos diga claramente o que quer”, sendo certo que “a Europa é baseada em regras e todos têm de cumprir as regras”.

Grécia tem de cumprir ou enfrentará saída suja

Esta manhã, em entrevista à BBC Radio 4, citada pela Bloomberg, Alexander Stubb não escondeu a deceção quanto ao resultado da reunião do Eurogrupo de quarta-feira, apesar de já serem baixas as expectativas, antes do encontro, de que dali sairia um acordo definitivo. 
O finlandês, que enfrenta eleições legislativas em 2015, criticou a Grécia deixando o alerta de que “ou cumpre ou enfrentará uma saída suja“.

O responsável terá empregado o termo saída suja para significar um final abrupto do programa de ajustamento na Grécia, sem a conclusão das metas e sem um programa cautelar de reconquista do acesso normal aos mercados ou uma saída limpa, como tiveram a Irlanda e Portugal.

E que consequências teria essa saída suja? 
Sem deixar claro se, na sua opinião, essa saída suja implicaria ou não uma saída da Grécia da zona euro, Alexander Stubb limitou-se a dizer que um acontecimento desses poderia causar “um pânico financeiro generalizado, com efeitos de contágio“.

“Julgo que estamos todos à espera que a Grécia apresente uma proposta até à próxima semana”, concluiu.


O Observador vai acompanhar, ao minuto, este day after da reunião do Eurogrupo e as reações que irão suceder-se ao longo do dia.

EM ACTUALIZAÇÃO DIRECTA

Edgar Caetano
12 Fev 2015 8:54
Bom dia. 
Começamos o acompanhamento deste day after da reunião do Eurogrupo dizendo-lhe que as bolsas europeias abriram sem tendência definida, apesar da deceção dos analistas pelo facto de não ter, sequer, havido um comunicado final. 
A bolsa de Atenas, contudo, sobe cerca de 3% depois de ter perdido quase 4% na sessão de ontem.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 8:57
Depois de o primeiro-ministro finlandês, Alexander Stubb, ter dito que a Grécia “ou cumpre ou enfrentará uma saída suja” do programa de ajustamento, surge a informação de que David Cameron, o chefe do governo britânico vai dizer a Alexis Tsipras esta quinta-feira, na reunião do Conselho Europeu, que a Grécia tem de acabar com o impasse, já que este problema estará a ter efeitos negativos na economia britânica.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 8:58
A reunião do Conselho Europeu deverá começar mais tarde do que o previsto, disse um porta-voz, já que as negociações em Minsk estão a arrastar-se há mais de 15 horas e estão lá Angela Merkel e François Hollande.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 9:02
As ações dos bancos gregos estão a subir esta manhã. 
Os títulos do National Bank of Greece sobem 10% e tanto o Eurobank Ergasias como o Piraeus ganham mais de 7%.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 9:24
E agora? 
O Deutsche Bank diz que se não houver progressos concretos na reunião da próxima segunda-feira, o Banco Central Europeu (BCE) poderá intervir e dizer, de forma mais explícita, que pode retirar ou limitar o acesso dos bancos gregos às plataformas de emergência de liquidez (ELA).

Edgar Caetano
12 Fev 2015 9:51
Christian Schulz, economista do Berenberg Bank, diz que “a Grécia perdeu uma oportunidade para cair na realidade“. 
“Se a Cimeira Europeia de hoje terminar sem quaisquer sinais de progressos, o risco de uma saída da Grécia da zona euro, que aumentámos de 30% para 35% depois de o Syriza ter escolhido o parceiro errado para a coligação, irá aumentar“.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:13
Ainda assim, o economista alemão lembra que “a Europa é especialista em acordos de última hora“, pelo que é normal que “todas as partes evitem ceder antes do último minuto, de forma a tentar ganhar o máximo de vantagem”. 

