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sábado, 26 de dezembro de 2015

Na Polónia, as eleições marcam o fim de uma era

Análise
24 de outubro de 2015 | 13:40 GMT


Apoiantes do partido Lei e Justiça assistir a uma convenção do partido em Varsóvia em 22 de outubro, antes das eleições gerais de fim de semana
Resumo

A Polónia terá eleições gerais em 25 de outubro, em uma votação que poderia trazer oito anos do governo de centro-direita Plataforma Cívica para terminar.
Em questão estão pró-mercado políticas internas da Polónia, que lhe permitiram crescer mesmo durante a crise da zona do euro, mas levaram a mais desigualdade.
Pesquisas de opinião sugerem que a Lei de Justiça _ conservador partido vai ganhar, embora as negociações de coligação após as eleições poderia ser repleto de dificuldades.
Quer ou não o partido no poder ficar sem energia, as prioridades de política externa da Polónia não vai mudar.
Varsóvia continuará a manter laços estreitos com os Estados Unidos e a NATO enquanto apoiar a Ucrânia, diversificando os fornecedores de energia e empurrando para uma posição dura continuada UE para a Rússia.


Análise

A Polónia é ainda muito uma nação em transição.
Isso é mais evidente em sua capital e maior cidade, Varsóvia.
O centro da cidade, bombardeada em ruínas durante a Segunda Guerra Mundial, tiver sido reconstruído como uma espécie de museu vivo - uma lembrança do passado do país.
Mas em torno do centro histórico, edifícios de vidro altos mostrar nova ambição da Polónia: tornar-se uma chave de centro de negócios da Europa Central e Oriental.
Grandes projetos de infra-estrutura - mais notavelmente o estádio enorme, onde parte do campeonato 2012 do futebol europeu foi jogado - oferecem um relance da modernização polaca alimentada por investimentos estrangeiros e fundos de desenvolvimento da UE.

O crescimento econômico da Polônia tem sido consistente e impressionante.
É o único país europeu que não parou de crescer, apesar da crise econômica global.
Na verdade, o produto interno bruto da Polónia disparou ao longo da última década, e o desemprego está em um nível relativamente baixo de 8 por cento - melhor do que era no início de 2000.
O partido Plataforma Cívica no poder levou a maioria das reformas favoráveis aos negócios da última década.
Durante seus oito anos no poder, introduziu políticas de livre mercado, incluindo baixos impostos em as corporações e uma relativamente fraca rede de segurança social em comparação com os seus concorrentes na Europa Ocidental.
O objetivo do governo era atrair o investimento estrangeiro, mantendo a dívida em um nível administrável.

No entanto, há um sentimento crescente entre alguns eleitores polacos que este crescimento económico tem sido desigualmente distribuído.
Enquanto a pobreza absoluta diminuiu constantemente ao longo das últimas duas décadas na Polônia, medidas de igualdade, tais como o índice de Gini indicam que a desigualdade de renda tem crescido.
De acordo com a União Europeia esta disparidade é também regional, com grandes regiões urbanas crescendo mais do que pequenas cidades e áreas rurais.
Muitos polacos, especialmente os jovens, estão sob contratos de trabalho temporários e receber baixos salários, o que significa que estão cada vez mais desencantados com os benefícios da adesão à UE.
Outros optaram por emigrar, como ilustrado pela saída enorme população que se seguiu à adesão da Polónia à União Europeia em 2004.

Esses fatores têm ampliado a erosão natural na popularidade experimentada por qualquer partido que está no poder há oito anos, e rival da Plataforma Cívica, o partido Lei e Justiça, promete reverter muitas das políticas da última década.
O partido da oposição fez campanha em uma plataforma que inclui o cancelamento de um recente aumento da idade da reforma, a introdução de incentivos fiscais para as famílias de baixa renda e implementação de impostos mais elevados sobre os bancos e supermercados, a maioria dos quais são de propriedade estrangeira.
Pesquisas de opinião recentes colocam o apoio popular ao partido Direito e Justiça em cerca de 36 por cento, mais de dez pontos a mais do que a Plataforma Cívica.

Um governo liderado pelo partido Lei e Justiça pode, portanto, levar a maior intervenção do Estado na economia.
Os bancos poderiam estar em uma situação particularmente desconfortável nos termos da Lei e da Justiça regra partido.
Desde Suíça terminou a sua paridade com o euro em janeiro, as autoridades polacas têm lutado para chegar a uma solução para a situação dos clientes dos bancos polacos que tomaram empréstimos denominados em francos suíços.
O partido Lei e Justiça tem como alvo os bancos a suportar a maioria da carga de conversão de depósitos denominados em francos suíços para zloty polaco, enquanto Plataforma Cívica foi à procura de maneiras de mitigar o impacto negativo da conversão no sector financeiro.

Jogo de Alianças

Enquanto as pesquisas de opinião prevêem uma vitória eleitoral para Lei e Justiça, o partido pode não ser capaz de formar um governo sozinho.
Isto coloca-o em uma posição desconfortável - o partido Lei e Justiça não tem muitas opções para uma aliança governamental. Um aliado em potencial é Kukiz'15, um partido anti-establishment liderado pelo ex-astro do rock e ativista social Pawel Kukiz.
Mas, embora Kukiz'15 tiverem bom desempenho nas eleições presidenciais de maio, sua popularidade diminuiu ao longo dos últimos meses.
A falta de fortes aliados políticos do Partido Lei e Justiça abre a porta para a Plataforma Cívica centrista para formar uma aliança contra o seu rival mais conservador.
A aliança poderia incluir pequenos partidos, como o Partido Camponês Polaco, também conhecido como o Partido do Povo Polaco, que tem sido parceiro de coligação da Plataforma Cívica desde 2007.
Pode também incluir o Partido Liberal Moderna, fundado há menos de seis meses atrás.
Além disso, uma variedade de outros pequenos partidos poderiam se alinhar com a Plataforma Cívica, desde que superem o limiar eleitoral para entrar no parlamento: 5 por cento para os partidos e 8 por cento para as alianças eleitorais.

Mas enquanto um acordo entre a Plataforma Cívica e partidos menores poderiam impedir Lei e Justiça a formação de um governo, a frágil aliança envolveria as partes com abordagens políticas muito diferentes, o que poderia fazer para um governo frágil.
Um tal anti-Lei e Justiça bloco seria também colidir com o presidente da Polônia, Andrzej Duda.
Os presidentes polacos tradicionalmente abandonar suas filiações partidárias ao serem empossados, mas antes de sua eleição em maio, Duda era um membro de longa data do partido Lei e Justiça.
No final de setembro, o presidente propôs que o governo restabelecesse a idade de aposentadoria para 60 anos de idade para as mulheres e 65 para os homens contra os atuais 67, elementos de uma agenda populista em consonância com a plataforma eleitotal da Lei e Justiça .

Política Externa estável

Mas nem o Partido Lei e Justiça, nem a Plataforma Cívica mudaria trilha política externa da Polónia, que está enraizada no país e duradouro imperativos geopolíticos e posição precária entre a Europa e a Rússia.
Varsóvia continuará a procurar uma cooperação estreita com os Estados Unidos e a NATO.
O atual governo tem sido particularmente linha dura quando se trata da Rússia, e a próxima administração vai continuar a pressionar a União Europeia para manter o regime de sanções em vigor contra Moscovo.
Varsóvia também continuará empurrando para a diversificação energética para reduzir a sua dependência da Rússia.

A Plataforma Cívica tem sido bastante ambígua sobre as perspectivas de adesão à zona euro da Polónia, e um governo liderado pelo Partido Lei e Justiça não iria colocar o país mais perto de entrar para a moeda comum.
Mais importante, a Polónia irá colidir com a União Europeia em questões como a imigração ou integração com o resto do continente.
Polónia tem resistido a UE planeia estabelecer um mecanismo para a distribuição automática dos requerentes de asilo em todo o bloco, e a próxima administração em Varsóvia continuará nesta linha. Polónia está interessada em preservar a sua adesão à UE, mas continuará a ser cautelosa de medidas que envolvem a transferência de mais soberania a Bruxelas.

Isso abre a porta para alianças políticas táticas nos próximos anos.
Polónia irá provavelmente apoiar propostas do Reino Unido para proteger os países da zona do euro não de medidas destinadas pelos membros da união monetária.
A Polônia também continuará a cooperar com os outros membros do Grupo de Visegrado (Hungria, República Checa e Eslováquia), bem como com a Roménia e a Bulgária para defender fundos agrícolas e de desenvolvimento da UE e opor-se quotas de migrantes, entre outras questões.

Depois das 25 outubro votações , Varsóvia vai entrar numa nova fase política dominada por qualquer um governo nacionalista ou uma aliança multipartidária que iria lutar para permanecer no poder. Isso não vai produzir quaisquer mudanças significativas na orientação do país, mas poderia congelar ou até mesmo reverter alguns aspectos do processo de liberalização económica e integração na UE do país.
A extensão desta modificação dependerá da composição final do governo.

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