Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2018

Como a grande eleição de Putin "ganha" encoraja a Rússia a continuar empurrando políticas anti-ocidentais agressivas

 Angela Charlton, Associated Press
  19 de março de 2018, 5:26 da manhã 
O presidente russo Vladimir Putin pronuncia um discurso durante uma manifestação para apoiar sua candidatura nas próximas eleições presidenciais no Estádio Luzhniki em Moscou, Rússia, 3 de março de 2018. REUTERS / Maxim Shemetov

  • Vladimir Putin agora tem uma posse mais forte na Rússia - e lugar mais forte no mundo - graças a um mandato irresistível para mais um mandato como presidente.
  • As relações entre a Rússia e o Ocidente já estão em seu nível mais baixo desde o colapso da União Soviética há 26 anos.
  • A Rússia é improvável que puxe para fora da Síria, onde constantemente butts as cabeças com o Ocidente, tão cedo. Ele provavelmente continuará com suas políticas estrangeiras agressivas.
  • Mas Putin enfrenta uma questão difícil de como se afastar do poder, à medida que envelhece e não tem nenhum sucessor aparente.

MOSCOU (AP) - Vladimir Putin agora tem uma posse mais forte na Rússia - e lugar mais forte no mundo - graças a um mandato irresistível para mais um mandato como presidente.

Seus oponentes domésticos são em grande parte conformado com mais seis anos nas sombras.
Seus inimigos estrangeiros estão atolados em seus próprios problemas, desde a saída desordenada da Grã-Bretanha da União Européia até o caos e a contradição na administração Trump.

Mesmo as violações de votação generalizadas não são susceptíveis de prejudicar a armadura de Putin.
E as acusações de que ele se intrometeu na eleição dos EUA e patrocinaram um ataque de agente nervoso na Grã-Bretanha só reforçaram sua posição em casa.


Aqui está um olhar sobre o que esperar dos próximos seis anos de Putin no poder, para os rivais russos, vizinhos e seus próprios 147 milhões de cidadãos.

Nova Guerra Fria?
As relações entre a Rússia e o Ocidente já estão em seu nível mais baixo desde o colapso da União Soviética há 26 anos.

Apesar de um relacionamento amistoso com o presidente Donald Trump, o novo mandato de Putin lhe dá pouco incentivo para buscar entente com Washington, especialmente porque a investigação da suposta interferência russa na eleição dos EUA de 2016 se intensifica.

Líderes Putin-amigáveis tiveram ganhos nas eleições italianas e alemãs recentes.
Os países ocidentais provavelmente verão mais hacking e propaganda ligados à Rússia, visando interromper as eleições ou desacreditar a democracia, incluindo as eleições de meio período de novembro em novembro.

Uma vez que a popularidade doméstica de Putin se solta sempre que ele resiste ao Ocidente, espera conversas mais duras de Putin na próxima vez que ele enfrenta ameaças em casa e vetores russos mais ousados no Conselho de Segurança da U.N. de qualquer coisa considerada ameaçadora dos interesses de Moscou.

Sua reivindicação há várias semanas que a Rússia desenvolveu novas armas nucleares que podem iludir as defesas contra mísseis mostrou claramente a determinação inflexível de Putin para aumentar a potência da Rússia para intimidar.

Síria e a ameaça extremista
A Rússia anunciou que vai retirar o grosso das suas tropas da Síria a partir de março 15, em um processo que pode levar até 5 meses. (Ministério da Defesa da Federação Russa)

Forças sírias apoiadas pela Rússia ajudou a derrotar o grupo Estado Islâmico da Síria, e Putin afirma que a Rússia salvou o dia em um conflito que tinha confundido as forças lideradas pelos EUA lutando contra IS.

Agora, essas forças sírias apoiadas pela Rússia estão se fechando sobre os últimos redutos de forças rebeldes apoiados pelo ocidente.