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:14
O “grande risco” é que, sobretudo internamente, Alexis Tsipras “aumentou tanto as expectativas de tal modo que poderá ser muito difícil para ele recuar a sua retórica ao ponto de chegar a um compromisso com o resto da Europa”, conclui Christian Schulz.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:17
Outro economista alemão, Jörg Krämer, do Commerzbank, diz que se o acesso dos bancos gregos às plataformas de emergência do BCE for barrado, “a Grécia irá cair num caos económico“. 
Ainda assim, o especialista acredita que “a existência da zona euro não seria colocada em questão“.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:20
Alexis Tsipras está a falar aos jornalistas, em Bruxelas, após encontro com o primeiro-ministro belga, Charles Michel. “A Europa tem de respeitar a democracia e as regras europeias“, atira o primeiro-ministro grego.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:22
O grego voltou, entretanto, de renovar o compromisso com as reformas estruturais e com o combate à corrupção e à evasão fiscal. 
Não comenta, diretamente, o resultado da reunião do Eurogrupo de ontem, que segundo o Financial Times terminou sem comunicado oficial porque Alexis Tsipras vetou uma versão final , a partir de Atenas.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:39
A reunião do Conselho Europeu irá começar às 15h de Bruxelas, 14h de Lisboa, sendo que Angela Merkel e François Hollande saíram de Minsk, na Bielorrússia, há menos de duas horas. 
Esse encontro com Putin e Poroshenko, levou ao adiamento do início do Conselho Europeu, que deveria começar ao meio da manhã.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 10:55
In other news, a taxa de desemprego na Grécia manteve-se inalterada em novembro, em 25,8%, interrompendo a sequência de descida que registava desde setembro de 2013 (pico de 28%). 
Há cerca de 1,2 milhões de gregos sem emprego, na Grécia, segundo o gabinete de estatísticas oficial.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 11:11
Economista-chefe do BCE, Peter Praet, que esteve esta semana em Lisboa. 
Em entrevista ao Financial Times, publicada esta manhã, diz que “sobre a Grécia, o diálogo é contínuo portanto veremos quais vão ser as conclusões”.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 11:45
Representante do governo grego diz aos jornalistas, citado pela Bloomberg em Bruxelas, que Atenas “ainda pretende um acordo intercalar com a Europa“. 
E adianta: “o acordo [ontem] não foi em diante por uma questão de formulação de palavras, não de substância“.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 11:59
Primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, diz em Bruxelas que “a Grécia tem de cumprir o que está acordado no programa atual”. 
“Nós temos compreensão com a Grécia mas a Grécia também tem de ter compreensão connosco”, diz.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 12:56


Alexis Tsipras
@tsipras_eu
With cooperation and dialogue, we can bridge our differences to build a better future for the peoples of #Europe
12:54 - 12 fev 2015




Edgar Caetano
12 Fev 2015 12:59
“Com cooperação e diálogo, conseguiremos conciliar [bridge] as nossas divergências para construir um futuro melhor para os povos da Europa“, escreve Alexis Tsipras no Twitter. Curiosa a utilização do vocábulo bridge, que também significa ponte“. 
A Grécia há várias semanas que pede um empréstimo-ponte, ou empréstimo intercalar, e não uma extensão do programa da troika.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 13:12
A menos de uma hora do início do Conselho Europeu, o presidente do organismo, Donald Tusk, diz que temos uma “situação difícil” com a Grécia. 
O polaco diz que aguarda por ouvir o que Alexis Tsipras tem a dizer.


Edgar Caetano
12 Fev 2015 13:23
À chegada para o Conselho Europeu, Alexis Tsipras diz-se “confiante de que será possível encontrar uma solução viável” para a situação na Grécia.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 13:25
Em Atenas, o governo indica que as receitas fiscais em janeiro ficaram abaixo do previsto. Estas foram de 3,68 mil milhões de euros, menos do que os 4,62 mil milhões previstos.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 13:27
“Estou muito confiante de que todos nós, em conjunto, encontraremos uma solução viável para todos para sarar as feridas da austeridade, combater a crise humanitária em várias partes da União Europeia e voltar a colocar a Europa na rota do crescimento e da coesão social”. 
Alexis Tsipras dixit

Edgar Caetano
12 Fev 2015 13:55
Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, diz-se “preocupado” com a situação na Grécia. 
Também o espanhol Mariano Rajoy já comentou: “A Europa é baseada em regras e todos têm de cumprir as regras”. 

Edgar Caetano
12 Fev 2015 13:55
Entretanto, o início da reunião voltou a ser adiado. 
Segundo a Bloomberg, para as 16h locais, 15h de Lisboa.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:06
Angela Merkel já chegou a Bruxelas e está a comentar a situação na Grécia, apesar de sublinhar que a Ucrânia  é o principal “tópico de discussão na reunião de hoje”. 
Sobre a Grécia, a chanceler alemã diz que “a Europa está à procura de um compromisso com a Grécia“. 
Salienta, também, que “ainda temos alguns dias até às próximas negociações“.


Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:16
Merkel diz-se “ansiosa por dar as boas-vindas ao novo colega grego” [Alexis Tsipras] e, questionada pelos jornalistas, responde: “claro que o tema Grécia irá ter um papel nesta cimeira, ainda que um papel periférico“.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:18
Mais de Merkel: “A Europa está sempre focada em obter compromissos. Isso justifica, em parte, o sucesso da Europa”. 
E “alguém entra em compromissos quando as vantagens compensam as desvantagens. 
A Alemanha está pronta para fazer isso“. 
Contudo, diz Merkel, “temos de sublinhar que a credibilidade da Europa baseia-se no cumprimento das regras“.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:41
Em Lisboa, o economista Francisco Louçã afirmou hoje que “pela primeira vez” Portugal tem um governo que representa os portugueses na Europa, explicitando que “é um governo grego, não é um governo português”.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:44
Mais declarações de Mariano Rajoy sobre a Grécia: “Neste momento, a Grécia não tem mais quem lhe empreste dinheiro. 
Só a União Europeia está a emprestar à Grécia, e falamos de mais de 200 mil milhões de euros”.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:46
Rajoy diz que as condições associadas aos empréstimos à Grécia são “magníficas“. 
“Existe uma solidariedade enorme na Europa. 
Olhem para um país como Espanha: 26 mil milhões de euros. 
Não é como se nós próprios tivessemos muito dinheiro“, diz o chefe do governo espanhol.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 14:54
Perante indicações de que os bancos gregos já estariam perto do limite na utilização da plataforma de liquidez do BCE, o banco central decidiu aumentar o limite para 65 mil milhões de euros. 
A decisão, noticiada pelo Frankfurter Allgemeine (FAZ), foi tomada durante uma teleconferência do banco central.

Edgar Caetano
12 Fev 2015 15:01
O anterior limite era 60 mil milhões de euros. 
Este pode ser um sinal de que os bancos podem estar a sofrer uma perda maior em depósitos do que o previsto.


Edgar Caetano
12 Fev 2015 15:13
E… chegou o momento do aperto de mão entre Angela Merkel e Alexis Tsipras. 
Um trader bolsista ironiza que é por isso que as bolsas estão em alta esta quinta-feira.
Russia Market
@russian_market
#BREAKING MERKEL SHAKES HANDS WITH TAIPRAS IN BRUSSELS
- DAX UP, ATHENS +6,15%
15:10 - 12 fev 2015




Edgar Caetano
12 Fev 2015 15:20
Preben Aamann
@PrebenEUspox
Informal #EUCO has now started. #Ukraine, fighting  #terrorism and improving #EMU  on the agenda
15:18 - 12 fev2015


Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:06
Malta exigiu garantias de que a Grécia iria pagar por completo as suas dívidas aos parceiros europeus antes de fazer qualquer concessão, diz o seu ministro das Finanças num comunicado publicado no site do Governo local.

Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:09
Demos à Grécia quase 200 milhões de euros, o equivalente a 2,4% do PIB. 
Fomos duas vezes ao Parlamento para melhorar as condições do empréstimo, as maturidades e os juros cobrados. (…) 
Por isso, antes de começarmos a discutir as concessões, gostaríamos de ter a garantia que esta dívida vai ser honrada em pleno, já que ninguém no nosso país está disposto a ceder neste ponto“, terá dito o ministro Edward Scicluna no Eurogrupo desta quarta-feira, em Bruxelas.

Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:21
Presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselboem e Alexis Tsipras discutiram a crise grega hoje, onde decorre a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:24
Primeira-ministra da Letónia disse a Alexis Tsipras que a Grécia tem de cumprir os seus compromissos e fazer reformas estruturais.
Latvian Presidency
@eu2015lv
Prime Minister @Straujuma  met  @atsipras  during  #EUCO  and urged Grrece to fulfill commitments and implement structural reforms.
16:17 - 12 fev 2015



Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:24
Primeira-ministra da Letónia disse a Alexis Tsipras em Minsk que a Grécia tem de cumprir os seus compromissos e fazer reformas estruturais. 

Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:27
O Market News International avança que o Eurogrupo vai continuar firme na proposta de extensão do programa da Grécia e que todos os membros da zona euro rejeitam nesta altura um novo programa para a Grécia.

Nuno André Martins
12 Fev 2015 16:45
Tsipras e Dijsselbloem chegaram a acordo para deixar que equipas das instituições europeias comecem o trabalho técnico com as autoridades gregas para encontrar pontos em comum no que diz respeito a futuro financiamento da Grécia. 
A ideia é preparar o Eurogrupo da próxima segunda-feira, diz o gabinete de Dijsselbloem.

Nuno André Martins
12 Fev 2015 17:24
Saída da Grécia do euro seria muito dolorosa, diz o governador do banco central da Grécia. Christian Noyer diz que a Grécia tem de negociar de forma séria, mas acredita que é possível chegar a um acordo.

Catarina Falcão
12 Fev 2015 19:24
A Bloomberg avança que a Alemanha está a negociar diretamente com a Grécia as condições para continuar o resgate ao país. 
Nestas negociações já terão sido dados sinais dos dois lados sobre um possível “compromisso”. 
Segundo fontes de Berlim, a Alemanha não está inflexível sobre os termos do resgate e está disposta a abdicar de alguns elementos da austeridade aplicada à Grécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário