Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Escândalo marca Grande Prêmio de patinagem artística na China

Yulia Lipnitskaya
Mais uma etapa do Grande Prémio de patinagem artística na China foi assinalada de dramatismo, sangue de campeões, lágrimas de heróis dos jogos de Sochi 2014, espírito de sacrifício, novas estrelas e ... escândalo.

Notícias chocantes sobre a terceira etapa do Grande Prêmio chegaram da cidade de Xangai, na China, onde a Rússia foi apresentada por duas patinadoras, Elizaveta Tuktamysheva e Yulia Lipnitskaya, campeã olímpica de Sochi 2014 na prova por equipes. Lipnitskaya, porém, teve de conceder a primeira posição a Elizaveta Tuktamysheva, embora a jovem patinadora russa ganhasse na véspera o programa curto. No programa livre, Yulia Lipnitskaya cometeu alguns erros deploráveis, mas sérios, ganhando apenas a medalha de prata.

O fracasso evidente de Lipnitskaya causou em Xangai um furor muito maior do que a vitória de Tuktamysheva. Pode-se dizer até que na China deflagrou um escândalo, porque Lipnitskaya faltou à cerimônia de entrega de medalhas.

Como se verificou mais tarde, a jovem estava muito chateada com a sua própria prestação no programa livre e que foi para o hotel descansar, tendo-se esquecido da hora marcada para a cerimônia. Lipnitskaya pediu desculpas por seu comportamento. “Tal poderia acontecer com qualquer pessoa, mas as consequências foram muito sérias. Claro que não faltámos à cerimônia de propósito como todos haviam pensado. Peço desculpas a todos. Mas insisto que não o fiz especialmente. Uma casualidade absurda…”, cita as palavras da jovem o site oficial da Federação de Patinagem Artística da Rússia.

Entretanto, na categoria de individuais masculinos, o pódio também foi ocupado por dois atletas. Durante a sessão de aquecimento no gelo antes do programa livre, o japão Yuzuru Hanyu, vencedor dos Jogos Olímpicos de 2014 em Sochi e campeão mundial de patinagem artística, colidiu numa enorme velocidade com o chinês Yan Han. O gelo ficou marcado de sangue e a sessão de aquecimento foi cancelada. Ambos os patinadores apareceram no gelo após terem recebido primeiros socorros. Hanyu teve uma ligadura na cabeça. Em resultado, a medalha de ouro foi entregue ao atleta russo Maxim Kovtun e a de prata – ao japonês Yuzuru Hanyu.


Esta etapa do GP na China passou a ser escandalosa e dramática. Agora, os melhores patinadores do mundo estão partindo para Moscou. Desta vez, com certeza, a maior atenção será atraída por provas femininas.

Lembre-se que patinadoras russas ocupam pela terceira vez consecutiva nas provas da série de Grande Prêmio degraus superiores do pódio.








Sem comentários:

Enviar um comentário