Observando isso como uma vitória geopolítica e militar sobre uma intervenção ilegal de origem ocidental, é improvável que a Rússia se retire da Síria em breve.

Um empobrecido Putin poderia posicionar o ressurgimento do exército russo como pacificador em outros conflitos regionais - por exemplo, na Líbia, onde a Rússia tem interesses petrolíferos e onde uma desastrosa invasão ocidental, há sete anos, deixou um estado sem lei agora fervendo com extremistas.

Vizinhos da Rússia
Soldados que estavam entre várias centenas que assumiram posições em torno de uma base militar ucraniana andando na periferia da base na Criméia em 2 de março de 2014 em Perevalne, Ucrânia

Para os russos, a maior vitória de Putin em 18 anos no poder foi anexar Crimea e esmagar as ambições da Ucrânia para aproximar-se da UE e da OTAN.

Putin está frustrado com as sanções resultantes dos EUA e da UE, mas parece não querer fazer concessões que os levariam ao fim.
A Ucrânia é dividida entre um governo volátil em Kiev e uma região separatista apoiada pela Rússia, presa em um conflito congelado, mas ainda mortal, que serve os interesses de Putin.

As ações de Moscou na Ucrânia enviaram um sinal de alerta para outros países da órbita russa que chegar ao oeste é perigoso.
E os antigos estados do bloco soviético na UE estão voltando cada vez mais para Moscovo, da Hungria e da Polônia para a República Tcheca e a Eslováquia.

Companheiros russos
As pessoas participam de uma reunião marcando o quarto aniversário da anexação da Rússia da região da Crimeia na Ucrânia no porto do Mar Negro de Sevastopol, na Criméia.

O novo mandato de Putin poderia, teoricamente, entregar-lhe o poder de fazer reformas ousadas que a Rússia precisava há muito tempo para elevar o padrão de vida e se libertar de sua dependência de petróleo.

Mas Putin convenceu os eleitores russos de que a mudança drástica é perigosa e que proteger o país das ameaças tem precedência sobre a melhoria da vida diária.


Os especialistas prevêem que ele pode promulgar algumas mudanças como a expansão habitação acessível e combate à corrupção a nível local.

Mas menos provável são maiores mudanças, como a reforma do sistema de pensões, que é impopular entre uma forte base de votação Putin, ou cortes de gastos no sector da segurança, impopulares entre os amigos ex-KGB em comitiva de Putin.

Rússia tem resistido uma recessão de dois anos, e a inflação eo déficit são baixos.
Mas os rendimentos pessoais estagnaram, o sistema de saúde está desmoronando e a corrupção é abundante.

Seu próprio futuro
O presidente russo, Vladimir Putin, chega para participar de uma manifestação para apoiar sua candidatura nas próximas eleições presidenciais, no Estádio Luzhniki em Moscou, Rússia, 3 de março de 2018.

A maior questão para os russos nos próximos seis anos é o que acontece depois disso.

Putin é constitucionalmente obrigado a demitir-se em 2024, mas ele poderia mudar as regras para eliminar os limites de mandato, ou ungir um sucessor maleável e continuar a executar as coisas nos bastidores.

Perguntado em uma entrevista coletiva improvisada na noite de domingo, se ele procurasse a presidência novamente em 2030, quando ele seria elegível novamente, Putin, de 65 anos, respondeu: "É ridículo.
Você acha que vou sentar aqui até completar 100 anos? "

O líder da oposição, Alexei Navalny, o inimigo mais sério de Putin, enfrentará novas pressões das autoridades enquanto trabalha para expor corrupção e mentiras oficiais.

Outros rivais de Putin, como o candidato Ksenia Sobchak e o mesquinho oligarquino-dissidente, Mikhail Khodorkovsky tentarão caminhar nas próximas eleições locais e no parlamento.

E os membros do círculo interno de Putin estarão lutando por posição para o dia em que ele não está mais na foto.

Sem comentários:

Enviar um comentário